Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nova ordem ou nova desordem mundial?

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países. Deverá realizar análises sobre as atuais divergências e desigualdades presentes no novo ordenamento geopolítico e econômico internacional.

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter um conhecimento prévio sobre o período e o fim da Guerra Fria. Deverão conhecer a ordem bipolar e as principais características do capitalismo e do socialismo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º passo:

O professor deverá iniciar a aula com os seguintes questionamentos:

O que é ordem (ou desordem) mundial?

Qual é a (des)ordem do mundo atual?

O que as pessoas mais buscam/almejam no mundo atual? (Nesse questionamento poderão aparecer respostas variadas. Aproveitar para trabalhar o lado humano das relações entre as pessoas).

O que vocês pensam sobre a disseminação do consumo pelo mundo?

Todas as pessoas têm acesso aos produtos disponíveis no mercado? Por quê?

 

2º passo:

Mostrar a imagem e deixar livre para análises.

Disponível em: http://circbolivarianopaulofreire.blogspot.com/, acessado em 15/12/2010. 

Cada aluno deve escrever, individualmente, uma breve análise sobre a imagem. Os alunos deverão ser chamados a atenção para perceber o conteúdo da imagem. Seriam produtos (nesse caso bolsas) produzidos/montados com matérias primas de várias origens. A aula deverá acontecer na sala de informática da escola, onde os alunos terão oportunidade de pesquisar sobre a produção de outros produtos, escolhidos de acordo com interesse deles próprios, e verificar a origem da(s) matéria(s) prima(s) principal(is) na elaboração/construção de tal produto.

Feito isso, eles deverão se reunir em grupos de 3 ou 4 para discutir e trocar opiniões, construindo um pequeno texto (único para o grupo).

A turma deverá ser organizada em círculo, de modo que todos possam se ver, para leitura dos textos construídos pelos grupos. O professor deve, depois da leitura, mediar um debate, onde muitos conhecimentos e ideias devem ser orientados a fim de que tenham um encadeamento.

 

Aula 2

1º passo:

O professor deverá trabalhar a leitura e a análise dos textos:

A HEGEMONIA DO NOVO LIBERALISMO

Corrente dominante no pensamento econômico contemporâneo, o neoliberalismo defende a abertura dos mercados e a redução do Estado.

No começo dos anos 1990, entramos num novo momento econômico mundial, que se convencionou chamar de globalização. Iniciado com o fim da Guerra Fria, após a queda do Muro de Berlim (1989) e a derrocada da União Soviética (1991) e dos regimes comunistas do Leste Europeu, é um período marcado pela crescente interdependência de todos os atores econômicos globais - governos, empresas e movimentos sociais.

Para entendermos a globalização, é preciso saber que o fenômeno em si começou há muito tempo. Os primeiros passos rumo à conformação de um mercado mundial e de uma economia global remontam aos séculos XV e XVI, com a expansão ultramarina européia. [...] O mercantilismo estimulou a procura de diversas rotas comerciais da Europa para Ásia e a África, cujas riquezas iriam somar-se aos tesouros extraídos das minas de prata e ouro do continente americano.

Essas riquezas forneceram a base para a Revolução Industrial, no fim do século XVIII, que, com o tempo, desenvolveu o trabalho assalariado e o mercado consumidor. As descobertas científicas e as inovações de máquinas provocaram a expansão dos setores industrializados e possibilitaram o desenvolvimento da exportação de produtos.

Surgiram, no fim do século XIX, as corporações multinacionais, industriais e financeiras, que iriam reforçar-se e crescer no século seguinte. O mercado mundial estava, então, atingindo todos os continentes. A interdependência econômica entre as nações tornou-se evidente em 1929: após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a depressão econômica teve consequências negativas em todo o planeta. Enquanto isso, a Revolução Russa de 1917 e outros movimentos após a II Guerra Mundial retiraram diversos países de uma inserção direta no mercado mundial. Mas, com o tempo, esses regimes comunistas passaram a sentir uma crescente pressão econômica e política e foram se abrindo, gradualmente.

O fim do século XX assiste a um salto nesse processo. Em 1989 ocorre a queda do Muro de Berlim, marco da derrocada dos regimes comunistas no Leste Europeu. Nos anos seguintes, esses países serão incorporados ao sistema econômico mundial. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-se quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios.

[...]

Fonte: Atualidades Vestibular. São Paulo: Abril, 2008. p. 152.

 

TURBULÊNCIAS NO MUNDO GLOBALIZADO

A economia mundial enfrenta recessão em 2009, após crise financeira iniciada nos Estados Unidos.

