12/01/2011
Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer o que é um jogo de peteca, sua origem, movimentos, regras e formas de jogar;
Socializar o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido nas aulas de Educação Física, com os demais colegas;
Reproduzir e modificar a forma de jogar peteca, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer.
Nenhum conhecimento prévio é necessário para realizar essa aula.
Convidar os alunos para assistirem a um filme sobre o jogo de peteca na sala de aula ou de vídeo da escola, quando houver.
Sugestão de filme: III Liga Brasileira de Peteca: Shopping Palladium. 24 a 26 out. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jyq2XBio14o. Acesso em 12/12/2010.
Após assistir o filme, organizar os alunos em grupos de até quatro alunos para:
A) Responder por escrito as seguintes questões, dando oportunidade para que todos os alunos falem.
B) Escolher um aluno para apresentar cada resposta do grupo aos demais grupos. Nesse momento, deve-se:
Fazer uma rodinha na sala para que cada grupo apresente suas respostas às perguntas acima.
O professor registrará as informações e construirá a síntese final das apresentações de todos os grupos.
Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro, etc.
Atenção professor: ao questionar sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o jogo de peteca, você perceberá que haverá informações contraditórias entre o conhecimento que o aluno tem e as regras oficiais desse jogo. Não faça comparação entre o conhecimento dos alunos e as regras oficiais do jogo de peteca. É importante que registre todas as questões presentes na discussão e na apresentação de cada grupo, para que os alunos possam reproduzir o jogo da maneira como conhecem.
C) Sugestões de adequação para os primeiros anos do ensino fundamental inicial:
Informar aos alunos que venham trajados com camisetas, bermudas e tênis para, na próxima aula, jogar peteca.
Apresentar, em painéis, a síntese final elaborada pelo professor, para que os alunos possam, logo após, vivenciar o jogo de peteca conforme apresentado. Nesse momento, o professor deverá:
A) Organizar a turma em duplas para jogar peteca, conforme a síntese das apresentações dos grupos.
B) Disponibilizar o maior número de petecas e de quadras adaptadas, para garantir que todos os alunos vivenciem essa aula em que, vão reproduzir o jogo de peteca que discutiram e registraram anteriormente. Por exemplo:
C) Observar e avaliar em conjunto com os alunos que estão esperando para jogar, se a forma, as regras, os movimentos, o local do jogo e material utilizado, estão de acordo com as respostas dadas por eles e apresentadas pelo professor na aula.
D) Após a vivência do jogo de peteca, formar novamente uma rodinha e conversar com todos os alunos, questionando se o que foi apresentado pelos grupos e pelo professor, foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos. C) Aproveite o momento para refletir também se:
É importante que esses questionamentos sejam feitos imediatamente após o término do jogo, ao final da aula, pois assim, terá mais sentido e significado para os alunos.
Reunir novamente com os alunos na sala com TV e vídeo, data show ou no laboratório de informática da escola e apresentar aos alunos filmes, imagens (ou cartazes) sobre o jogo de peteca, sua história, seus elementos constitutivos – espaço de jogo, materiais necessários, regras, curiosidades, fundamentos, etc.
Sugestões de vídeos:
Reportagem sobre peteca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oTx0WWyPn00&feature=related. Acesso em 12/12/2010.
Campeonato Brasileiro de Peteca 2004: Final 17. Uberlândia. 20 dez. 2004. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mu4QPWRX7oM. Acesso em 12/12/2010.
Jogo de peteca. Brasília. 2004. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ya9umVzuu6A. Acesso em 12/12/2010.
Liga Brasileira de Peteca. Goiania. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Q1BsCGDdD0E&feature=related. Acesso em 12/12/2010.
Sugestões de imagens sobre a história da peteca:
Disponível em: http://img.socioambiental.org/d/342256-9/peteca.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001045/0000012207.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://www.sobrasa.org/salvamar/fotos/banhistas/Jogo%20de%20Peteca%20Copa%201950%20copy.jpg. Acesso em: 14/12/2010.
