Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O jogo de peteca na escola.

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o que é um jogo de peteca, sua origem, movimentos, regras e formas de jogar;

Socializar o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido nas aulas de Educação Física, com os demais colegas;

Reproduzir e modificar a forma de jogar peteca, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Convidar os alunos para assistirem a um filme sobre o jogo de peteca na sala de aula ou de vídeo da escola, quando houver.

Sugestão de filme: III Liga Brasileira de Peteca: Shopping Palladium. 24 a 26 out. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jyq2XBio14o. Acesso em 12/12/2010.

Após assistir o filme, organizar os alunos em grupos de até quatro alunos para:   

A) Responder por escrito as seguintes questões, dando oportunidade para que todos os alunos falem.   

  1. Como se joga peteca?
  2. Como deve ser o local para jogar Peteca?
  3. Que materiais são necessários para jogar Peteca?
  4. Quais são os elementos que constituem esse esporte?
  5. Quais são as regras oficiais da peteca que você conhece?
  6. Quais são os movimentos que fazemos quando jogamos peteca?
  7. Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar peteca?

B) Escolher um aluno para apresentar cada resposta do grupo aos demais grupos. Nesse momento, deve-se:

  1. Garantir a fala de cada aluno;
  2. Verificar se algum aluno teve dúvida ou discordou do que foi apresentado.

Fazer uma rodinha na sala para que cada grupo apresente suas respostas às perguntas acima.

O professor registrará as informações e construirá a síntese final das apresentações de todos os grupos.

Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro, etc.

Atenção professor: ao questionar sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o jogo de peteca, você perceberá que haverá informações contraditórias entre o conhecimento que o aluno tem e as regras oficiais desse jogo. Não faça comparação entre o conhecimento dos alunos e as regras oficiais do jogo de peteca. É importante que registre todas as questões presentes na discussão e na apresentação de cada grupo, para que os alunos possam reproduzir o jogo da maneira como conhecem.   

C) Sugestões de adequação para os primeiros anos do ensino fundamental inicial:

  1. Organizar cada grupo de trabalho com um número menor de componentes;
  2. O professor deverá registrar no quadro, as respostas inéditas de cada grupo e apresentá-las aos demais colegas.
  3. Os alunos dos terceiros anos poderão responder as perguntas por escrito, neste caso, deve-se destinar um tempo maior para que as perguntas sejam respondidas e registradas.

Informar aos alunos que venham trajados com camisetas, bermudas e tênis para, na próxima aula, jogar peteca.

Aula 2

Apresentar, em painéis, a síntese final elaborada pelo professor, para que os alunos possam, logo após, vivenciar o jogo de peteca conforme apresentado. Nesse momento, o professor deverá:

A) Organizar a turma em duplas para jogar peteca, conforme a síntese das apresentações dos grupos.

B) Disponibilizar o maior número de petecas e de quadras adaptadas, para garantir que todos os alunos vivenciem essa aula em que, vão reproduzir o jogo de peteca que discutiram e registraram anteriormente. Por exemplo:

  1. Você poderá fazer petecas com penas de galinha ou jornal. Sugestões de sites: SARAIVA, M. V. N. Construindo e brincando de peteca. Aula publicada no Portal do Professor em 16/12/2009. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14967. Acesso em 23/12/2010. TOMAZ, A. S. Peteca: os sentidos do jogo popular e do esporte. Aula publicada no Portal do Professor em 23/11/2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12971. Acesso em 13/12/2010.
  2. Se sua escola tiver uma quadra poliesportiva, poderá amarrar um elástico esticado de um gol ao outro, e adaptar várias quadras menores nesse espaço.

C) Observar e avaliar em conjunto com os alunos que estão esperando para jogar, se a forma, as regras, os movimentos, o local do jogo e material utilizado, estão de acordo com as respostas dadas por eles e apresentadas pelo professor na aula.

D) Após a vivência do jogo de peteca, formar novamente uma rodinha e conversar com todos os alunos, questionando se o que foi apresentado pelos grupos e pelo professor, foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos. C) Aproveite o momento para refletir também se:

  1. As regras que lembramos foram as mesmas que nós jogamos? Isso melhorou ou piorou o jogo?
  2. E sobre o espaço físico e materiais utilizados no nosso jogo?
  3. Quais foram os movimentos que vocês lembraram? Foram os mesmos do jogo que vocês jogaram? Por quê?
  4. Como as duplas se organizaram durante o jogo?
  5. Todos participaram do jogo ativamente ou alguém ficou parado.

É importante que esses questionamentos sejam feitos imediatamente após o término do jogo, ao final da aula, pois assim, terá mais sentido e significado para os alunos.

Aula 3

Reunir novamente com os alunos na sala com TV e vídeo, data show ou no laboratório de informática da escola e apresentar aos alunos filmes, imagens (ou cartazes) sobre o jogo de peteca, sua história, seus elementos constitutivos – espaço de jogo, materiais necessários, regras, curiosidades, fundamentos, etc.