Falência de bancos e indústrias, bolsas de valores em queda e países com a economia em crise. Esses têm sido alguns dos acontecimentos recentes da economia mundial, sobre os quais podemos ler todo dia nos jornais e revistas. Como, atualmente, a economia dos países é muito interligada, a crise iniciada há dois anos no mercado financeiro dos Estados Unidos acabou rapidamente por afetar a economia global de modo geral.

A atual crise estourou em setembro de 2008, quando uma onda de falências atingiu bancos e empresas imobiliárias norte-americanos. A seguir, o problema espraiou-se para a Europa, provocando a pior crise econômica desde a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Em consequência, o mundo entrou numa recessão em 2009, da qual estava tentando se recuperar no fim do ano, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas eis que, em dezembro, eclodiu uma crise de endividamento financeiro da Grécia, país da União Europeia, que voltou a tumultuar as bolsas de valores e os mercados internacionais.

As principais características da atual crise, como a grande liberdade de movimento de capitais e a velocidade com que os problemas financeiros surgidos nos Estados Unidos se espalharam, são típicas da globalização, atual fase de desenvolvimento da economia global, na qual o mundo entrou há duas décadas.

[...]

Fonte: Atualidades Vestibular. São Paulo: Abril, 2011. p. 134.

 

2º passo:

Depois de lido e chamado a atenção para pontos fundamentais do texto (inclusive, fazendo referências a fatos históricos relevantes para a compreensão da organização do espaço mundial), o professor deve organizar novamente a turma com os grupos da aula anterior e pedir que reflitam e anotem sobre os seguintes questionamentos:

Como era a ordem mundial no período da Guerra Fria?

Como vocês imaginam ser a vida em um país que adotou o sistema socialista, como forma de gerir a nação?

O que vocês pensam a cerca da possibilidade de implementação de um outro de sistema, em alguns países do mundo?

Vocês conseguem imaginar, de que maneira, um país (ou grupo de países) socialista enfrentaria o capitalismo hoje?

Como vocês avaliam a economia global? Quais são os pontos positivos e negativos dessa economia para a sociedade mundial?

Como pode ser estabelecida a nova (des)ordem mundial?

Com tantos avanços técnicos e científicos, de que forma vocês pensam o futuro do planeta?

 

Dica: a leitura dessas respostas pode gerar um seminário em outro momento. Para a execução do seminário, os alunos poderão fazer uma pesquisa na internet, livros e revistas disponíveis na escola, com a orientação do professor, e objetivar a construção de um material sistematizado (em forma de texto, em tópicos ordenados, com imagens, charges, vídeos, entrevistas postadas na internet e outros) para a discussão e apresentação no seminário proposto.

Recursos Complementares

Recursos:

-Textos;

-Imagem.

Bibliografia:

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

Endereços eletrônicos:

http://desenvolvimentoemquestao.blogspot.com/2009/07/por-uma-outra-globalizacao-milton.html

Entrevista com Milton Santos - Conexão Roberto D'Ávila (1998) (vídeo) - Disponível em: http://www.cantacantos.com.br/blog/?p=8177

Avaliação

O professor deverá avaliar a participação dos alunos, desde a formação e organização dos grupos, até o seu comprometimento/envolvimento nas discussões, na pesquisa, nas respostas solicitadas e na argumentação e respeito com opiniões divergentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Higino Ferreira, Escola Estadual Padre José Maria De Man , Minas Gerais - disse:
    higino.cocais@ig.com.br

    20/08/2013

    Quatro estrelas

    Legal sua criatividade, proporcionando a seus alunos compreender melhor o que se passara desde 1401, no séc. XV , até o processo de globalização em sua totalidade, até o momento. Além de lhes mostrar que em suas imaginações eles podem criar e dar sugestões das situações que foram enfretadas pelos socialistas na guerra fria , com fome e miséria em seus países. Parabéns pela iniciativa e boa sorte!!! Sds.


  • Marcelo Goatardi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - História , Mato Grosso do Sul - disse:
    gotardi_41@hotmail.com

    06/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente "formatação" da aula...principalmente pela Bibliografia utilizada!!! Parabéns e boa aula!!


  • lourdes batista da silva teixeira, Secretaria Municipal de Educação de CAMPESTRE DE GOIAS , Goiás - disse:
    lourdesbst@hotmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    parabéns pela iniciativa.sucesso. Lourdes


  • jose, Áustria - disse:
    jose_camilo@hotmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.