21/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O aluno deverá compreender a formação de um novo arranjo geopolítico, econômico e social nos países. Deverá realizar análises sobre as atuais divergências e desigualdades presentes no novo ordenamento geopolítico e econômico internacional.
Os alunos deverão ter um conhecimento prévio sobre o período e o fim da Guerra Fria. Deverão conhecer a ordem bipolar e as principais características do capitalismo e do socialismo.
Aula 1
1º passo:
O professor deverá iniciar a aula com os seguintes questionamentos:
O que é ordem (ou desordem) mundial?
Qual é a (des)ordem do mundo atual?
O que as pessoas mais buscam/almejam no mundo atual? (Nesse questionamento poderão aparecer respostas variadas. Aproveitar para trabalhar o lado humano das relações entre as pessoas).
O que vocês pensam sobre a disseminação do consumo pelo mundo?
Todas as pessoas têm acesso aos produtos disponíveis no mercado? Por quê?
2º passo:
Mostrar a imagem e deixar livre para análises.
Disponível em: http://circbolivarianopaulofreire.blogspot.com/, acessado em 15/12/2010.
Cada aluno deve escrever, individualmente, uma breve análise sobre a imagem. Os alunos deverão ser chamados a atenção para perceber o conteúdo da imagem. Seriam produtos (nesse caso bolsas) produzidos/montados com matérias primas de várias origens. A aula deverá acontecer na sala de informática da escola, onde os alunos terão oportunidade de pesquisar sobre a produção de outros produtos, escolhidos de acordo com interesse deles próprios, e verificar a origem da(s) matéria(s) prima(s) principal(is) na elaboração/construção de tal produto.
Feito isso, eles deverão se reunir em grupos de 3 ou 4 para discutir e trocar opiniões, construindo um pequeno texto (único para o grupo).
A turma deverá ser organizada em círculo, de modo que todos possam se ver, para leitura dos textos construídos pelos grupos. O professor deve, depois da leitura, mediar um debate, onde muitos conhecimentos e ideias devem ser orientados a fim de que tenham um encadeamento.
Aula 2
1º passo:
O professor deverá trabalhar a leitura e a análise dos textos:
A HEGEMONIA DO NOVO LIBERALISMO
Corrente dominante no pensamento econômico contemporâneo, o neoliberalismo defende a abertura dos mercados e a redução do Estado.
No começo dos anos 1990, entramos num novo momento econômico mundial, que se convencionou chamar de globalização. Iniciado com o fim da Guerra Fria, após a queda do Muro de Berlim (1989) e a derrocada da União Soviética (1991) e dos regimes comunistas do Leste Europeu, é um período marcado pela crescente interdependência de todos os atores econômicos globais - governos, empresas e movimentos sociais.
Para entendermos a globalização, é preciso saber que o fenômeno em si começou há muito tempo. Os primeiros passos rumo à conformação de um mercado mundial e de uma economia global remontam aos séculos XV e XVI, com a expansão ultramarina européia. [...] O mercantilismo estimulou a procura de diversas rotas comerciais da Europa para Ásia e a África, cujas riquezas iriam somar-se aos tesouros extraídos das minas de prata e ouro do continente americano.
Essas riquezas forneceram a base para a Revolução Industrial, no fim do século XVIII, que, com o tempo, desenvolveu o trabalho assalariado e o mercado consumidor. As descobertas científicas e as inovações de máquinas provocaram a expansão dos setores industrializados e possibilitaram o desenvolvimento da exportação de produtos.
Surgiram, no fim do século XIX, as corporações multinacionais, industriais e financeiras, que iriam reforçar-se e crescer no século seguinte. O mercado mundial estava, então, atingindo todos os continentes. A interdependência econômica entre as nações tornou-se evidente em 1929: após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a depressão econômica teve consequências negativas em todo o planeta. Enquanto isso, a Revolução Russa de 1917 e outros movimentos após a II Guerra Mundial retiraram diversos países de uma inserção direta no mercado mundial. Mas, com o tempo, esses regimes comunistas passaram a sentir uma crescente pressão econômica e política e foram se abrindo, gradualmente.
O fim do século XX assiste a um salto nesse processo. Em 1989 ocorre a queda do Muro de Berlim, marco da derrocada dos regimes comunistas no Leste Europeu. Nos anos seguintes, esses países serão incorporados ao sistema econômico mundial. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-se quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios.
