02/08/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Identificar a presença da água no Planeta e sua utilidade para vida humana;
Reconhecer processos e etapas do ciclo da água;
Compreender a importância de economizarmos água.
Destaca-se a necessidade do trabalho com os Estados Físicos da Água, de modo que os alunos, antes dessa aula, já possam identificar os diferentes estados e suas características.
Atividade 1: A importância da água em nossa vida
1. Para introduzir a temática, aguce a curiosidade das crianças sobre o tema. Para isso, inicie colocando algumas músicas sobre água, as quais podem ser encontradas no CD “Tibum no mundo” da Palavra Cantada, disponível em: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo
Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo
2. Em uma roda de conversa, questione:
- Para que serve a água?
- Para que precisamos de água?
Liste na lousa todas as utilidades atribuídas pelas crianças à agua, como: lavar roupa; tomar banho; fazer comida; escovar os dentes; lazer; etc. Depois peça para que cada uma escolha uma dessas utilidades e ilustre, utilizando-se de diferentes materiais como: guache, hidrocor; giz de cera; lápis de cor; EVA; etc.
3. Agora procure focar na forma em que a água é encontrada na natureza. Para isso, em uma roda de conversa pergunte aos alunos:
- Em que locais encontramos água?
- Como ela chega até nossa casa?
- Ela muda de estado?
- Quais estados podemos encontra-la?
Após esses questionamentos, discuta com os alunos os Estados físicos da água, e peça para que em seus cadernos ou em uma folha, desenhem os três estados: sólido, líquido e gasoso. Para relembrar os estados em que podemos encontrar a água, pode-se apresentar para as crianças o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk
Atividade 2: O Ciclo da água
1. Em uma nova roda de conversa questione:
- Mas o que acontece com a água?
- Quando ela vira vapor, ela desaparece e não volta nunca mais?
- Será que a água pode sair de dentro da Terra?
- Se ela sai porque a água não acaba?
- Então, como ela volta?
- E a chuva, como que ocorre?
2. Assim, após as crianças responderem a estas questões, em duplas ou grupos peça para que criem uma ideia referente ao que acontece com a água no Planeta, e em seguida, desenhem suas hipóteses numa folha sulfite. Ao final, peça para que cada dupla exponha suas ideias a toda turma, de modo discutir e a entrarem em um consenso sobre a ideia mais plausível. Anote a ideia “vencedora” na lousa.
3. Apresente às crianças como é o ciclo da água. Para isso, pode-se, com o auxílio de um flanelógrafo, contar a seguinte história: BRANCO, Sandra. Ventinho Gostoso e a Gotinha de Orvalho. Editora: Scipione.
Fonte: http://www.scipione.com.br
Pode-se também, utilizar o seguinte vídeo: “O ciclo da água”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=fvst
4. Após a apresentação sobre como é o ciclo da água, com massa de modelar, peça para que as crianças o modelem. Ou pode ser entregue, um quebra-cabeça às crianças, com as diferentes etapas do ciclo da água embaralhadas, para que elas ordenem.
Atividade 3: Economizar água
1. Discuta com os alunos sobre a importância de economizarmos água. Relembre com eles todas as atividades em que a água é crucial em nossa vida. E assim, traga novos questionamentos para que as crianças reflitam:
- O que fazemos que possa estar desperdiçando água?
- Como podemos economizá-la?
- Por que é importante economizar água?
2. Após a conversa e com base no que as crianças falaram, apresente a elas os seguintes vídeos:
- Turma da Mônica “Economizar água”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related
- “Doki, conservando a água”, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=6pDmRdlPLfE
3. Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 crianças e lhes entregue um desafio. Cada grupo deverá escolher uma das formas de economizarmos água e fazer um cartaz em uma cartolina, com o auxílio de diversos materiais, como: figuras de jornais e/ou revistas; tecidos; tiras de EVA; giz de cera; hidrocor; guache; algodão; folhas coloridas; etc.
* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) Livros:
- ADRIAO, Renata. Bolha de emoção, meia na água e sabão. Editora: Paulinas, 2009.
- CARVALHO, Dorindo. A Água. Editora: Instituto Piaget, 2008.
- CRUZ, Therezinha. Água de beber, água de viver. Editora: FTD, 2003.
- FELZENSZWALB, Israel. A Água. Editora: Vieira & Lent, 2011.
- FERRAZ, Eucanaa. Água sim. Companhia das Letras, 2011.
-GARCEZ, Cristina. A Água. Editora: Callis, 2010
- SALGUEIRO, Bia. Água um bem precioso. Zit Editora, 2008.
b) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Sites de experimentos:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: a construção de um cartaz coletivo sobre o ciclo da água. Para isso, em uma folha grande de papel craft e com o auxílio de diferentes materiais, como: EVA; folhas coloridas; algodão; tecidos; guache; etc. peça para que os alunos conjuntamente montem o cartaz. Se necessário divida as atividades entre eles, de modo que todos possam participar.
- Outra atividade que poderá ser realizada é a encenação de um teatro que abarque todos os conceitos discutidos em aula, desde a importância da água, até seu ciclo e a necessidade de economizarmos. A escrita da peça pode ser feita coletivamente pela turma, assim como, a confecção dos acessórios para a encenação, a qual poderá ser feita a toda a escola.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/07/2013
Cinco estrelasgostei de visitar o site contribuiu bastante para minhas pesquisas