19/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Identificar as regiões do Brasil e seus respectivos estados;
Associar o jogo/brincadeira ao região/estado e sua história;
Apresentar jogos de regiões/estados diferentes e debater sobre a sua prática nos dias atuais;
Associar a região e a criação do jogo/brincadeira
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, para a elaboração e desenvolvimento desta aula sugiro que faça uma integração com os professores de geografia e história da turma.
ATIVIDADE I - ORGANIZANDO A PESQUISA SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS REGIÕES DO BRASIL
Fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2008/10/25/25_MVG_rio_amarelinha.jpg
Professor, encaminhe-se com seus alunos para a sala de informática ou laboratório de informática, a fim de, organizar a pesquisa sobre o tema. Divida a turma em grupos de 5/6 alunos que deverão organizar o grupo para a realização da pesquisa.
DICAS DE SITE PARA PESQUISA:
Ofereça alguns tópicos para que os alunos possam se guiar, por exemplo:
ATIVIDADE II - DEBATE SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS NAS REGIÕES DO BRASIL
Professor, esta atividade servirá não só para os grupos apresentarem os seus trabalhos, mas também para dinamizar um debate sobre a presença dos jogos/brincadeiras nas diversas regiões do Brasil e seus estados.
Apresente o mapa do Brasil com suas respectivas regiões:
Fonte: http://mochileiro.tur.br/mp%20rg%20Mapa%20regioes%20do%20Brasil2.jpg
Faça as seguintes perguntas:
ATIVIDADE III - PESQUISANDO SOBRE JOGOS/BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR
Professor, nesta atividade mantenha a organização da turma em grupos e oriente-os a fazerem entrevistas com integrantes da comunidade escolar, tais como: professores, funcionários , etc.
Eles deverão fazer perguntas simples:
Professor, ao final da pesquisa retorne a sala de aula com os alunos, recolha os trabalhos e dinamize um pequeno debate sobre o tema da aula.
Visite os sites -
BRINCADEIRAS POPULARES - http://www.saberweb.com.br/brincadeiras-populares/
BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS E JOGOS DO BRASIL - http://www.scribd.com/doc/32137714/Brincadeiras-brinquedos-e-jogos-do-Brasil
ASSISTA AO VÍDEO - Escatumbararibe - Lenga la Lenga - http://www.youtube.com/watch?v=ft6Kg7S-LBE
A avaliação desta aula será a partir da pesquisa realizada pelos alunos e da entrevista realizada na comunidade escolar, sobretudo, se os alunos compreenderam quantas regiões tem o país e, se identificaram alguns estados que pertencem as respectivas regiões. Valorize também a indicação dos jogos/brincadeiras que os alunos conseguiram apontar nas regiões do Brasil
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/06/2012
Três estrelasGostei muito fez eu aprender mais, coisas que a minha professora estava ensimando dentro da sala de aula que eu n estava aprendendo eu aprendi aqi neste sait.. Foi muito bom para mim, espero eu nunca mais esqueçer e levar a a minha vida.. E isso Obrigado.. Bjão
13/03/2011
Cinco estrelasmuito legal viu mas estou procurando jogos dos estados e suas capitais para dar aula para os meus alunos.
03/03/2011
Cinco estrelasNota dez, pois as atividades são ótimas. Parabéns!