[...]
Fonte: Atualidades Vestibular. São Paulo: Abril, 2008. p. 152.
TURBULÊNCIAS NO MUNDO GLOBALIZADO
A economia mundial enfrenta recessão em 2009, após crise financeira iniciada nos Estados Unidos.
Falência de bancos e indústrias, bolsas de valores em queda e países com a economia em crise. Esses têm sido alguns dos acontecimentos recentes da economia mundial, sobre os quais podemos ler todo dia nos jornais e revistas. Como, atualmente, a economia dos países é muito interligada, a crise iniciada há dois anos no mercado financeiro dos Estados Unidos acabou rapidamente por afetar a economia global de modo geral.
A atual crise estourou em setembro de 2008, quando uma onda de falências atingiu bancos e empresas imobiliárias norte-americanos. A seguir, o problema espraiou-se para a Europa, provocando a pior crise econômica desde a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Em consequência, o mundo entrou numa recessão em 2009, da qual estava tentando se recuperar no fim do ano, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas eis que, em dezembro, eclodiu uma crise de endividamento financeiro da Grécia, país da União Europeia, que voltou a tumultuar as bolsas de valores e os mercados internacionais.
As principais características da atual crise, como a grande liberdade de movimento de capitais e a velocidade com que os problemas financeiros surgidos nos Estados Unidos se espalharam, são típicas da globalização, atual fase de desenvolvimento da economia global, na qual o mundo entrou há duas décadas.
[...]
Fonte: Atualidades Vestibular. São Paulo: Abril, 2011. p. 134.
2º passo:
Depois de lido e chamado a atenção para pontos fundamentais do texto (inclusive, fazendo referências a fatos históricos relevantes para a compreensão da organização do espaço mundial), o professor deve organizar novamente a turma com os grupos da aula anterior e pedir que reflitam e anotem sobre os seguintes questionamentos:
Como era a ordem mundial no período da Guerra Fria?
Como vocês imaginam ser a vida em um país que adotou o sistema socialista, como forma de gerir a nação?
O que vocês pensam a cerca da possibilidade de implementação de um outro de sistema, em alguns países do mundo?
Vocês conseguem imaginar, de que maneira, um país (ou grupo de países) socialista enfrentaria o capitalismo hoje?
Como vocês avaliam a economia global? Quais são os pontos positivos e negativos dessa economia para a sociedade mundial?
Como pode ser estabelecida a nova (des)ordem mundial?
Com tantos avanços técnicos e científicos, de que forma vocês pensam o futuro do planeta?
Dica: a leitura dessas respostas pode gerar um seminário em outro momento. Para a execução do seminário, os alunos poderão fazer uma pesquisa na internet, livros e revistas disponíveis na escola, com a orientação do professor, e objetivar a construção de um material sistematizado (em forma de texto, em tópicos ordenados, com imagens, charges, vídeos, entrevistas postadas na internet e outros) para a discussão e apresentação no seminário proposto.
Recursos:
-Textos;
-Imagem.
Bibliografia:
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
Endereços eletrônicos:
http://desenvolvimentoemquestao.blogspot.com/2009/07/por-uma-outra-globalizacao-milton.html
Entrevista com Milton Santos - Conexão Roberto D'Ávila (1998) (vídeo) - Disponível em: http://www.cantacantos.com.br/blog/?p=8177
O professor deverá avaliar a participação dos alunos, desde a formação e organização dos grupos, até o seu comprometimento/envolvimento nas discussões, na pesquisa, nas respostas solicitadas e na argumentação e respeito com opiniões divergentes.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2013
Quatro estrelasLegal sua criatividade, proporcionando a seus alunos compreender melhor o que se passara desde 1401, no séc. XV , até o processo de globalização em sua totalidade, até o momento. Além de lhes mostrar que em suas imaginações eles podem criar e dar sugestões das situações que foram enfretadas pelos socialistas na guerra fria , com fome e miséria em seus países. Parabéns pela iniciativa e boa sorte!!! Sds.
06/07/2013
Cinco estrelasExcelente "formatação" da aula...principalmente pela Bibliografia utilizada!!! Parabéns e boa aula!!
19/02/2013
Cinco estrelasparabéns pela iniciativa.sucesso. Lourdes
28/03/2011
Cinco estrelasmuito bom