Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A pontuação faz a diferença

 

20/01/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer problemas causados pelo uso de pontuação inadequada.
  • Identificar problemas de pontuação.  
  • Resolver problemas semânticos por meio da utilização adequada da pontuação.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pontuação: usos do ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, reticências, travessão e vírgula.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em parceria;
  • discussão coletiva;
  • entrevista.

 

 

Recursos:

  • folhas xerocopiadas;
  • quadro e giz.

 

 

Aula 1

Atividade 1

 

Importante: professor, como já posto  na seção "Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos", é de suma importância que esta aula seja dada apenas após a exploração dos sinais de pontuação e seus usos habituais. Nesta aula o foco com a pontuação recairá sobre o sentido por ela produzido em vários discursos.

Mas caso queira recordar com os alunos os usos básicos da pontuação, trabalhe com o poema : "A família pontuação", disponível em: http://www.scribd.com/doc/4850157/Texto-lacunar-pontuacao-verso-7

Para tornar divertida a recordação dos usos básicos da pontuação por meio do poema, após os alunos completarem os tracejados, o professor pode propor um jogral com os alunos variando a entonação, as pessoas, trocando os versos, dentre outras alternativas criativas.

Você, professor, pode também levar os alunos para o laboratório de informática e deixá-los brincar com o joguinho online de pontuação. Disponível em:

http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm

 

Para início da aula, o professor distribuirá aos alunos o texto abaixo e solicitará que façam a leitura silenciosa:

 

Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '

Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:

"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:

"Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:

"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro. Nada dou aos pobres."

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."

 

Texto disponível em:   http://simplesmenteportugues.blogspot.com/2009/06/sala-de-aula-texto-para-trabalhar.html

 

Após a leitura, o professor questionará:

 

  • Qual o impasse da história?
  • Por que se deu esse impasse?
  • Como resolvê-lo?

Depois de discutidas as questões, o professor comentará que nesse exemplo fica evidente a importância de uma pontuação adequada aos propósitos enunciativos. Formalizará ainda com os alunos que a aula tratará do uso da pontuação e os efeitos de sentido por ela provocados.

 

No caderno, o docente pedirá aos alunos para elaborarem o texto:

a) incluindo todos os personagens como herdeiros da fortuna.

b) incluindo todos os personagens com exceção dos pobres.

 

Após a elaboração, segue a correção das frases.

 

Para findar esta primeira atividade, é importante que o professor conclua que no texto a lição de moral que fica é: "A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. É isso que faz toda a diferença..."

 

Atividade 2

 

O professor escreverá no quadro as frases abaixo e solicitará que os alunos, trabalhando em duplas, escrevam no caderno os sentidos decorrentes dos sinais de pontuação. Antes de escrever o sentido propriamente, os alunos terão de criar um contexto em que as frases são cabíveis.

  • Não, espere.
  • Não espere.

 

  • Isso, só ele resolve.
  • Isso só, ele resolve.

 

  • Esse, juiz, é corrupto.
  • Esse juiz é corrupto.

 

  • Onde você vai passar a semana santa?
  • Onde você vai passar a semana, santa?

 

  • Na cidade maravilhosa.
  • Na cidade, maravilhosa.

 

Para corrigir, o professor sorteará algumas duplas que terão de ler os contextos para que os colegas descubram qual frase com qual pontuação caberá no discurso criado.

 

Atividade 3

 

Agora, os alunos terão de usar a vírgula adequadamente conforme as proposições do texto abaixo para descobrirem seu valor. O professor entregará o texto xerocopiado e os alunos colocarão a vírgula onde julgarem adequado. Depois de feita a atividade, o professor corrigirá oralmente com os alunos pedindo a eles para lerem suas respostas com a entonação adequada conforme posição da vírgula. A cada vírgula, o professor deverá tecer comentários sobre seu efeito de sentido conforme postulam as proposições anteriores ao par de frases do exercício.

 

O valor da vírgula

 

 

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.

Não espere. Não espere.

 

Ela pode sumir com seu dinheiro.

R$234. R$234.

 

Pode ser autoritária.

Aceito obrigado. Aceito obrigado.

 

Pode criar heróis.

Isso só ele resolve. Isso só ele resolve.

 

E vilões.

Esse juiz é corrupto. Esse juiz é corrupto.

 

Ela pode ser a solução.

