Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Ciclo da Água

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar a presença da água no Planeta e sua utilidade para vida humana;

Reconhecer processos e etapas do ciclo da água;

Compreender a importância de economizarmos água.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 dias, com 20 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Destaca-se a necessidade do trabalho com os Estados Físicos da Água, de modo que os alunos, antes dessa aula, já possam identificar os diferentes estados e suas características.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A importância da água em nossa vida

1. Para introduzir a temática, aguce a curiosidade das crianças sobre o tema. Para isso, inicie colocando algumas músicas sobre água, as quais podem ser encontradas no CD “Tibum no mundo” da Palavra Cantada, disponível em: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo

Tibum no Mundo

Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo

2. Em uma roda de conversa, questione:

- Para que serve a água?

- Para que precisamos de água?

Liste na lousa todas as utilidades atribuídas pelas crianças à agua, como: lavar roupa; tomar banho; fazer comida; escovar os dentes; lazer; etc. Depois peça para que cada uma escolha uma dessas utilidades e ilustre, utilizando-se de diferentes materiais como: guache, hidrocor; giz de cera; lápis de cor; EVA; etc.

 

3. Agora procure focar na forma em que a água é encontrada na natureza. Para isso, em uma roda de conversa pergunte aos alunos:

- Em que locais encontramos água?

- Como ela chega até nossa casa?

- Ela muda de estado?

- Quais estados podemos encontra-la?

Após esses questionamentos, discuta com os alunos os Estados físicos da água, e peça para que em seus cadernos ou em uma folha, desenhem os três estados: sólido, líquido e gasoso. Para relembrar os estados em que podemos encontrar a água, pode-se apresentar para as crianças o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk

 

Atividade 2: O Ciclo da água

1. Em uma nova roda de conversa questione:

- Mas o que acontece com a água?

- Quando ela vira vapor, ela desaparece e não volta nunca mais?

- Será que a água pode sair de dentro da Terra?

- Se ela sai porque a água não acaba?

- Então, como ela volta?

- E a chuva, como que ocorre?

 

2.  Assim, após as crianças responderem a estas questões, em duplas ou grupos peça para que criem uma ideia referente ao que acontece com a água no Planeta, e em seguida, desenhem suas hipóteses numa folha sulfite. Ao final, peça para que cada dupla exponha suas ideias a toda turma, de modo discutir e a entrarem em um consenso sobre a ideia mais plausível. Anote a ideia “vencedora” na lousa.

 

3. Apresente às crianças como é o ciclo da água. Para isso, pode-se, com o auxílio de um flanelógrafo, contar a seguinte história: BRANCO, Sandra. Ventinho Gostoso e a Gotinha de Orvalho. Editora: Scipione.

 

Ventinho gostoso, gotinha de orvalho

Fonte: http://www.scipione.com.br

 

Pode-se também, utilizar o seguinte vídeo: “O ciclo da água”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=fvst

 

4. Após a apresentação sobre como é o ciclo da água, com massa de modelar, peça para que as crianças o modelem. Ou pode ser entregue, um quebra-cabeça às crianças, com as diferentes etapas do ciclo da água embaralhadas, para que elas ordenem.

 

Atividade 3: Economizar água

1. Discuta com os alunos sobre a importância de economizarmos água. Relembre com eles todas as atividades em que a água é crucial em nossa vida. E assim, traga novos questionamentos para que as crianças reflitam:

- O que fazemos que possa estar desperdiçando água?

- Como podemos economizá-la?

- Por que é importante economizar água?

 

2. Após a conversa e com base no que as crianças falaram, apresente a elas os seguintes vídeos:

-  Turma da Mônica “Economizar água”, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related

- “Doki, conservando a água”, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=6pDmRdlPLfE

 

3. Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 crianças e lhes entregue um desafio. Cada grupo deverá escolher uma das formas de economizarmos água e fazer um cartaz em uma cartolina, com o auxílio de diversos materiais, como: figuras de jornais e/ou revistas; tecidos; tiras de EVA; giz de cera; hidrocor; guache; algodão; folhas coloridas; etc.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Livros:

- ADRIAO, Renata. Bolha de emoção, meia na água e sabão. Editora: Paulinas, 2009.

- CARVALHO, Dorindo. A Água. Editora: Instituto Piaget, 2008.

- CRUZ, Therezinha. Água de beber, água de viver. Editora: FTD, 2003.

- FELZENSZWALB, Israel. A Água. Editora: Vieira & Lent, 2011.

- FERRAZ, Eucanaa. Água sim. Companhia das Letras, 2011.

-GARCEZ, Cristina. A Água. Editora: Callis, 2010

- SALGUEIRO, Bia. Água um bem precioso. Zit Editora, 2008.

 

b) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: a construção de um cartaz coletivo sobre o ciclo da água. Para isso, em uma folha grande de papel craft e com o auxílio de diferentes materiais, como: EVA; folhas coloridas; algodão; tecidos; guache; etc. peça para que os alunos conjuntamente montem o cartaz. Se necessário divida as atividades entre eles, de modo que todos possam participar.

- Outra atividade que poderá ser realizada é a encenação de um teatro que abarque todos os conceitos discutidos em aula, desde a importância da água, até seu ciclo e a necessidade de economizarmos. A escrita da peça pode ser feita coletivamente pela turma, assim como, a confecção dos acessórios para a encenação, a qual poderá ser feita a toda a escola.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.