09/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
1 – Situações com R.
OBJETIVOS:
Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.
PROCEDIMENTOS:
- Organize um ditado diferente. Neste, as crianças deverão escrever o nome da imagem que você mostrar. Coloque em um saquinho figuras como as sugeridas a seguir:
Obs: Imagens sugeridas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.
- Prepare uma matriz com uma lista de palavras com R. Selecione palavras que iniciam e terminam com R, contemple também palavras em que o R posiciona-se no início e no meio da sílaba e, por fim, palavras que possuam dois Rs.
Nesta matriz, as palavras devem estar em quadrinhos/tabela, de modo que as crianças possam recortar.
O desafio é que observem as palavras, organizando grupos. O propósito é a percepção da sonoridade ocupada pelo R conforme a sua posição na palavra. Tal análise possibilita que apreendam que há relação entre a sonoridade do R, seu “lugar” na palavra e a maneira de grafar.
Oriente que deverão apresentar uma justificativa para a organização proposta.
Dicas:
Caso considere a observação e elaboração da justificativa difícil para seu grupo, desenvolva a atividade em duplas ou no máximo grupo de quatro.
Professor, ao selecionar as palavras, evite grupos semânticos, pois assim evitamos que as crianças façam uma classificação por sentido e não por suas características sonoras e gráficas.
SUGESTÕES DE PALAVRAS:
PALAVRAS QUE INICIAM COM R – rato, Ricardo, relógio, recado, repouso.
PALAVRAS QUE TERMINAM COM R – andar, comer, falar, puxar, cair.
R NO MEIO DA SÍLABRA - brinco, brincadeira, trator, tropeiro, trajeto.
R NO FINAL DA SÍLABA – uniforme, transformado, organizado, argumento. RR – carro, corrida, carroça.
ATENÇÃO: ao concluir esta atividade, esclareça ao grupo que o trabalho foca a especificidade assumida pela letra R de acordo com a sua posição na palavra.
2 – Estudo dos grupos
OBJETIVOS:
Observar regularidades sonoras.
PROCEDIMENTOS:
- Oriente um Para Casa em que deverão levar, no encontro seguinte, palavras com R. Cada criança deve levar, no mínimo, cinco palavras, sendo estas retiradas de jornais ou revistas. ATENÇÃO: Não será preciso que as palavras pesquisadas sejam organizadas em grupos, como na atividade anterior.
- Solicite que todos coloquem sobre a carteira as palavras pesquisadas no Para Casa. Em seguida, fixe no quadro-negro uma folha de papel Kraft com o título – PALAVRAS QUE INICIAM COM R. De modo autônomo, cada criança deverá identificar entre as palavras pesquisadas aquelas que iniciam com R, como orienta o cartaz fixado no quadro-negro. De modo organizado, quem possuir palavras com esta característica deverá ir à frente, ler a(s) palavra(s) e, em seguida, fixá-las no cartaz.
Com todas as palavras deste grupo fixadas, leia para as crianças a lista que construíram. Selecione algumas delas e peça que repitam em voz alta, se possível cada uma delas deve ter o R seguido de todas as vogais (EXEMPLO: rato, retrato, Ricardo, roupa, rústico). Em seguida, solicite que reproduzam apenas o som do R, som este produzido na “garganta”, arranhando a garganta. Assim, reflitam sobre o som assumido pelo R, sempre que localizado no início da palavra, independente da vogal que antecede.
- Oriente um registro (deverá ser feito no caderno) sobre a análise desenvolvida. Ainda no caderno, cada criança deverá anotar uma lista de cinco palavras que iniciam com R. Preferencialmente, palavras que ainda não foram trabalhadas.
ATENÇÃO: Este exercício do papel Kraft, fixado no quadro-negro, bem como reflexão e registro, devem ser repetidos para todos os grupos trabalhados, ou seja, palavras que iniciam com R, terminam com R, que tenham R no meio e no início da sílaba e, por fim, RR.
EXEMPLO:
rico – r o som é produzido na garganta.
preferido – r o som é produzido “com a ponta da língua no céu da boca”.
