Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCRITA DAS NARRATIVAS TRADICIONAIS

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Realizar pesquisa e coleta de narrativas tradicionais;
  • Realizar a leitura de narrativas tradicionais;  
  • Realizar a reescrita das narrativas tradicionais.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler, escrever e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que para iniciar essa aula o professor apresente para os seus alunos "Luis da Câmara Cascudo", sugerimos a aula do portal intitulada: LUÍS DA CÂMARA CASCUDO: QUEM É ESSE PERSONAGEM? que se encontra no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25620  .

Depois de apresentar esse importante personagem para a história brasileira, sugerimos que o professor traga para os seus alunos o livro: Contos Tradicionais do Brasil de Luis da Câmara Cascudo.

 

Sinopse

Luís da Câmara Cascudo, pesquisador incansável, preocupado com a Literatura Oral do Brasil, reuniu, nesta obra, as versões dos Contos tradicionais - na sua maioria ouvidos, com carinho, de pessoas do povo do seu Estado. Procurou o Mestre, por meio de uma sistematização, dividir os temas em: contos de encantamento, religiosos, etiológicos, adivinhação e outros, a fim de facilitar a leitura e a compreensão. Esses contos ainda hoje são recontados em todo o país.

Depois de apresentar o livro para a turma o professor poderá escolher alguns contos para serem lidos.

Essa leitura poderá acontecer de várias formas: coletiva, silenciosa, uma criança ler para a turma, a professora ler para a turma. O professor poderá construir diversas dinâmicas de leituras para trabalhas os contos escolhidos. É importante que ao final de cada leitura o professor retome, junto ao grupo, sobre as ideias do texto, quais são os possíveis personagens, qual mesmo o título do conto etc.

Após o trabalho com a leitura desses textos o professor poderá sugerir que cada aluno faça a escolha de um dos contos apresentados e realize uma reescrita com ilustração.

Depois de construído, esses textos poderão ser lidos para toda a turma como também, poderá fazer parte de uma coletâneas de reescritas dos contos tradicionais do Brasil.

Recursos Complementares

Sugerimos como recurso complementar o link:  http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf . Essa sugestão apresenta outros contos tradicionais, saindo do foco da obra de Cascudo, que apresenta apenas os contos tradicionais brasileiros.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram da leitura dos contos tradicionais;
  • Reconhecem os contos tradicionais apresentados (pelos seus título, personagens);
  • Participaram da reescrita dos contos tradicionais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.