Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Brincando de Compra e Venda no Supermercado

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO

Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

 

Primeiro Objetivo
Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente

Segundo Objetivo
Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo

Terceiro Objetivo
Administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.

Quarto Objetivo
Reconhecer os preços dos produtos de um supermercado.

Duração das atividades
5 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá em aulas anteriores trabalhar com os alunos os seguintes conceitos:

  • Uso e função do dinheiro na sociedade;
  • Contagem de cédulas a partir do valor que possuem;
  • Confecção de cédulas;
  • Organização e classificação dos produtos no supermercado;
  • Preços dos produtos no supermercado.
Estratégias e recursos da aula

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KCalc                 [ Iniciar > Aplicativos > KCalc ]
Kword                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

 

Primeiro Momento

 

Peça que as crianças tragam para a sala de aula vários folhetos com preços dos produtos de um supermercado qualquer.  Organize-os em duplas e peça que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto. Preste atenção às estratégias de leitura e o diálogo entre as crianças. Desafie-os a explicar:

  • Como sabem que o número escrito no folheto representa dinheiro?
  • Os preços dos produtos são todos iguais?
  • Como a gente sabe que um produto é mais caro que o outro?

Solicite às duplas que investiguem as categorias dos produtos no folheto. Por exemplo: produtos de limpeza, latícínios, padaria, ferramentas, açougue, etc. O aluno deve abrir o software [Kword] e criar uma tabela para cada categoria de produto encontrada. Cada tabela criada deverá ter duas colunas: a primeira para digitar o nome do produto e a segunda para inserir o preço do mesmo.

 

Depois de ter criada a tabela, os alunos devem identificar os produtos que possuem o preço mais alto e mais baixo para cada categoria. Assim que realizarem a identificação, utilizando as ferramentas de formatação do [Kword], a dupla deve pintar o fundo da linha do produto mais caro de vermelho e pintar o fundo da linha do produto mais barato de azul.

 

Segundo Momento

 

Classificando as embalagens dos produtos

 

Peça para as crianças trazerem embalagens de produtos para a sala de aula. Discuta sobre o tipo de produto, para que serve e quanto custa. Tenha na sala um folheto com os preços dos produtos como referência para as estimativas de preços usados pelas crianças durante a atividade de classificação dos produtos.

 

Para a realização dessa atividade, divida as crianças em pequenos grupos com as embalagens que elas trouxeram. Oriente a separação das embalagens dos produtos.

 

Após esse momento solicite que cada grupo justifique os critérios adotados para classificar as embalagens.

 

Separe um espaço na sala e proponha que arrumem todas as embalagens obedecendo aos critérios adotados na atividade que fizeram em grupo.

 

Terceiro Momento

 

Os preços dos produtos e a simulação de um supermercado

 

Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que os alunos definam os preços das embalagens, baseados nos folhetos trazidos na primeira atividade.

 

Divida as crianças em grupo, seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos no momento anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.

 

Para completar esta atividade os alunos deverão recortar cédulas e moedas de papel, baseadas nas cédulas e moedas utilizadas no Brasil. Uma parte do dinheiro será entregue ao professor e outra parte ao supermercado de cada grupo. Distribua dez notas de R$1,00, oito notas de R$5,00, dez notas de R$10,00 e uma nota de R$50,00 para cada grupo. Antes de ir as "compras" peça que os grupos contem quanto receberam em dinheiro e ajude as crianças a descobrirem que receberam R$200,00.

 

Após a definição dos preços nas embalagens, os grupos formados simularão um supermercado e o professor um cliente. Desta forma, o professor poderá entrar no espaço de sala alocado para cada grupo a fim de efetuar as compras desejadas. O professor deverá escolher alguns produtos e os alunos deverão utilizar seu laptop para registrar os produtos comprados pelo professor. Para isto os alunos abrirão o software [Kcalc] e criarão uma nova planilha. Nesta utilizarão a célula "A" para colocar o nome do produto e a célula "B" para digitar o preço do produto, sendo que cada produto adquirido ficará em uma respectiva linha "1", "2", "3", etc. Ao final das compras os alunos poderão solicitar ao software [Kcalc] que efetue a soma, informando ao professor o preço total de suas compras.

 

O professor então efetuará o pagamento e os alunos terão que devolver o troco corretamente, registrando na planilha a entrada do valor total e o quanto foi devolvido de troco para o professor.

 

Quarto Momento

O jogo a seguir permite trabalhar a habilidade de realizar cálculos enquanto se faz compras em um supermercado. Apesar de o jogo estar na língua inglesa, não é complicado utilizá-lo. Ao entrar na página abaixo, clique em "Play", e depois novamente em "Play". Você verá uma senhora com um carrinho de supermercado, e seu objetivo é colocar compras no carrinho no valor equivalente à soma apresentada no canto superior esquerdo da tela. Para selecionar um produto, clique sobre ele. Um relógio marca o tempo restante para fazer as compras no valor estipulado.
 

 Brincando supermercado

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/Brain-Spa-Visual-Memory/

Recursos Complementares

 

Imagens de Cédulas e Moedas brasileiras

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=c%C3%A9dulas+e+moedas+brasileiras&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=LO8ITaCGOYTGlQepzuCuAQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CDEQsAQwAA&biw=1366&bih=667

Novas cédulas do Real 

http://www.youtube.com/watch?v=uekxpRGiQhw

Matemática em toda parte - Matemática na Feira

Excelente vídeo da TV Escola que comenta sobre compras em uma feira, desde aspectos geométricos da disposição das frutas, seus preços, códigos de barras, embalagens, etc.

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2352

Livro

Rocha, Ruth. Como se fosse dinheiro, Coleção: A turma da nossa rua. Editora FTD

Resenha do livro: http://www.resenhando.com/resenhas/r4404.htm

Avaliação

Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades. Com relação à identificação dos preços dos produtos comprados no supermercado, o primeiro momento da aula (criação das tabelas com os preços dos produtos) pode ser utilizado para verificar se os alunos desenvolveram esta habilidade.

O terceiro e quarto momento, nos quais o aluno precisa realizar cálculos matemáticos para fazer suas "compras", permite verificar se os estudantes desenvolveram habilidades relativas à utilização do dinheiro para vivenciar situações de compra e venda, bem como à elaboração de cálculos matemáticos apropriados - empregando estratégias próprias

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • beatriz, gofila , São Paulo - disse:
    lcarloscte@hotmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei, porque eu sou professora de português eu entendo os alunos, porque eles gostam dos sites que eu passo na lousa a eles que nem esse site eu vou passar a eles eu gostei e tomara que eles gostem também . obrigada eu sou a professora beatriz brisolla cavalcante, eu tenho 25 anos, moro em são paulo, e eu adoro mecher na internet para pesquisar coisas aos meu queridos alunos, queria deixar um recado para meu filho ,filho a mãe te ama tomara que você vai bem na prova de biologia marinha .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.