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Telling a painting story – qual o significado de um quadro?

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Avaliar e dar significado às diferentes formas de manifestação artística   

2.      Explorar o simbolismo da pintura como manifestação artística   

3.      Reconhecer e usar vocabulário relacionado a cores e formas em Língua Inglesa (ex: red – vermelho, square – quadrado)   

4.      Reconhecer a forma e usar adjetivos em Língua Inglesa (ex: big – grande)   

5.      Produzir textos orais e escritos em Inglês inspirados por quadros (expostos em um museu de arte)   

Referências:

http://www.smithsonianeducation.org/educators/lesson_plans/collect/telpai/telpai0a.htm e

http://www.skyline-english.com/PDFs/Writing/SK005C_lesson1.pdf  

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO  

Par dar início às atividades destas aulas, o professor perguntará, em aula aberta, aos alunos se eles já visitaram algum museu ou alguma exposição de arte, o que acharam e por quê. Os alunos manifestarão suas opiniões livremente.   Em seguida, o professor lerá com os alunos o texto “O que é arte?”, discutindo as ideias apresentadas.   

RECURSO – Texto “O que é arte?”

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192 (Fig. 1)    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

Finalizando este momento, o professor dirá aos alunos que explorarão um pouco mais sobre uma manifestação artística especifica: a pintura.   

 

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, o professor proporá que os alunos, divididos em grupos de três a quatro integrantes, escolham, em sites de museus e galerias de arte, uma pintura que mais lhes chamou a atenção.  

RECURSO – Museus e Galerias de Arte   

http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp    

http://www.metmuseum.org/    

http://www.tate.org.uk/learning/worksinfocus/    

http://www.moma.org/ (Fig. 2)    

http://www.mam.ba.gov.br/    

http://www.mam.org.br/2008/portugues/acervoOnLine.aspx    

http://pintoresfamosos.juegofanatico.cl/    

http://www.guggenheim.org/    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Para a escolha da pintura, os alunos deverão se basear nas seguintes questões norteadoras:   

What does this picture show? (O que esta pintura mostra?)  

How was it made? (Como ela foi feita?)

What does it mean? (O que ela significa?)

Do you like it? Why? (Você gosta dela? Por quê?)   

Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a exploração dos sites propostos.   

Ao final desta etapa, em aula aberta cada grupo fará um breve comentário, preferencialmente em Inglês, a pintura que mais lhes chamou a atenção. Neste momento, dirão suas primeiras impressões sobre a obra apresentada e os alunos de outros grupos poderão fazer comentários e perguntas.O professor interferirá quando julgar necessário, de modo a estimular a interação entre os grupos.

 

ATIVIDADE 2   

Dando sequência as atividades desta aula, cada grupo deverá escrever um texto em Inglês como um resumo de suas conclusões sobre a pintura escolhida. Tal texto será usado posteriormente, para a apresentação da pintura selecionada para a turma.   

Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/   (Fig. 3)  

Figura 3 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.   

Para elaboração dos parágrafos, os grupos deverão se basear em algumas questões norteadoras, que poderão ser impressas em forma de folha de atividade e entregue aos alunos.   

RECURSO – Questões   

List every detail that you see in the work. (Faça uma lista de todos os detalhes que você vê no trabalho.)

Include emotions that the work evokes. (Inclua todas as emoções que o trabalho evoca.) Include reactions to the content of the work. (Inclua reações ao conteúdo do trabalho.)

Write about the things that are NOT in the picture. For example, do you see all the fingers on the subject’s right hand? (Escreva sobre as coisas que não estão na pintura. Por exemplo, você vê todos os dedos na mão direita da pessoa retratada?)   

Os alunos poderão consultar dicionários e atividades online nos momentos que surgirem dúvidas quanto ao vocabulário relacionado a cores, formas e adjetivos para descrever as características das obras. Por exemplo, os alunos poderão escrever, a partir da Monalisa de Leonardo da Vinci (Fig. 4):   

She has an oval face. Her hair is black and long. We think she is sad. (Ela tem um rosto oval. Seu cabelo é preto e longo. Nós achamos que ela está triste.)   

Figura 4 – Imagem do Recurso

Disponível em: http://www.artesnatela.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/monalisa1.jpg Acesso em: 13 de dezembro de 2010.   

 

RECURSO – Sites para Consulta   

Colors   

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_colors

Este site apresenta uma lista com figuras contendo os nomes de várias cores em Inglês.

http://tech.worlded.org/docs/clothing/trivia.html    

Neste site é possível encontrar um pequeno teste com explicações sobre os nomes das cores em Inglês.

Shapes  

http://www.elcivics.com/esl/shapes-colors-1.html    

Este site apresenta explicações com exemplos sobre as formas e cores.

http://www.learnenglish.de/basics/shapes.htm

Neste site é possível encontrar uma lista dos nomes das mais variadas formas em Inglês.

