20/12/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Para o desenvolvimento desta aula, não é necessário o conhecimento de outros conceitos ou assuntos, pois estes serão desenvolvidos no decorrer da própria aula.
Atividade 1 - Desafio histórico
Para iniciar o estudo sobre as fontes históricas, suas características e tipos, o professor deve escolher um tema que motive a sua turma de alunos e lançar o seguinte desafio:
Se quisermos conhecer e escrever a história de (falar o tema) onde podemos pesquisar?
Como exemplo, e a partir do pressuposto de que esta atividade será realizada no início do ano, época de professores e alunos se conhecerem melhor, sugerimos como tema a história de cada aluno e professor da turma. Então, o desafio seria:
Se quisermos conhecer e escrever a história de cada um da nossa turma onde podemos pesquisar?
A partir deste desafio, pedir para os alunos, em casa, procurarem objetos, imagens, sons, escritos que eles possam levar para sala de aula para que através deles a turma possa conhecer a sua história.
Atenção! Peça para os alunos idenficarem as fontes que levarem para sala de aula com seu nome completo. Isto facilitará que, após a exposição montada na atividade 2, os alunos consigam reconhecer e recuperar suas fontes.
Atividade 2 - Reconhecendo as fontes históricas
Solicitar a cada aluno que apresente as fontes que eles encontraram em sua casa para que, através delas, os alunos possam conhecer a sua história.
No decorrer da apresentação, o professor deve solicitar aos alunos que separem, classifiquem e organizem as fontes levantadas por cada aluno. Para isto, o professor deve, em um espaço da sala, organizar uma exposição, dividindo-a em 5 espaços para se colocar as fontes levadas pelos alunos:
- uma espaço para as fontes que contêm imagens,
- outro para as fontes que contêm escritos,
- outra espaço para objetos,
- outro para fontes que contêm imagens de edificações,
- outro para fontes que contêm sons.
Após a apresentação de cada fonte, o professor deve instigar os alunos a decidirem em qual dos espaços da exposição eles devem colocar a fonte apresentada.
Observação:
Fonte escrita: uma carta, uma certidão de nascimento, um livro, etc.
Capa de livro apresentado por um aluno da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba UFU) para mostrar material didático utilizado por seu avó nos anos 1930. |
Fonte oral: um depoimento escrito ou gravado, uma música grava em CD ou vinil, etc.
Capa de CD apresentado por aluna da Eseba UFU para mostrar as músicas que gostava de ouvir em sua infância Atenção! Explicitar para os alunos que a fonte oral não é a imagem do CD, mas a música gravada no CD. |
Fonte imagética: um filme, uma foto, uma pintura, um desenho, etc.
Desenho apresentado por uma professora dos alunos da Eseba UFU para mostrar um brincadeira feita por sua família no ritual de passagem do ano de 2006 para 2007 |
Fonte material: roupa, moedas, brinquedo, etc.
Boneca apresentada por aluna da Eseba UFU para mostrar um dos brinquedos que gostava quando criança |
Fonte arquitetônica: um monumento, uma casa, um prédio, etc.
Foto de fonte arquitetônica apresentada por aluno da Eseba UFU para mostrar local onde gostava de passear nos fins de semana: Praça Clarimundo Carneiro, em Uberlândia, 2008. Atenção! Em relação a fonte arquitetônica, é importante explicar para os alunos que, pela impossibilidade de levá-la até a sala de aula, pois é uma edificação, levou-se um registro fotográfico/imagético desta fonte. |
Após a apresentação, por alunos e professores, das primeiras fontes por eles levantadas, é interessante incentivá-los a procurar, em suas casas, pelo menos uma fonte para eles colocarem em cada um dos cinco espaços da exposição.
Atividade 3 - Classificando e conceituando as fontes históricas
Após as atividades 1 e 2, com a exposição das fontes organizada, pedir para os alunos, a partir do que descobriram com a apresentação de cada colega e com a montagem da exposição, criarem, por escrito, um conceito para fonte histórica e escolherem nomes que definam cada um dos 5 tipos de fontes expostos (as com som, as com escrito, as com imagens, as com edificações, as que são objetos).
Pedir para os alunos apresentarem seus conceitos e os nomes que deram para cada tipo de fonte.
No decorrer das apresentações, ir elaborando respostas coletivas que os alunos devem anotar no caderno como síntese da atividade realizada. Esta síntese pode-se basear nas seguintes ideias:
As fontes históricas nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:
Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;
Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis ou digitalizados que registram um acontecimento passado;
Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões;
Fontes Materiais: são objetos usados no passado;
Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado.
Atenção! Se os alunos inventarem nomes diferentes dos listados acima para identificarem cada tipo de fonte, citá-los no texto coletivo, mas também registrar os nomes acima, explicando que eles são os mais usados pelos profissionais que escrevem a História - os historiadores.
Esta atividade pode ser uma atividade conjunta entre Português e História, pois além dela desenvolver os conceitos e a tipologia das fontes históricas, elas contribuem para que os alunos desenvolvem a capacidade de sintetizar, por escrito, suas descobertas e análises.
A avaliação da aprendizagem deve ser realizada através da análise da participação de cada aluno nas atividades 1, 2 e 3, observando se ele conseguiu identificar e classificar os diferentes tipos de fontes históricas, conceituar fonte histórica e criar nomenclaturas para identificar cada tipo de fonte histórica.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/04/2016
Quatro estrelasUm trabalho de socialização e construção de sua própria história. Muito bom.
17/03/2016
Cinco estrelasEsse site contribuiu e contribuirá com o trabalho que eu estava elaborando para meus alunos do sexto ano. muito bom.
13/02/2014
Uma estrelalegal
13/02/2014
Cinco estrelasmuito bom !!!
29/04/2013
Cinco estrelasA ideia é muito prática, e o resultado foi excelente, pois, os alunos perceberam com muita clareza os tipos de fontes históricas fazendo uma pesquisa e apresentando em sala de aula.
20/03/2013
Cinco estrelasAchei super interesante por que fala de fontes que ainda não conhecia e asim posso aprender melhor espero que voces continuem postando mais sobre as "FONTES". Adoreii bejão =) !
08/03/2013
Cinco estrelasde facto é uma matéria q ajuda a entender de como leccionar uma aula com o tema em estudo.
27/02/2013
Duas estrelasgostei muito da aula
09/02/2013
Quatro estrelasSimples e objetiva. Gostei bastante, veio de encontro as minhas pesquisas.
02/06/2012
Cinco estrelasMuito útil e didático.
02/02/2012
Cinco estrelasminhas aula são maravilhosas mais essas eu pagava para ver como seria mas como nao posso pgr fico na imaginação
18/11/2011
Cinco estrelasAchei super interessante para poder trabalhar com as crianças das séries iniciais, elas poderão saber um pouco do passado de seus pais, avós enfim de sua família .
11/03/2011
Cinco estrelasMUITO ESTIMULANTE, DINÂMICA. EXCELENTE!