Sugestões de imagens sobre o jogo de peteca:
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_dSRWMT8IejU/Sh8trooPOHI/AAAAAAAAACw/NAKq1MqHo4A/s400/peteca_(CANDANGO).jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/lazer_e_cultura/na_peteca.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://clubemorrodopilar.com.br/images/grd-2972010164DSC04981_800x398.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Sugestões de imagens sobre os materiais necessários para o jogo de peteca:
Disponível em: http://www.dgesportes.com.br/arquivos//produtos/peteca_oficial.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://images02.olx.com.br/ui/3/72/76/61876676_1-Rede-de-Peteca-.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://imagens.centauro.com.br/900x900/70962700.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peteca/imagens/peteca1.gif. Acesso em 14/12/2010.
Sugestões de imagens sobre as técnicas utilizadas durante o jogo de peteca:
Disponível em: http://www.unifran.br/principal/imagensImprensa/peteca_2008.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal75/Imagens/Sussumu1.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Disponível em: http://www.iatebsb.com.br/html/esportes/materias/img/peteca01.jpg. Acesso em 14/12/2010.
Solicitar aos alunos que comparem o jogo de peteca jogado na escola, com o jogo de peteca apresentado nos filmes ou cartazes, identificando se a forma de jogar, os movimentos, as regras, o material e espaço são iguais ou diferentes.
Sugestões de perguntas que podem auxiliar nas discussões com os alunos (sugerimos utilizar todas as perguntas apenas com os alunos das 3as. Séries EF):
Reunir os alunos na quadra e perguntar:
Definir com a turma quais serão as regras, a forma de jogar, o número de jogadores, local e que material utilizaremos.
O número de grupos deverá ser proporcional à quantidade de quadras ou espaços adaptadas para o jogo de peteca, bem como, à quantidade de petecas disponíveis para a sua prática. Por exemplo: se uma turma tem 27 alunos e quatro espaços para fazer aula, o professor deverá:
Após a organização das duplas e/ou trios definir:
Solicitar às duplas ou trios de cada quadra que, após treinarem e experimentarem as modificações propostas, avaliem se as mesmas, atenderam a expectativa do grupo.
Reunir todas as duplas e trios para socializar as modificações criadas em cada quadra e eleger quais mudanças serão respeitadas por todos.
Respeitando o princípio que todos devem jogar e ter o prazer em jogar peteca, sugerir a realização do Festival de Peteca, reunindo sua turma durante as próximas três aulas de Educação Física, legitimando as modificações propostas, construídas coletivamente e eleitas por todos componentes das turmas.
Para a organização desse Festival de Peteca o professor deverá:
A) Informar os princípios de realização do Festival de Peteca, reproduzindo os conhecimentos que os alunos têm sobre esse esporte:
B) Definir a forma de disputa e o tempo de duração de cada partida do Festival de Peteca:
C) Informar que após a realização da 2ª Fase, as duplas serão classificadas conforme suas colocações em cada quadra: Quadra “A” de 1º ao 3º lugar; Quadra “B” de 4º ao 6º lugar; Quadra “C” de 7º ao 9º lugar; Quadra “D” de 10º ao 13º lugar.
D) Reunir e unificar as modificações de regras sugeridas pelas duplas e/ou trios. Para isso:
E) Registrar o resultado da apuração dos votos em um cartaz, apresentar e explicar quais foram as modificações sugeridas e aprovadas por todas as duplas e/ou trios.
F) Realizar o sorteio da sequência de partidas das turmas.
G) Realizar o Festival de Peteca.
Sugestões de artigos sobre a história, jogo e regras de peteca:
HORDONES, N. M. M.; BARBOSA, S. S. R. O esporte moderno e a constituição do esporte Peteca no Brasil. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/sipc/anais8/Sergio%20Servulo%20Ribeiro%20Barbosa%20-%20UNITRI%20Uberl%E2ndia%20-%20MG%20Pg.pdf. Acesso em 11/12/2010.
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE PETECA. Regras Oficiais do Desporto da Peteca. Disponível em: http://www.feppe.com.br/regras.htm. Acesso em 12/12/2010.
WIKIPÉDIA. Peteca. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca. Acesso em 12/12/2010.
Observar se os alunos no decorrer das aulas:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2014
Cinco estrelasPerfeito.Muito bem elaborado, bem feito e completo!