Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planos Secantes – somente um é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro é inclinado em relação a esses planos de projeção. Plano Horizontal com Plano Genérico/Plano Horizontal com Plano Paralelo à Linha de Terra/Plano Horizontal com Plano Que Contém a Linha de Terra

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Interiores
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Jóias
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Embalagens
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos; Resolver questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos Secantes, Estudo dos Planos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se apresentar para os alunos as interseções do plano Horizontal com: Genérico, Paralelo à Linha de Terra e Contém a Linha de Terra,utilizar dois polígonos.
Para o plano Horizontal, Paralelo à Linha de Terra e Contém a Linha de Terra, utilizaremos três quadrados e para o plano Genérico um triângulo.   
Para as bases onde estarão apoiados os planos, utilizaremos duas placas de isopor, que representarão os planos, horizontal e vertical de projeção.
Os polígonos poderão ser cortados em cartolina colorida ou qualquer material com certa rigidez.   

Professor, fica o seu critério, confeccionar as bases para cada plano ou basta fazer uma e trocar apenas os planos sobre elas. Exemplo

Planos que farão as interseções com o plano Horizontal:

Oriente os alunos, quando um dos planos é perpendicular em relação ao plano horizontal e/ ou ao plano vertical e o outro é inclinado em relação a esses planos de projeção, uma das projeções da reta de interseção já está determinada (coincide com o respectivo traço do plano).  

Atividade 1:   

Solicite que os alunos representem as imagens:
Primeiro, os traços do plano horizontal em cada interseção.
Segundo, os traços de cada plano das interseções e terceiro às retas de interseção entre os planos e identifique-as.
Exemplo:

Atividade 2:   

Professor, sugere-se um jogo de memória muito rápido com as imagens das interseções, onde os alunos identificariam os planos e o nome das retas de interseção.

Atividade 3:   
Professor, distribua cartolinas coloridas, tesoura, fita adesiva e solicite que os alunos construam um painel de estudo juntos sobre as interseções desses planos e que fiquem livres para criar sobre o tema.   
Professor, procure estimular a criatividade dos alunos com trabalhos gráficos e maquetes, porque o melhor entendimento do espacial é a criação de algo concreto.

Os alunos solicitam sempre o uso de maquetes para melhor percepção espacial.  

Recursos Complementares

Todas as imagens sem referência foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos identificaram as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.