Sugestões de vídeos:

Reportagem sobre peteca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oTx0WWyPn00&feature=related. Acesso em 12/12/2010.

Campeonato Brasileiro de Peteca 2004: Final 17. Uberlândia. 20 dez. 2004. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mu4QPWRX7oM. Acesso em 12/12/2010.

Jogo de peteca. Brasília. 2004. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ya9umVzuu6A. Acesso em 12/12/2010.

Liga Brasileira de Peteca. Goiania. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Q1BsCGDdD0E&feature=related. Acesso em 12/12/2010.   

Sugestões de imagens sobre a história da peteca:

Disponível em: http://img.socioambiental.org/d/342256-9/peteca.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001045/0000012207.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://www.sobrasa.org/salvamar/fotos/banhistas/Jogo%20de%20Peteca%20Copa%201950%20copy.jpg. Acesso em: 14/12/2010.   

Sugestões de imagens sobre o jogo de peteca:

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_dSRWMT8IejU/Sh8trooPOHI/AAAAAAAAACw/NAKq1MqHo4A/s400/peteca_(CANDANGO).jpg. Acesso em 14/12/2010.  

Disponível em: http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/lazer_e_cultura/na_peteca.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://clubemorrodopilar.com.br/images/grd-2972010164DSC04981_800x398.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Sugestões de imagens sobre os materiais necessários para o jogo de peteca: 

Disponível em: http://www.dgesportes.com.br/arquivos//produtos/peteca_oficial.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://images02.olx.com.br/ui/3/72/76/61876676_1-Rede-de-Peteca-.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://imagens.centauro.com.br/900x900/70962700.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peteca/imagens/peteca1.gif. Acesso em 14/12/2010.   

Sugestões de imagens sobre as técnicas utilizadas durante o jogo de peteca: 

Disponível em: http://www.unifran.br/principal/imagensImprensa/peteca_2008.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal75/Imagens/Sussumu1.jpg. Acesso em 14/12/2010.

Disponível em: http://www.iatebsb.com.br/html/esportes/materias/img/peteca01.jpg. Acesso em 14/12/2010.     

Solicitar aos alunos que comparem o jogo de peteca jogado na escola, com o jogo de peteca apresentado nos filmes ou cartazes, identificando se a forma de jogar, os movimentos, as regras, o material e espaço são iguais ou diferentes.

Sugestões de perguntas que podem auxiliar nas discussões com os alunos (sugerimos utilizar todas as perguntas apenas com os alunos das 3as. Séries EF):

  1. Quem pode jogar peteca?
  2. Há quanto tempo esse esporte existe?
  3. O jogo de peteca apresentado no vídeo é o mesmo que foi jogado por vocês aqui na escola? Por quê?
  4. As regras lembradas pelos grupos de alunos correspondem às do esporte institucional?
  5. Teve alguma regra de peteca no jogo na escola que não está presente no vídeo assistido?
  6. Aparecem regras novas, diferentes? Quais?
  7. No filme, menino joga com menina? Por quê?
  8. Você percebeu algum aluno obeso jogando Peteca no filme?
  9. No filme tem aquele jogador que é “fominha”?
  10. No filme tem aquele jogador que erra muito?
  11. Querem aprender mais sobre o jogo de peteca aqui na escola?
  12. Quais são os movimentos que estiveram presentes no jogo de peteca do vídeo?
  13. Teremos que mudar alguma coisa para jogar peteca aqui na escola? O quê?

Aula 4

Reunir os alunos na quadra e perguntar:

  1. Vamos jogar Peteca novamente?
  2. O que mudar para o jogo de hoje?

Definir com a turma quais serão as regras, a forma de jogar, o número de jogadores, local e que material utilizaremos.

O número de grupos deverá ser proporcional à quantidade de quadras ou espaços adaptadas para o jogo de peteca, bem como, à quantidade de petecas disponíveis para a sua prática.   Por exemplo: se uma turma tem 27 alunos e quatro espaços para fazer aula, o professor deverá:

  1. Organizar doze duplas e um trio;
  2. Separar ou sortear as duplas e os trios nas quatro quadras: Três quadras com três duplas cada e uma quadra com três duplas e um trio;
  3. Organizar a sequência de jogos em cada quadra, na qual todos devem jogar com todos;
  4. Informar à dupla ou trio que ficar esperando para jogar, que eles deverão assumir a função de árbitro do jogo que está sendo realizado;
  5. Os jogos nas quadras deverão ser simultâneos e com tempo ou pontuação reduzida, visando assim, garantir a participação de todos nos jogos.

