14/01/2011
BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente
Segundo Objetivo
Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo
Terceiro Objetivo
Administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
Quarto Objetivo
Reconhecer os preços dos produtos de um supermercado.
O professor deverá em aulas anteriores trabalhar com os alunos os seguintes conceitos:
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KCalc [ Iniciar > Aplicativos > KCalc ]
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Peça que as crianças tragam para a sala de aula vários folhetos com preços dos produtos de um supermercado qualquer. Organize-os em duplas e peça que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto. Preste atenção às estratégias de leitura e o diálogo entre as crianças. Desafie-os a explicar:
Solicite às duplas que investiguem as categorias dos produtos no folheto. Por exemplo: produtos de limpeza, latícínios, padaria, ferramentas, açougue, etc. O aluno deve abrir o software [Kword] e criar uma tabela para cada categoria de produto encontrada. Cada tabela criada deverá ter duas colunas: a primeira para digitar o nome do produto e a segunda para inserir o preço do mesmo.
Depois de ter criada a tabela, os alunos devem identificar os produtos que possuem o preço mais alto e mais baixo para cada categoria. Assim que realizarem a identificação, utilizando as ferramentas de formatação do [Kword], a dupla deve pintar o fundo da linha do produto mais caro de vermelho e pintar o fundo da linha do produto mais barato de azul. |
Classificando as embalagens dos produtos
Peça para as crianças trazerem embalagens de produtos para a sala de aula. Discuta sobre o tipo de produto, para que serve e quanto custa. Tenha na sala um folheto com os preços dos produtos como referência para as estimativas de preços usados pelas crianças durante a atividade de classificação dos produtos.
Para a realização dessa atividade, divida as crianças em pequenos grupos com as embalagens que elas trouxeram. Oriente a separação das embalagens dos produtos.
Após esse momento solicite que cada grupo justifique os critérios adotados para classificar as embalagens.
Separe um espaço na sala e proponha que arrumem todas as embalagens obedecendo aos critérios adotados na atividade que fizeram em grupo. |
Os preços dos produtos e a simulação de um supermercado
Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que os alunos definam os preços das embalagens, baseados nos folhetos trazidos na primeira atividade.
Divida as crianças em grupo, seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos no momento anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.
Para completar esta atividade os alunos deverão recortar cédulas e moedas de papel, baseadas nas cédulas e moedas utilizadas no Brasil. Uma parte do dinheiro será entregue ao professor e outra parte ao supermercado de cada grupo. Distribua dez notas de R$1,00, oito notas de R$5,00, dez notas de R$10,00 e uma nota de R$50,00 para cada grupo. Antes de ir as "compras" peça que os grupos contem quanto receberam em dinheiro e ajude as crianças a descobrirem que receberam R$200,00.
Após a definição dos preços nas embalagens, os grupos formados simularão um supermercado e o professor um cliente. Desta forma, o professor poderá entrar no espaço de sala alocado para cada grupo a fim de efetuar as compras desejadas. O professor deverá escolher alguns produtos e os alunos deverão utilizar seu laptop para registrar os produtos comprados pelo professor. Para isto os alunos abrirão o software [Kcalc] e criarão uma nova planilha. Nesta utilizarão a célula "A" para colocar o nome do produto e a célula "B" para digitar o preço do produto, sendo que cada produto adquirido ficará em uma respectiva linha "1", "2", "3", etc. Ao final das compras os alunos poderão solicitar ao software [Kcalc] que efetue a soma, informando ao professor o preço total de suas compras.
O professor então efetuará o pagamento e os alunos terão que devolver o troco corretamente, registrando na planilha a entrada do valor total e o quanto foi devolvido de troco para o professor. |
O jogo a seguir permite trabalhar a habilidade de realizar cálculos enquanto se faz compras em um supermercado. Apesar de o jogo estar na língua inglesa, não é complicado utilizá-lo. Ao entrar na página abaixo, clique em "Play", e depois novamente em "Play". Você verá uma senhora com um carrinho de supermercado, e seu objetivo é colocar compras no carrinho no valor equivalente à soma apresentada no canto superior esquerdo da tela. Para selecionar um produto, clique sobre ele. Um relógio marca o tempo restante para fazer as compras no valor estipulado.
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Puzzle/Brain-Spa-Visual-Memory/ |
Imagens de Cédulas e Moedas brasileiras
Novas cédulas do Real
http://www.youtube.com/watch?v=uekxpRGiQhw
Matemática em toda parte - Matemática na Feira
Excelente vídeo da TV Escola que comenta sobre compras em uma feira, desde aspectos geométricos da disposição das frutas, seus preços, códigos de barras, embalagens, etc.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2352
Livro
Rocha, Ruth. Como se fosse dinheiro, Coleção: A turma da nossa rua. Editora FTD
Resenha do livro: http://www.resenhando.com/resenhas/r4404.htm
Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades. Com relação à identificação dos preços dos produtos comprados no supermercado, o primeiro momento da aula (criação das tabelas com os preços dos produtos) pode ser utilizado para verificar se os alunos desenvolveram esta habilidade.
O terceiro e quarto momento, nos quais o aluno precisa realizar cálculos matemáticos para fazer suas "compras", permite verificar se os estudantes desenvolveram habilidades relativas à utilização do dinheiro para vivenciar situações de compra e venda, bem como à elaboração de cálculos matemáticos apropriados - empregando estratégias próprias
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/06/2011
Cinco estrelaseu gostei, porque eu sou professora de português eu entendo os alunos, porque eles gostam dos sites que eu passo na lousa a eles que nem esse site eu vou passar a eles eu gostei e tomara que eles gostem também . obrigada eu sou a professora beatriz brisolla cavalcante, eu tenho 25 anos, moro em são paulo, e eu adoro mecher na internet para pesquisar coisas aos meu queridos alunos, queria deixar um recado para meu filho ,filho a mãe te ama tomara que você vai bem na prova de biologia marinha .