16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Jóias |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Embalagens |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção.
Planos Secantes, Estudo dos Planos.
Professor, sugere-se trabalhar esse conteúdo confeccionando com varetas de churrasco, bolinhas de isopor e placas de acetato os planos secantes. Os planos seriam os seguintes:
Os planos que farão interseção com os planos Frontal e Perfil;
Peça a ajuda de alunos voluntários para demonstrar as interseções dos planos e a identificação das retas de interseção.
Primeiro demonstre as interseções do Plano Frontal com:
As interseções do Plano de Perfil com:
Deve-se adquirir certa dinâmica nas demonstrações das interseções, para que haja tempo de se fazer as atividades.
Atividade 01:
Professor, com a participação dos alunos, solicite que completem as imagens montadas das interseções dos planos estudados.
Utilize o quadro da sala de aula e com bastões feitos de jornal, represente os traços dos planos.
O aluno, conforme a identificação dos planos deverá utilizar os bastões de jornal, para representar as retas de interseção.
Exemplo: No quadro de sala de aula, fixe bastões com as seguintes imagens:
O aluno que for para o quadro da sala de aula, deverá perceber que a reta de interseção desses planos, é a reta Frontal e com um bastão de jornal deverá representar a reta de interseção, neste caso.
Sugere-se trabalhar com alguns planos e suas interseções um pouco mais.
Atividade 02:
Professor, é importante ressaltar que os alunos necessitam manusear algum tipo de protótipo sob o conteúdo abordado, para melhor entendimento e percepção espacial.
Distribua palitos de dente e bolinhas de isopor e solicite que os alunos, trabalhem em duplas e confeccionem as maquetes reduzidas das interseções de planos. Solicite que os alunos observem os planos em tamanho maior e os apliquem em escala menor.
Proponha uma exposição dos trabalhos, servindo como fonte de estudos em sala de aula.
Atividade 03:
Professor, proponha exercícios com representação gráfica e abordagem teórica desses conteúdos:
Elabore um grande quadro sobre os planos inclinados em relação ao plano horizontal e ao plano vertical.
Com os planos perpendiculares em relação ao plano horizontal e/ ou ao plano vertical.
Exemplo:
Proponha que os alunos identifiquem as retas de interseção dos planos e apresentem no painel.
Lembre aos alunos, após o grande painel, onde poderão observar melhor, quando um dos planos é perpendicular em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro é inclinado em relação a esses planos de projeção, uma das projeções da reta de interseção já está determinada (coincide com o respectivo traço do plano perpendicular.
Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Abaixo links para pesquisa ou aprofundamento do tema.
Geometria Descritiva - Ficha de Memória
Assunto - Planos Secantes Profa e Dra Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues ( Professora da Universidade do Rio de Janeiro)
Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos identificaram as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!