30/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
1.Conhecer as opções de transporte nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.
2. Desenvolver vocabulário relacionado aos meios de transporte (ex: plane – avião, car – carro) pela leitura e produção de textos simples.
- Estratégias de leitura.
MOTIVAÇÃO
Par dar início às atividades destas aulas, o professor exibirá o vídeo “ESL Transportation Vocabulary”, com a duração de 1:40min, em que são apresentados os seguintes meios de transporte:
Car - carro
Van - van
Airplane - avião
Train - trem Ambulance – ambulância
Dump truck – caminhão basculante
Helicopter - helicóptero
Motorcycle - motocicleta
Motorhome – motorhome
Moving van – caminhão de mudança
Pick up truck – pick up
Bus – ônibus
School bus – ônibus escolar
Semi truck – caminhão semi-reboque, caminhão road
Bicycle – bicicleta
SUV – Veículos Utilitários Esportivos
Tow truck - guincho
Taxi - táxi
RECURSO – Vídeo “ESL Transportation Vocabulary”
http://www.youtube.com/watch?v=sV87bnWbT_w&feature=related (Fig. 1)
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
Durante a exibição do vídeo, o professor lerá os nomes dos meios de transporte e repetirá com os alunos. Finalizado o vídeo, o professor dividirá os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que debatam a respeito do tema “transportation- transportes”, a partir das seguintes questões norteadoras:
How do you go to school or work? - Como você vai à escola ou trabalho?
Do you often take the bus? Where do you go? – Você geralmente pega ônibus? Onde você vai?
Which types of public transportation do you often use? – Quais tipos de transporte público você usa com frequência?
Do you sometimes feel sick when you ride a boat, plane, or car? – Você às vezes se sente enjoado quando anda de barco, avião ou carro?
Can you drive a car? - Você sabe dirigir?
(questões adaptadas de: http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=484&Itemid=108 Acesso em 12 de dezembro de 2010).
Durante as discussões poderão surgir dúvidas quanto ao vocabulário referente a transporte. Assim, poderão ser acessados os seguintes sites:
RECURSO – Sites para Consulta
http://www.learnenglish.de/vocabulary/transport.htm
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/vocabulary-lesson-travel.php
http://www.esl-lab.com/vocab/v-trans.htm
Para finalizar esta etapa, sob a supervisão e orientação do professor os grupos que se sentirem à vontade, em aula aberta comentarão sobre suas ideias à respeito do tema proposto.
ATIVIDADE 1
Continuando a atividade anterior, o professor proporá que os alunos, novamente divididos em grupos de três a quatro integrantes, pesquisem sobre os meios de transporte no Brasil e no Mundo.
RECURSO – Sites para Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Transport_in_Brazil
http://www.transportes.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transportes_do_Brasil
http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm
http://www.country-data.com/cgi-bin/query/r-1685.html
http://worldtransport.blogspot.com/
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm
http://www.internationaltransportforum.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Transport (Fig. 2)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a exploração dos sites propostos, bem como para esclarecer dúvidas caso estas surjam.
Cada grupo deverá escrever um parágrafo em Inglês como um resumo de suas conclusões.
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) , uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
http://www.broffice.org/ (Fig. 3)
Figura 3 – Imagem do Recurso Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.
Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
The people use different kinds of transportation around the world. In Brazil, many people have cars. (As pessoas usam diferentes tipos de transporte. No Brasil muitas pessoas têm carros.)
Finalizando este momento, os alunos apresentarão e discutirão as suas descobertas a respeito do tema, lendo seus parágrafos em aula aberta, sob a supervisão do professor.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, os alunos produzirão vídeos a partir dos textos que criaram. Para tanto, os grupos deverão criar cenas em Inglês que ilustrem o uso dos meios de transporte, produzi-las e gravá-las, criando uma espécie de filme ou documentário. Nesta fase, será importante que o professor instigue os grupos a comentarem também sobre os meios de transporte mais usados na região em que vivem, entrevistando moradores, ou observando alguma região da cidade, por exemplo.
Durante a elaboração do vídeo, o professor deverá orientar quanto a pronúncia, ritmo e entonação das falas, e trabalhar em conjunto com o professor de Artes para orientações relacionadas com a produção de cenário e figurino, bem como sobre o uso da voz (entonação) e do corpo (postura).
Figura 4 – Alunos Gravando Vídeo
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Jskj4SSUPPU/SnYsU4LuLoI/AAAAAAAAASg/fK-T-MezuBc/S692/minhas+fotos+bita+166.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.
Sob a supervisão do professor os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados à turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.
Dando seqüência, os vídeos serão editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:
RECURSO Tutorial Widows Movie Maker
http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker
ATIVIDADE 3
Para finalizar as atividades destas aulas, cada grupo receberá um número. Os vídeos serão apresentados seguindo a ordem numérica dos grupos. Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações. Ao final de cada exibição, o grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre o vídeo produzido e o professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.
SUGESTÃO
Publicar os vídeos produzidos em um blog da turma.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do idioma Inglês em suas formas oral e escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!