Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planos Secantes – somente um plano é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical.

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Jóias
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Embalagens
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Interiores
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção;

Identificar as características desses planos secantes;

Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção; Identificar a reta de interseção dos planos;

Resolver questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Planos Secantes, Estudo dos Planos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se construir alguns planos de projeção como o Plano de Topo e o Plano Vertical.
Esses planos deverão ser interceptados com os seguintes planos: Genérico, Paralelo à LT e Contém a LT.
Oriente os alunos que a interseção desses planos gera uma reta de interseção.  

Para a construção dos planos de Topo e Vertical, utilizará um material simples como canudos coloridos para bebidas.
Os planos deverão ser unidos com pequenos pedaços de fitas adesivas.
A montagem é muito simples e os alunos poderão participar tranquilamente.
Exemplo:

As interseções são os seguintes planos e retas.

As interseções agora são os seguintes planos e retas.

É muito importante a participação dos alunos tanto na criação dos mecanismos práticos, como a interação nos conhecimento teóricos.           

Atividade 01:   

Professor, sugere-se apresentar as imagens dos planos secantes. Exemplo:

 

 

Solicite aos alunos para identificarem os planos secantes,  sinalizando as interseções. Logo após solicite que representem as imagens da reta de interseção entre os planos
 

Outro exemplo: 

Apresente os planos trabalhados em sala de aula.

Solicite que os alunos representem as imagens das interseções com os planos Genérico, Paralelo à LT e Contém a LT.
Peça que os alunos troquem observações em dupla e anotem em seus cadernos todas as experiências praticadas e elementos identificados.
Procure questionar as respostas dos alunos e as trocas.   

Atividade 02:   

Professor, utilizando as imagens dos planos de Topo e Vertical elabore algumas perguntas para os alunos: Exemplo:

   

1) Quais as posições dos planos Topo e Vertical em relação aos planos auxiliares 2) Elas interferem nas interseções dos planos, justifique. 3) Como se observou uma das projeções da reta de interseção, coincide com o respectivo  traço do plano e para buscar a outra projeção pode-se proceder como. 

Professor, distribua folhas de papel e solicite que os alunos respondam as questões. Recolha as folhas com as respostas e distribua entre a turma para que os grupos façam a correção entre si.  

Atividade 03:  

Professor, apresente uma imagem dos planos trabalhados em sala de aula.

Proponha uma exposição de trabalhos sobre os planos secantes, dividindo a turma em cinco grupos. Os grupos poderão escolher um dos cinco planos secantes com suas respectivas retas de interseção.

Os trabalhos deverão apresentar representação gráfica e escrita sobre a interseção de dois planos.

Cada grupo deverá ficar com a interseção de dois planos.

Exemplo:

Plano Vertical com Plano Que Contém a Linha de Terra. O grupo poderá dividir em tarefas as seguintes etapas:

- Selecionar materiais para a apresentação do trabalho ( réguas, compasso, esquadros, acetato, canetas especiais, lápis coloridos, papéis, plástico );

- Organização do trabalho com construções gráficas;

- As representações gráficas;

- Organização da parte escrita;

- Finalização do trabalho, revisão e entrega.

Professor, solicite a organização e execução das etapas do trabalho para todos os grupos.

Recursos Complementares

Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos resolveram questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clovis de Almeida, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    clovis_mp@hotmail.com

    07/01/2013

    Cinco estrelas

    Concordo com a professora, é uma aula muito construtiva e objetiva .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.