23/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Jóias |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Embalagens |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos; Resolver questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Planos Secantes, Estudo dos Planos.
Professor, sugere-se apresentar para os alunos as interseções do plano Horizontal com: Genérico, Paralelo à Linha de Terra e Contém a Linha de Terra,utilizar dois polígonos.
Para o plano Horizontal, Paralelo à Linha de Terra e Contém a Linha de Terra, utilizaremos três quadrados e para o plano Genérico um triângulo.
Para as bases onde estarão apoiados os planos, utilizaremos duas placas de isopor, que representarão os planos, horizontal e vertical de projeção.
Os polígonos poderão ser cortados em cartolina colorida ou qualquer material com certa rigidez.
Professor, fica o seu critério, confeccionar as bases para cada plano ou basta fazer uma e trocar apenas os planos sobre elas. Exemplo
Planos que farão as interseções com o plano Horizontal:
Oriente os alunos, quando um dos planos é perpendicular em relação ao plano horizontal e/ ou ao plano vertical e o outro é inclinado em relação a esses planos de projeção, uma das projeções da reta de interseção já está determinada (coincide com o respectivo traço do plano).
Atividade 1:
Solicite que os alunos representem as imagens:
Primeiro, os traços do plano horizontal em cada interseção.
Segundo, os traços de cada plano das interseções e terceiro às retas de interseção entre os planos e identifique-as.
Exemplo:
Atividade 2:
Professor, sugere-se um jogo de memória muito rápido com as imagens das interseções, onde os alunos identificariam os planos e o nome das retas de interseção.
Atividade 3:
Professor, distribua cartolinas coloridas, tesoura, fita adesiva e solicite que os alunos construam um painel de estudo juntos sobre as interseções desses planos e que fiquem livres para criar sobre o tema.
Professor, procure estimular a criatividade dos alunos com trabalhos gráficos e maquetes, porque o melhor entendimento do espacial é a criação de algo concreto.
Os alunos solicitam sempre o uso de maquetes para melhor percepção espacial.
Todas as imagens sem referência foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos identificaram as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!