21/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Substantivos.
Estratégias
Recurso:
Como motivação, o professor perguntará aos alunos se já observaram como os números nos cercam. A toda hora perguntam nossa idade, em que lugar queremos chegar na competição... e por aí vai. As nossas músicas estão cheias de números também.
Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/numero-pi/imagens/numero-pi-13.jpg
Atividade 1
O professor convidará os alunos a acessarem o endereço abaixo para assistirem e ouvirem Raul Seixas. http://www.youtube.com/watch?v=m_W3uks6be8&feature=related
O professor pedirá que, em seguida, acessem em grupos de três alunos e atendam o que pede o roteiro disponível em: http://www.algosobre.com.br/portugues/numeral.html
ROTEIRO
1- O que são numerais?
2- Citem cinco exemplos de: cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos.
3- Escrevam em palavras:
16 |
217 |
500º |
600 |
300º |
artigo 12 |
104 |
12º |
5 450 126 |
4- Anedota 1:
_ Mamãe, vi um caminhão do tamanho de uma casa.
_ Menino, você precisa de parar com essa mania de exagerar. Eu já falei isso vinte milhões de vezes.
Qual a mensagem deste texto? Há nele algum numeral?
5- Anedota 2
A professora pergunta ao pequeno Joãozinho se ele já sabia os números.
-Sei sim! responde ele, rematando: Sei professora, foi o meu pai que me ensinou.
-Muito bem. Então diz-me lá o que vem depois do 3?
-O Quatro. Responde o Joãozinho.
-E depois do 6?
-Sete… responde ele todo satisfeito
Diz a professora:
-Mesmo muito bom. O teu pai fez um bom trabalho. E o que vem depois do 10?
-Ora essa… é o valete!!!
Texto e ilustração disponíveis em: http://pararir.com/joaozinho-e-os-numeros/
6- Acessem:
http://acadepol.forums-free.com/exercicios-sobre-numeral-t186.html para concluírem a série de exercícios.
Atividade 3
Convide-os então a acessar http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/12/histrias-para-o-rei.html
Histórias para o rei
Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
[de Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plausíveis]
1- O texto conta uma história que, apesar de breve, é cheia de mudanças. O narrador diz no início que estava feliz em sua função. Depois o que ocorreu?
2- Se o Rei estava gostando inicialmente das histórias do narrador, por que mudou de opinião?
3- A Rainha não poderia ter uma ideia melhor? Qual seria? Ajude-a.
4- Sobre o que diz o narrador: "Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas". Eu posso entender que quanto mais uma pessoa escreve fica melhor para escrever? Justifique.
5- Há no texto um único numeral. Localize-o.
Professor, avalie o envolvimento e o empenho da sala na resolução das atividades.
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