EXEMPLO
raposa – r o som é produzido na garganta.
carrapato – som de r produzido na garganta, mas no meio da palavra, portanto é rr.
Dica: Exponha no mural da sala, para consulta das crianças, todos os grupos trabalhados no papel Kraft. Junto a cada grupo de palavras, fixe também uma cópia do texto que sistematiza as observações apreendidas.
3 – Revisando palavras
OBJETIVOS:
Compreender a importância de revisar a escrita de palavras.
PROCEDIMENTOS:
Uma vez compreendida as observações trabalhadas no item dois, apresente atividades que os levarão a colocar em prática as estratégias apreendidas.
1 – Observe as figuras e escreva corretamente:
Obs: Imagens apresentadas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.
2 – Substitua os números pelas sílabas correspondentes e complete a poesia.
1- RE
2-RI
3-AR
Autora: Luisa Zacarias
Poesia disponível em: <http://horizontesdapoesia.ning.com/profiles/blogs/poema-com-r>. Acesso em: 25 nov. 2010.
obs: Imagem da poesia, como as lacunas, produzida/trabalhada pela autora desta aula.
3 – Preencha a tabela abaixo. Para a primeira coluna, você deve escolher dez palavras que completaram a poesia e reescrevê-las. Já na segunda coluna, você deve separar estas palavras em sílaba.
PALAVRAS RETIRADAS DA POESIA |
SEPARAR EM SÍLABAS |
EXEMPLO - HISTÓRIA |
HIS - TÓ - RIA |
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4 – Descubra as palavras de cada grupo e circule-as. Depois faça frases.
Xzrfgorilaamnretwqbljardimdrtumghjklárvorekhgrtuoaesxm
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trapalhãojrtfvhopqwzxsjardineirolfgbhytrderrubouplk
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grsdjetIngridefrlstgbxajqkeaprendeukamarraroepaldmce
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5 - Prepare um ditado com as seguintes frases:
Henrique é o melhor amigo de Pedro.
A costureira cortou o tecido errado.
A arara azul está em extinção.
No quintal da minha casa tem várias goiabeiras.
Confira aqui no porta a aulal - Descobrindo as regras da letra R: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9749 (Acesso em 12 de dez. 2010).
A criança, nas atividades de escrita, deverá demonstrar ter incorporado reflexões que colaboram para uma escrita ortográfica, sobretudo em palavras que possuem R. A aquisição da habilidade, bem como a avaliação, é processual. Assim, é pertinente que, no processo, as atividades sejam retomadas. Além disso, atividades com ditado devem ser incorporadas na rotina, já que colaboram para comparar e apreender os avanços e restrições.
Dica: Apresente um texto, como parlenda, poesia, ou outro, com alguns erros. As crianças deverão identificar os erros e corrigi-los.
Exemplo: Trrês patro de trigo para treis trigre tistre.
Quatro estrelas 7 classificações
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26/01/2014
Quatro estrelasexcelente a aula me ajudou muito, pois sou professora iniciante peb ll, através desta aula a minha imaginação foi além, e preparei várias aulas. obrigado.
20/08/2013
Cinco estrelasNossa! que interessante! Adorei! Consigo até imaginar como a aula vai ficar mais gostosa com essas orientações. um abraço, andrea.
06/01/2013
Cinco estrelasBom dia, Gostaría de saber que série esse plano de aula sobre r. Desde já agradeço. Atenciosamente Ana Diniz
06/03/2012
Cinco estrelasACHEI OTIMO PIS ENSINA A LIDAR COM O R
11/10/2011
Quatro estrelasÓtimo Plano de aula! Muito criativo. Apresenta atividades que poderão contribuir para o desenvolvimento de habilidades que colaboram, com a escrita ortográfica.
29/07/2011
Quatro estrelasGostei da aula que mostra situações do uso com a letra"R" sendo usada em várias situações diferente. Esta aula é de grande relevância, porque nos dá orientações e clareza dos objetivos da aula e mostra uma metodologia bem especificada.
20/03/2011
Cinco estrelasGostei muito do blog e das sugestões.