Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrimento do Brasil

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Principais motivos que levaram Portugal a aportar em costas americanas.

• As principais teorias historiográficas para o descobrimento do Brasil.

• Brasil: terra habitada por indígenas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções sobre as estruturas básicas do Ocidente medieval.

• A formação do Estado português e o seu pioneirismo naval.

• As Grandes Navegações

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que o Descobrimento do Brasil faz parte de um contexto mais amplo, o das Grandes Navegações. Além disso, é importante que ele esclareça os alunos a respeito das controvérsias sobre a chegada dos portugueses à América.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Apresentar aos alunos as seguintes imagens:

• Imagem 1: http://1.bp.blogspot.com/_2GftjDNXV7A/S9DFYxFXu8I/AAAAAAAABSI/ShpZPegMWzo/s1600/Desc.+do+Brasil+I.gif 

 

• Imagem 2: http://www.brasilescola.com/upload/e/Descobrimento%20do%20Brasil%20-%20BRESCOLA.jpg 

• Imagem 3: http://www.historiadetudo.com/descobrimento-brasil.jpg  

A seguir, estimular os alunos a uma discussão, questionando-os:

• A que se referem às imagens?

• Em qual contexto elas se inserem?

• Quem são os personagens presentes nas imagens?

Segunda aula

Atividade

Apresentar aos alunos o texto a seguir, disponível em: http://www.consciencia.org/resumo-sobre-o-descobrimento-do-brasil .  

Com base no texto e na discussão da aula anterior, o professor deverá propor o desenvolvimento de uma redação de 20-25 linhas a respeito do Descobrimento do Brasil. Entre os elementos que deverão ser explorados no texto, elencamos, principalmente, os seguintes:

• Contexto em que se insere o descobrimento do Brasil;

• Os objetivos portugueses com a chegada à América;

• A teoria do descobrimento por casualidade;

• A teoria do descobrimento por intencionalidade;

• A carta de Pero Vaz de Caminha e seu conteúdo.

Terceira aula 

O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens disponíveis nos links abaixo e questionando sobre elas:

http://4.bp.blogspot.com/_A3F2820uOII/S0-vpi-QuyI/AAAAAAAABuQ/5KTjEJ7gtZQ/s400/indios_14_b.jpg  

http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1229801607_escravidao_do_indio_1.jpg 

– A quem elas se referem?

Em seguida, apresentar o seguinte texto, disponível em: http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/ .  

Feita a leitura do texto, reunir a turma em grande círculo e iniciar um debate a respeito dos índios brasileiros no tempo dos descobrimentos. O professor deve seguir o seguinte roteiro:

• Quem eram os indígenas?

• Como se organizavam?

• Quais as principais tribos?

• Como se deu a relação inicial com os portugueses?

• O que pensavam dos índios os portugueses?

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, a terra já era habitada e que a relação entre nativos e europeus nem sempre se deu de forma amistosa. Compreenderão, também, os principais motivos que levaram o reino de Portugal a aportar em costas brasileiras, assim como conhecerão as teorias historiográficas da casualidade e da intencionalidade do Descobrimento do Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria da Luz Ferreira, Centro de Ensino Terzinha de Jesus Silva Borges , Maranhão - disse:
    luzferreira@gmail.com

    27/10/2015

    Quatro estrelas

    O conteúdo foi bem elaborada e distribuidas em três aulas. Gostei bastante, foi o conteúdo que estava procurando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.