Vamos perder nada foi resolvido.Vamos perder nada foi resolvido.

 

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber. Não queremos saber.

 

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

 

(Revista Língua Portuguesa, n. 36, out. 2008, p. 28).

Texto adaptado disponível em: http://angelaescada.blogspot.com/2008/06/vrgula-pode-ser-uma-pausa-ou-no.html

 

 

 

Atividade 4

 

O professor escreverá no quadro uma frase retirada do anúncio de uma escola de idiomas. Solicitará aos alunos para pontuarem-na conforme acharem adequado. Depois de os alunos pontuarem-na silenciosa e individualmente, o professor escolherá alguns estudantes para justificarem aos colegas a pontuação e apresentarem os efeitos de sentido decorrentes do uso dos sinais de pontuação.

 

NÃO DEIXE QUE UM DIA SEU FILHO SE PERGUNTE

POR QUE MEUS PAIS NÃO ME ENSINARAM ISSO QUANDO EU ERA MAIS NOVO

 

 

Aula 2

Atividade

 

O professor organizará com os alunos uma pesquisa na comunidade escolar para saber se na frase abaixo

 

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER VIVERIA À SUA PROCURA.

a pontuação feita tem alguma relação com o sexo masculino ou feminino.

 

Para tanto, xerocará essa frase em fichas e os alunos terão que entrevistar pessoas da comunidade escolar de ambos os sexos (número equivalente de mulheres e homens) e pedi-las para acrescentar uma vírgula se e onde julgarem necessário. Depois de realizada a pesquisa, os alunos catalogarão os dados e apresentarão os resultados.

A tendência seria a de se pensar que:

  • se a entrevistada foi mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
    • SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER, VIVERIA À SUA PROCURA.
  • se o entrevistado foi homem, colocou a vírgula depois de TEM.
    • SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM, A MULHER VIVERIA À SUA PROCURA.

Importante: professor, é claro que essa atividade é apenas para descontração em relação ao uso da vírgula, mas você pode chegar a algumas conclusões ideológicas sobre a pesquisa.Converse com os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação constará da realização dos exercícios de pontuação, especialmente, na discussão do valor do emprego dos sinais de pontuação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pesquisadora, Escola do Salobrinho , Bahia - disse:
    pesquisadora@yahoo.com.br

    02/07/2015

    Quatro estrelas

    Muito boas e criativas as sugestões de atividades, possibilita que nossos educandos reflitam sobre o que escrevem


  • bernadete, uf , Sergipe - disse:
    bernamlo@hotmail.com

    25/11/2013

    Cinco estrelas

    excelente conteúdo.


  • LIDIANE PAULA SOUZA, EE GLETE DE ALCÃNTARA , São Paulo - disse:
    lidiane-78@hotmail.com

    14/10/2013

    Quatro estrelas

    Achei a dinâmica das aulas assim como as propostas de exercícios muito interessantes, inteligentes e divertidas. Já utilizava a proposta do texto do testamento. Agora vou usar as outras fontes como recursos reflexivos, com toda certeza


  • Maria Terezinha Dias, CIEP BRIZOLÃO 275 Lenine Cortes Falante , Rio de Janeiro - disse:
    tdiasprofessora@hotmail.com

    09/06/2013

    Cinco estrelas

    Professora, A proposta de trabalho é excelente. Através de um posicionamento simples, faz o aluno refletir criticamente as situações sugeridas e aprender. Um abraço


  • Graielle , Ciep 424 pedro amorim , Rio de Janeiro - disse:
    gp.machado.2011@hotmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    Ótima as explicações consegui entender perfeitamente!!!


  • Marilda, Cem - Professor Florêncio Aires , Tocantins - disse:
    marilda.tere@hotmail.com

    22/04/2012

    Cinco estrelas

    Amei! e vou aplicá-las.


  • Rosicléia, CEM - Professor , Tocantins - disse:
    rosyclleiafc@hotmail.com

    09/08/2011

    Quatro estrelas

    Adorei essas sugestões de atividade.


  • katiana, uva , Bahia - disse:
    katianamaracaja@gmail.com

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Prof Ivon Rabêlo, ESCOLA TECNICA ARLINDO FERREIRA DOS SANTOS , Pernambuco - disse:
    ivonrabelo@hotmail.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    proposta objetiva e dinâmica. sequência clara e atraente. parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.