Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Criação de canção – “Estudando o samba” (parte 2)

 

03/03/2011

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar particularidades do trabalho de composição musical em grupo.
  • Analisar a composição em processo observando se está de acordo com as características pretendidas.
  • Estabelecer a forma e acabamento da composição.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de melodia
  • Conceito de gênero musical
Estratégias e recursos da aula

I Bienal do Samba - TV Record (maio, 1968) - http://1.bp.blogspot.com/_EdHLYYNjf7s/RwRKKcvxPcI/AAAAAAAAGY0/0yQYwhJK9RU/s1600/bienal-do-samba.jpg

 

         Caro Professor(a), nesta série de três aulas "Estudando o samba" propomos uma breve abordagem do gênero por meio de pesquisa histórica, audição crítica e criação de canções.

         É muito vasto o número de produções textuais sobre samba. Para compor esta bibliografia básica, vide links 2 a 9 em Recursos Complementares. Também indicamos o site de consulta discográfica "Discos do Brasil", vide link 1 em Recursos Complementares. O site oferece acesso a amplo acervo de música popular brasileira, inclusive com a possibilidade de audição de trechos de muitos dos discos elencados.

         Também nesta série propomos um diálogo entre o tradicional gênero popular brasileiro com experiências contemporâneas que se apropriam da linguagem do samba. O título desta série de aulas é inspirado no disco "Estudando o Samba" de Tom Zé. Nesta obra, o artista apresenta uma série de possibilidades de leituras e interpretações do estilo motivando novas fusões do samba com outros gêneros populares. Recomendamos uma visita ao site oficial do artista, vide link 10 em Recursos Complementares. 

 

Atividade 1 

Disco "Estudando o Samba" - Tom Zé - http://jornale.com.br/horasonora/wp-content/uploads/2009/05/estudando-o-samba.jpg

          Professor, esta é uma continuação da aula "Estudando o samba - parte 01 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26588" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor. 

         Inicie a aula propondo que os grupos apresentem a pesquisa elaborada sobre os diversos subgêneros de samba. Exemplificamos alguns deles:

  1. Samba canção
  2. Samba de enredo
  3. Samba de roda
  4. Samba de breque
  5. Samba de quadra
  6. Samba rock
  7. Samba reggae
  8. Samba choro e etc

         Para esta apresentação os alunos podem trazer exemplos do estilo em áudio, vídeo, imagens, utilizando a criatividade para uma exposição oral e texto escrito. Sugerimos que as pesquisas contemplem os seguintes aspectos:

  1. Histórico         
  2. Principais expoentes
  3. Exemplos sonoros
  4. Características musicais identificadas
  5. Presença do estilo na produção musical atual
  6. Gêneros contemporâneos e artistas que apresentam fusões com o estilo ou variações

        Sugerimos que posteriormente a cada apresentação dos grupos seja aberto um debate com perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados. Ao final da atividade, um comentário geral do professor com a turma com o intuito de avaliar as produções dos grupos. 

 

Atividade 2 

Nelson Sargento - expoente do samba da mangueira - http://www.caras.com.br/imagens/94602/20090726132240_94602_large_nelson-sargento-integra-a-velha-guarda-da-mangueira.jpg

         Nesta segunda etapa iremos utilizar o banco de palavras elencadas na aula anterior. Consulte a atividade 3 da aula "Estudando o samba - parte 01" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor. 

         Professor, recomendamos que entregue uma cópia do banco de palavras a cada grupo, recortadas em um envelope. Apresentamos um exemplo de palavras que poderiam constar nos envelopes:

  • Samba
  • Caixa de fósforo
  • Batuque
  • Escola de samba
  • Poesia
  • Alegria
  • Carnaval

         Quanto maior for o banco de palavras, mais opções os alunos terão para conectá-las formando frases. Também é possível modificar por exemplo, batuque para batucada, samba para sambista, etc. Estas pequenas variações enriquecem de possibilidades a letra. É interessante que se estabeleça um limite mínimo de palavras constantes no banco de palavras que devem ser utilizadas. Mas as combinações são bem diversas. 

        Um exemplo de uma letra inicial de samba de enredo:

         Deixa o meu samba chegar

        Um carnaval de alegria

        Deixa o meu samba cantar

        Minha escola passar e levar poesia

         

         Note que muitas palavras, conectivas ou não, podem ser acrescentadas . Todo o banco de palavras deve ser utilizado, sendo este o estímulo inicial para a criação. 

 

Atividade 3 

Roda de samba com "viola" e caixa de fósforo - http://santolouco.files.wordpress.com/2008/10/samba_011.jpg

         A proposta deste terceiro momento é que os alunos construam uma melodia para estas frases, dentro das características de cada subgênero pesquisado pelos grupos. Sugerimos o seguinte roteiro para esta atividade:

  1. Pesquisar maneiras de cantar as frases, buscando compreender as características rítmicas e melódicas presentes no estilo.
  2. Organizar a forma da música: Parte A, B, C, Refrão, etc. Diversas formas podem ser experimentadas com o intuito de que a música não fique demasiadamente repetitiva e com variações suficientes para manutenção do interesse ao longo de todo o samba. A forma também determina o tamanho da música, traduzido pelo tempo. Para efeito de exercício oriente os alunos para buscarem um equilíbrio, uma forma nem tão curta, nem longa demais. Em média de 2 a 3 minutos de música é um tempo razoável e bastante difundido no estilo. 
  3. Dar acabamento à letra e melodia, revendo frases que não funcionam, substituição de palavras, sentidos que não estão claros, variações na melodia, etc. Também pode-se pesquisar a tonalidade buscando um registro mais confortável para que todos cantem juntos. 
  4. Ensaiar a composição cantando e analisar se as características estão de acordo com o subgênero pretendido. Proponha que os alunos empreendam revisões no sentido de aprimorar os pontos que possam ainda não estar bem resolvidos.  
Recursos Complementares

 

Link 1 - Site "Discos do Brasil" - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/

Link 2 - Samba na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

Link 3 - "O mistério do samba" - Hermano Vianna - http://books.google.com/books?id=ppBQatzVxP0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Link 4 - "Almanaque do samba" - André Diniz - http://books.google.com/books?id=on37wuwuMS0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Link 5 - "Geografia carioca do samba" - Luiz Fernando Vianna - http://books.google.com/books?id=KOpVXgqxhWMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=lqlhTZK6OcT38AaK7b34Cw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CE0Q6wEwBg#v=onepage&q&f=false

Link 6 - "Samba for all" - Marcelo Salazar - http://books.google.com/books?id=UPYXJTa5hysC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwADgK#v=onepage&q&f=false

Link 7 - "Heranças do samba" - http://books.google.com/books?id=Kd1twJM9pXYC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDoQ6AEwAjgK#v=onepage&q&f=false

Link 8 - "Eletronic: samba" - http://books.google.com/books?id=ipN7ICCOZI0C&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CF8Q6AEwCTgK#v=onepage&q&f=false

Link 9 - "Tem mais samba - Das raízes à eletrônica" - Tárik de Souza - http://books.google.com/books?id=LSSgs4i3WLMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CFoQ6AEwCDgK#v=onepage&q&f=false

Link 10 - Tom Zé - Site oficial - http://www.tomze.com.br

 

Link 11 - Recursos Educacionais do Mec - Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18047

Link 12 - Recursos Educacionais do Mec - África na sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10290

 

 

 

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  • Conseguiram desenvolver a composição musical em grupo?
  • Analisaram a composição observando se está de acordo com as características pretendidas?
  • Estabeleceram forma e acabamento para a composição?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.