03/03/2011
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
I Bienal do Samba - TV Record (maio, 1968) - http://1.bp.blogspot.com/_EdHLYYNjf7s/RwRKKcvxPcI/AAAAAAAAGY0/0yQYwhJK9RU/s1600/bienal-do-samba.jpg
Caro Professor(a), nesta série de três aulas "Estudando o samba" propomos uma breve abordagem do gênero por meio de pesquisa histórica, audição crítica e criação de canções.
É muito vasto o número de produções textuais sobre samba. Para compor esta bibliografia básica, vide links 2 a 9 em Recursos Complementares. Também indicamos o site de consulta discográfica "Discos do Brasil", vide link 1 em Recursos Complementares. O site oferece acesso a amplo acervo de música popular brasileira, inclusive com a possibilidade de audição de trechos de muitos dos discos elencados.
Também nesta série propomos um diálogo entre o tradicional gênero popular brasileiro com experiências contemporâneas que se apropriam da linguagem do samba. O título desta série de aulas é inspirado no disco "Estudando o Samba" de Tom Zé. Nesta obra, o artista apresenta uma série de possibilidades de leituras e interpretações do estilo motivando novas fusões do samba com outros gêneros populares. Recomendamos uma visita ao site oficial do artista, vide link 10 em Recursos Complementares.
Disco "Estudando o Samba" - Tom Zé - http://jornale.com.br/horasonora/wp-content/uploads/2009/05/estudando-o-samba.jpg
Professor, esta é uma continuação da aula "Estudando o samba - parte 01 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26588" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor.
Inicie a aula propondo que os grupos apresentem a pesquisa elaborada sobre os diversos subgêneros de samba. Exemplificamos alguns deles:
Para esta apresentação os alunos podem trazer exemplos do estilo em áudio, vídeo, imagens, utilizando a criatividade para uma exposição oral e texto escrito. Sugerimos que as pesquisas contemplem os seguintes aspectos:
Sugerimos que posteriormente a cada apresentação dos grupos seja aberto um debate com perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados. Ao final da atividade, um comentário geral do professor com a turma com o intuito de avaliar as produções dos grupos.
Atividade 2
Nelson Sargento - expoente do samba da mangueira - http://www.caras.com.br/imagens/94602/20090726132240_94602_large_nelson-sargento-integra-a-velha-guarda-da-mangueira.jpg
Nesta segunda etapa iremos utilizar o banco de palavras elencadas na aula anterior. Consulte a atividade 3 da aula "Estudando o samba - parte 01" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor.
Professor, recomendamos que entregue uma cópia do banco de palavras a cada grupo, recortadas em um envelope. Apresentamos um exemplo de palavras que poderiam constar nos envelopes:
Quanto maior for o banco de palavras, mais opções os alunos terão para conectá-las formando frases. Também é possível modificar por exemplo, batuque para batucada, samba para sambista, etc. Estas pequenas variações enriquecem de possibilidades a letra. É interessante que se estabeleça um limite mínimo de palavras constantes no banco de palavras que devem ser utilizadas. Mas as combinações são bem diversas.
Um exemplo de uma letra inicial de samba de enredo:
Deixa o meu samba chegar
Um carnaval de alegria
Deixa o meu samba cantar
Minha escola passar e levar poesia
Note que muitas palavras, conectivas ou não, podem ser acrescentadas . Todo o banco de palavras deve ser utilizado, sendo este o estímulo inicial para a criação.
Atividade 3
Roda de samba com "viola" e caixa de fósforo - http://santolouco.files.wordpress.com/2008/10/samba_011.jpg
A proposta deste terceiro momento é que os alunos construam uma melodia para estas frases, dentro das características de cada subgênero pesquisado pelos grupos. Sugerimos o seguinte roteiro para esta atividade:
Link 1 - Site "Discos do Brasil" - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Samba na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
Link 3 - "O mistério do samba" - Hermano Vianna - http://books.google.com/books?id=ppBQatzVxP0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 4 - "Almanaque do samba" - André Diniz - http://books.google.com/books?id=on37wuwuMS0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 5 - "Geografia carioca do samba" - Luiz Fernando Vianna - http://books.google.com/books?id=KOpVXgqxhWMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=lqlhTZK6OcT38AaK7b34Cw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CE0Q6wEwBg#v=onepage&q&f=false
Link 6 - "Samba for all" - Marcelo Salazar - http://books.google.com/books?id=UPYXJTa5hysC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwADgK#v=onepage&q&f=false
Link 7 - "Heranças do samba" - http://books.google.com/books?id=Kd1twJM9pXYC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDoQ6AEwAjgK#v=onepage&q&f=false
Link 8 - "Eletronic: samba" - http://books.google.com/books?id=ipN7ICCOZI0C&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CF8Q6AEwCTgK#v=onepage&q&f=false
Link 9 - "Tem mais samba - Das raízes à eletrônica" - Tárik de Souza - http://books.google.com/books?id=LSSgs4i3WLMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CFoQ6AEwCDgK#v=onepage&q&f=false
Link 10 - Tom Zé - Site oficial - http://www.tomze.com.br
Link 11 - Recursos Educacionais do Mec - Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18047
Link 12 - Recursos Educacionais do Mec - África na sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10290
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!