14/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Vivenciar experiências estéticas e artísticas.
Desenvolver habilidades de execução e expressão de movimentos.
Conhecer produções artísticas e estéticas de sua região.
Construir objetos artísticos em diferentes linguagens
Linguagens artísticas.
ATIVIDADE 1
Converse com os alunos sobre as manifestações artisticas que eles conhecem. Em seguida, os alunos irão aprenciar vídeos e depois conversar sobre o que perceberam/acharam interessante. Peça para eles destacarem as manifestações culturais que o vídeo mostra. Após, a apreciação do vídeo as crianças irão registrar por meio do desenho e escrita o que aprenderam.
Diversidade brasileira
http://www.youtube.com/watch?v=cV_-QOCdxDI&feature=related
Danças folclóricas
http://www.youtube.com/watch?v=E4vWs8yEbQs&feature=fvst
ATIVIDADE 2
Organize uma oficina de música. Leve um CD com diferentes ritmos gravados. As crianças são organizadas em uma grande roda no pátio/quadra. Ao som da música clássica elas irão fazer movimentos livres com o corpo. Em seguida, distribua bola de encher para cada participante, em duplas elas irão dançar. Sendo que uma faz o movimento e a outra repete/imita, depois elas trocam de posição. Troque a música (sugerimos as músicas Superfantástico do Balão Mágico, Uma partida de futebol de Skank). As crianças criam movimentos de acordo com o ritmo da música. Após essa atividade, sugira o registro com desenho. Entregue para as crianças papel colorido, lápis de cor e giz de cera. Exponha os desenhos.
ATIVIDADE 3
Combine com as crianças uma aula de campo para conhecer o artesanato local. Leve- as ao centro ou feira de artesanato da cidade. Durante a visita as crianças poderão conversar com os artesãos, apreciar os trabalhos, fazer compras. As crianças deverão levar um diário de campo para registrar o que observarem durante a visita. Ao retornar para sala de aula, converse com as crianças e organize um texto coletivo registrando o que eles aprenderam sobre as produções artísticas e estéticas de sua região.
ATIVIDADE 4
Promova uma oficina de criatividade. Sugira as crianças que imaginem um objeto de arte para produzir. Deixe a disposição das crianças papel de vários tipos, jornal, fita crepe, cola, cola gliter, TNT, sucata, brinquedos, argila, palitos, barbante, tecido, lã e etc. As crianças poderão usar a criatividade livremente e produzir um objeto. Depois que os objetos estiverem prontos organize uma exposição na escola.
Observar e registrar se a criança é capaz de:
Vivenciar experiências estéticas e artísticas.
Desenvolver habilidades de execução e expressão de movimentos.
Conhecer produções artísticas e estéticas de sua região.
Construir objetos artísticos em diferentes linguagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!