04/03/2011
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
I Bienal do Samba - TV Record (maio, 1968) - http://1.bp.blogspot.com/_EdHLYYNjf7s/RwRKKcvxPcI/AAAAAAAAGY0/0yQYwhJK9RU/s1600/bienal-do-samba.jpg
Caro Professor(a), nesta série de três aulas "Estudando o samba" propomos uma breve abordagem do gênero por meio de pesquisa histórica, audição crítica e criação de canções.
É muito vasto o número de produções textuais sobre samba. Para compor esta bibliografia básica, vide links 2 a 9 em Recursos Complementares. Também indicamos o site de consulta discográfica "Discos do Brasil", vide link 1 em Recursos Complementares. O site oferece acesso a amplo acervo de música popular brasileira, inclusive com a possibilidade de audição de trechos de muitos dos discos elencados.
Também nesta série propomos um diálogo entre o tradicional gênero popular brasileiro com experiências contemporâneas que se apropriam da linguagem do samba. O título desta série de aulas é inspirado no disco "Estudando o Samba" de Tom Zé. Nesta obra, o artista apresenta uma série de possibilidades de leituras e interpretações do estilo motivando novas fusões do samba com outros gêneros populares. Recomendamos uma visita ao site oficial do artista, vide link 10 em Recursos Complementares.
Roda de samba - http://1.bp.blogspot.com/_xwnFU4zG0QM/TPfWmdNEeOI/AAAAAAAAB6M/gikjsYrVZIg/s1600/cultura_samba.jpg
Professor, inicie a aula apresentando aos alunos alguns exemplos sonoros do gênero samba tradicionais e outros de derivações e fusões contemporâneas com o estilo.
Músicas sugeridas:
Peça para os alunos apontarem características sonoras, timbrísticas, estilísticas identificadas nas diversas gravações ouvidas. Anote os comentários dos alunos no quadro.
Em um segundo momento analise com a turma se estas características possivelmente diversas se relacionam com todos os tipos de samba ouvidos. Faça uma seta e associe às músicas que dialogarem com as características levantadas.
Problematize: como um gênero musical como o samba pode ser representado por um repertório tão vasto e variado de estilos? É possível apontar uma única vertente que seja de fato o samba? Há 'o samba' ou o que existem são 'os sambas'?
"O Mistério do Samba" - http://fhenso.files.wordpress.com/2008/09/wp4_800x600.jpg
Professor, exiba aos alunos o filme "O mistério do samba", que remonta às origens do samba a partir da velha guarda de uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portela. No filme, percebemos a conexão com as novas gerações, no interesse de pesquisa da cantora Marisa Monte, cultuando o samba considerado de ´raíz´ e ao mesmo tempo reenquadrando-o em um cenário de música pop.
Para o download do filme "O mistério do samba" vide link: http://depositfiles.com/pt/files/qnz1szsi6
Ao final da exibição, promova um debate com a turma polemizando aspectos como:
Proponha aos alunos uma pequena pesquisa para ser desenvolvida em casa. Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize por pesquisar uma das variações do conceito geral ´samba´. Um dos subgêneros exemplificados no item 3. Peça para que preparem uma apresentação comentando aspectos históricos e suas características musicais.
Obra de Heitor dos Prazeres - http://2.bp.blogspot.com/_2T4l73KRSuY/TVEkcUD5TuI/AAAAAAAABJI/qpMbytg4XKU/s400/samba-do-crioulo-doido%255B1%255D.jpg
Construa com os alunos um banco de palavras para um primeiro exercício de composição de um samba. Peça que a turma diga termos, expressões, características observadas e faça uma grande lista. Posteriormente estas palavras serão organizadas em frases e receberão uma melodia de acordo com o subgênero de samba escolhido.
Apenas como efeito de exercício, experimente com os alunos algumas possibilidades de cantar as palavras e/ou possíveis frases. Ainda não estamos pensando em uma forma para a composição, apenas exercitando maneiras diferentes de cantar. Avalie com os alunos:
Link 1 - Site "Discos do Brasil" - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Samba na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
Link 3 - "O mistério do samba" - Hermano Vianna - http://books.google.com/books?id=ppBQatzVxP0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 4 - "Almanaque do samba" - André Diniz - http://books.google.com/books?id=on37wuwuMS0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 5 - "Geografia carioca do samba" - Luiz Fernando Vianna - http://books.google.com/books?id=KOpVXgqxhWMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=lqlhTZK6OcT38AaK7b34Cw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CE0Q6wEwBg#v=onepage&q&f=false
Link 6 - "Samba for all" - Marcelo Salazar - http://books.google.com/books?id=UPYXJTa5hysC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwADgK#v=onepage&q&f=false
Link 7 - "Heranças do samba" - http://books.google.com/books?id=Kd1twJM9pXYC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDoQ6AEwAjgK#v=onepage&q&f=false
Link 8 - "Eletronic: samba" - http://books.google.com/books?id=ipN7ICCOZI0C&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CF8Q6AEwCTgK#v=onepage&q&f=false
Link 9 - "Tem mais samba - Das raízes à eletrônica" - Tárik de Souza - http://books.google.com/books?id=LSSgs4i3WLMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CFoQ6AEwCDgK#v=onepage&q&f=false
Link 10 - Tom Zé - Site oficial - http://www.tomze.com.br
Link 11 - Recursos Educacionais do Mec - Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18047
Link 12 - Recursos Educacionais do Mec - África na sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10290
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/01/2012
Quatro estrelasEstas aulas contribuirão muito para as aulas em nossa escola.
10/05/2011
Cinco estrelasExcelente iniciativa. Trabalho em um Projeto Social e muito dos alunos, apesar de serem negros e morarem em favelas, tem preconceito com o samba e dizem que "parece macumba" (a maioria também é evangélica). Logo, torna-se necessário fazer uma introdução de toda história do samba, sua criação e desenvolvimento, para mostrar o quanto isso pertence a nós e a ligação forte que tem com todos. Até mais.