Após a organização das duplas e/ou trios definir:

  • Quais movimentos deverão ser utilizados no jogo?
  • Teremos juiz? Quais regras e sinais de arbitragem serão utilizados, ou seja, o que vai poder ou não fazer?
  • Das estratégias apresentadas nos filmes assistidos, como sua dupla vai se organizar para participar do jogo?

Solicitar às duplas ou trios de cada quadra que, após treinarem e experimentarem as modificações propostas, avaliem se as mesmas, atenderam a expectativa do grupo.

Aulas 5, 6, 7 e 8

Reunir todas as duplas e trios para socializar as modificações criadas em cada quadra e eleger quais mudanças serão respeitadas por todos.

Respeitando o princípio que todos devem jogar e ter o prazer em jogar peteca, sugerir a realização do Festival de Peteca, reunindo sua turma durante as próximas três aulas de Educação Física, legitimando as modificações propostas, construídas coletivamente e eleitas por todos componentes das turmas.

Para a organização desse Festival de Peteca o professor deverá:

A) Informar os princípios de realização do Festival de Peteca, reproduzindo os conhecimentos que os alunos têm sobre esse esporte:

  1. O Festival de Peteca será realizado com todos os alunos de uma mesma turma com duplas ou trios mistos, ou seja, cada dupla ou trio deve ter meninos e meninas jogando ao mesmo tempo.
  2. Definir o número de aulas disponíveis para a realização do Festival. Para essa estratégia de ensino estamos sugerindo a realização desse Festival em três aulas de 50 minutos.
  3. Definir a quantidade de quadras e/ou espaços adequados para a realização das partidas do Festival.

B) Definir a forma de disputa e o tempo de duração de cada partida do Festival de Peteca:

  1. A forma de disputa e o tempo de duração de cada partida estarão diretamente ligados ao número de aulas e ao número de quadras ou espaços adaptados para realização desse Festival;
  2. Sugerimos que a forma de disputa seja: 1ª Fase: Rodízio simples em cada quadra. Assim, todos os alunos devem jogar entre si, na mesma quadra. Ao final do rodízio, Identificar as duplas que ficaram em 1º, 2º, 3º e 4º lugares. 2ª Fase: Reunir na quadra “A”, todas as duplas que na 1ª Fase ficaram em 1º lugar; na quadra “B”, as duplas que ficaram em 2º lugar; na quadra “C”, as que ficaram em 3º lugar e assim, sucessivamente, até envolver todas as duplas classificadas em cada quadra. Realizar novamente o rodízio simples em cada quadra.

C) Informar que após a realização da 2ª Fase, as duplas serão classificadas conforme suas colocações em cada quadra: Quadra “A” de 1º ao 3º lugar; Quadra “B” de 4º ao 6º lugar; Quadra “C” de 7º ao 9º lugar; Quadra “D” de 10º ao 13º lugar.

D) Reunir e unificar as modificações de regras sugeridas pelas duplas e/ou trios. Para isso:

  1. Identificar quais propostas de mudança nas regras são comuns para todas as duplas e trios.
  2. Identificar quais são as propostas que se diferem.
  3. Retornar para todas as duplas e trios: Informar quais mudanças que foram consensuais; encaminhar para votação as propostas diferentes.

E) Registrar o resultado da apuração dos votos em um cartaz, apresentar e explicar quais foram as modificações sugeridas e aprovadas por todas as duplas e/ou trios.

F) Realizar o sorteio da sequência de partidas das turmas.

G) Realizar o Festival de Peteca.           

Recursos Complementares

Sugestões de artigos sobre a história, jogo e regras de peteca:    

HORDONES, N. M. M.; BARBOSA, S. S. R. O esporte moderno e a constituição do esporte Peteca no Brasil. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/sipc/anais8/Sergio%20Servulo%20Ribeiro%20Barbosa%20-%20UNITRI%20Uberl%E2ndia%20-%20MG%20Pg.pdf. Acesso em 11/12/2010.     

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE PETECA. Regras Oficiais do Desporto da Peteca. Disponível em: http://www.feppe.com.br/regras.htm. Acesso em 12/12/2010.     

WIKIPÉDIA. Peteca. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca. Acesso em 12/12/2010. 

Avaliação

Observar se os alunos no decorrer das aulas:

  1. Demonstraram conhecimento sobre o que é, como e onde se joga peteca;
  2. Foram capazes de socializar o conhecimento que já trazem sobre o jogo de peteca e o adquirido nas aulas de Educação Física, com os demais colegas;
  3. Ampliaram o conhecimento sobre o jogo de peteca, identificando as diferentes formas de se jogar no espaço escolar e nas competições oficiais;
  4. Demonstraram capacidade de produzir e modificar a forma de jogar peteca, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • isa, Regidos , Rio de Janeiro - dijo:
    isa-isaa-isa@hotmail.com

    06/11/2014

    Cinco estrelas

    Perfeito.Muito bem elaborado, bem feito e completo!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.