Adjectives  

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/grammar/interestsentences/adjectives/    

Este site contém exemplos e atividades sobre o uso dos adjetivos em Inglês.

http://esl.about.com/od/grammarforbeginners/a/adjective_use.htm  (Fig. 5)   

Neste site é possível encontrar explicações sobre o uso dos adjetivos em Inglês na construção de frases.

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a escrita do texto.   

IMPORTANTE: O professor de Língua Inglesa deve trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de Artes. Este desenvolverá (em suas aulas ou em aulas conjuntas) conteúdos relacionados ao tema (formas e cores e suas representações), ampliando a base de conhecimentos dos alunos para que possam reconhecer as características das obras como manifestação de  processos  de pensamento, de ideias, pontos de vista individuais e coletivos. 

 

ATIVIDADE 3  

Nesta etapa, os grupos elaborarão uma apresentação das pinturas escolhidas a partir dos textos que escreveram na atividade anterior.

O professor de Inglês deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando o uso do idioma. Sugerimos que o professor de Artes também esteja presente neste momento, supervisionando e orientando quanto ao conteúdo apresentado, isto é, quanto a validade e adequação das análises das obras escolhidas pelos alunos.

Para a criação da apresentação sugerimos o uso da ferramenta “Impress” (disponível no pacote de programas do BrOffice)  para a criação de slides com as apresentações. Tais slides poderão conter, além dos textos, as imagens das pinturas em questão.   

RECURSO – BrOffice Impress

http://www.broffice.org/   (Fig. 6) 

Figura 6 – Imagem do Recurso Fonte: http://programaslinux.com.br/html/uploads/user_1455/Office_impress_010.jpg Acesso em: 13 de dezembro de 2010.   

É importante que o professor auxilie os alunos quanto à pronúncia e entonação adequadas para a leitura do texto, pois na sequência irão apresentá-lo oralmente.   

Para a apresentação  em aula aberta, cada grupo receberá um número. As apresentações serão exibidas seguindo a ordem numérica dos grupos.  Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.   

O professor deverá instigar a reflexão sobre as apresentações. Para isso, sugerimos seguintes questões norteadoras:   

 

What details do you remember from the description of the picture? (Quais detalhes você se lembra pela descrição? Do quadro?)

Did the writer include any comments that were not just descriptions? If so, what were they? (O autor incluiu alguns comentários que não eram apenas comentários? Se sim, quais eram eles?)

  

Ao final de cada exibição, o grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre a apresentação e os professores, tanto de Língua Inglesa quanto de Artes, farão as intervenções que julgarem necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.   

Finalizando este momento, os professores proporão a leitura e debate em aula aberta do texto "Simbologia nas Artes", que explica e comenta sobre o uso de cores e formas como meios para manifestar ideias e significados em pinturas.

 

RECURSO - Texto "Simbologia nas Artes"

http://objetivojuane.blogspot.com/p/simbologia-nas-artes.html (Fig. 7)

Simbologia das Artes

Figura 7 – Imagem do Recurso

OBSERVAÇÃO:  o texto apresentado no site poderá ser salvo no formato de documento, impresso e entregue um para cada aluno.

A partir da discussão do texto proposto, os alunos poderão avaliar, com a supervisão e orientação dos professores, a adequação dos critérios que se deve adotar para avaliar e analisar uma obra de arte, especificamente a pintura.

 

ATIVIDADE 4

A partir das apresentações sobre as obras, os grupos criarão novos textos. Desta vez, deverão criar uma história em Inglês sobre ou a partir das pinturas que foram apresentadas na aula. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras, entregues na forma de folha de atividade:   

Think of the painting as a frame of a movie. "Unfreeze" the frame and set the painting into motion. (Pense na pintura como uma cena de um filme. “Descongele” esta cena e coloque a pintura em movimento. Write the story of what has just happened or what is just about to happen. (Escreva a história que acabou de acontecer ou acontecerá em seguida.) Push the painting's frame back and tell the enlarged story. (Considere a pintura como um pano de fundo e crie uma história ampliada.)   

O professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientado as atividades.   

Ao final desta atividade, os textos criados serão publicados em um blog da turma. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)     

O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.    

Informações sobre como criar um blog podem ser acessadas em:   

RECURSO - Blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198  (Fig. 8)    

Figura 8 – Imagem do Recurso

Acesso em: 15 de dezembro de 2010.   

Caso não seja possível criar um blog para a turma, sugerimos que os textos sejam postados em um mural da classe ou da escola.   

SUGESTÃO   

Visitar um museu ou galeria de artes da cidade.     

    

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do idioma Inglês em suas formas oral e escrita.

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