14/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Embalagens |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Jóias |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical.
Planos Secantes, estudo dos planos.
Professor, sugere-se apresentar molduras de madeira que deverão representar alguns planos de projeção e deverão ser fixados sobre um plano vertical PV e outro horizontal de projeção PH.
Oriente os alunos que esses planos são perpendiculares ao plano horizontal. Apresente agora um plano de projeção.
Oriente os alunos que esse plano é perpendicular ao plano vertical de projeção.
Utilize o plano Frontal com o plano de Topo, para representar a intersecção desses planos.
Professor, demonstre para os alunos que os planos se interceptam em dois pontos e que geram uma reta de interseção.
Poderemos representar as interseções dos outros planos e solicitar aos alunos que observem os pontos e as retas de interseção.
Professor, oriente os alunos, quando um dos planos é perpendicular em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical, a reta de interseção já está definida, uma vez que suas projeções coincidem ou estão sobre os respectivos traços dos planos.
Utilizararemos agora o plano de Perfil, sendo interceptado pelos planos Frontal, Vertical de Perfil.
Solicite que os alunos observem que não existe interseção entre dois planos de perfil.
Atividade 01:
Professor, represente no quadro de sala as imagens das interseções dos planos estudados e solicite que os alunos identifiquem os planos secantes e suas retas de interseção.
Atividade 02:
Professor, sugere-se que os alunos fixem melhor esse conteúdo, trabalhando com maquetes. Os alunos necessitam manusear o “concreto” para melhor percepção visual e espacial. Com quatro plaquinhas de isopor é possível fazer as experiências das interseções do plano Topo com: Frontal, Vertical e Perfil.
Com mais quatro as interseções do plano de Perfil com: Frontal, Vertical e Perfil.
Admitindo-se uma média de 30 alunos em sala de aula, proponha um trabalho em grupo da seguinte forma:
- 12 alunos executariam as interseções, sendo que dois alunos trabalhariam um plano juntos.
- 12 alunos fariam as imagens das interseções dos planos e a reta de interseção dois a dois.
- 6 alunos no suporte para ajudarem os grupos e organizarem a distribuição de materiais.
Exemplo da interseção do plano de Topo com Perfil, executados com as plaquinhas de isopor. As demais interseções de planos, poderão ter os mesmos procedimentos.
As placas deverão ser encaixadas com pequenos alfinetes. Professor, apresente as maquetes utilizadas nesse conteúdo, onde molduras de quadros vazados, representaram os planos de projeção e suas interseções.
Com organização em etapas os alunos serão capazes de montar as maquetes e os demais grupos executarem suas tarefas. As maquetes são muito importantes, pois os alunos sempre agradecem esse recurso para a fixação de conteúdos que requerem a percepção espacial.
Atividade 03:
Proponha a apresentação das maquetes com os alunos, que participaram da execução.
Peça para os alunos organizarem uma exposição na própria sala de aula, acompanhada das representações gráficas das interseções. Esse trabalho poderá ser uma avaliação para o bimestre ou trimestre.
Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Todas as imagens da aula foram criadas pela autora da aula com o software Geogebra
Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?
Os alunos identificaram as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!