16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Jóias |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Embalagens |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção; Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção.
Planos Secantes, Estudo dos Planos.
Professor, sugere-se construir alguns planos de projeção como o Plano de Topo e o Plano Vertical.
Esses planos deverão ser interceptados com os seguintes planos: Genérico, Paralelo à LT e Contém a LT.
Oriente os alunos que a interseção desses planos gera uma reta de interseção.
Para a construção dos planos de Topo e Vertical, utilizará um material simples como canudos coloridos para bebidas.
Os planos deverão ser unidos com pequenos pedaços de fitas adesivas.
A montagem é muito simples e os alunos poderão participar tranquilamente.
Exemplo:
As interseções são os seguintes planos e retas.
As interseções agora são os seguintes planos e retas.
É muito importante a participação dos alunos tanto na criação dos mecanismos práticos, como a interação nos conhecimento teóricos.
Atividade 01:
Professor, sugere-se apresentar as imagens dos planos secantes. Exemplo:
Solicite aos alunos para identificarem os planos secantes, sinalizando as interseções. Logo após solicite que representem as imagens da reta de interseção entre os planos
Outro exemplo:
Apresente os planos trabalhados em sala de aula.
Solicite que os alunos representem as imagens das interseções com os planos Genérico, Paralelo à LT e Contém a LT.
Peça que os alunos troquem observações em dupla e anotem em seus cadernos todas as experiências praticadas e elementos identificados.
Procure questionar as respostas dos alunos e as trocas.
Atividade 02:
Professor, utilizando as imagens dos planos de Topo e Vertical elabore algumas perguntas para os alunos: Exemplo:
1) Quais as posições dos planos Topo e Vertical em relação aos planos auxiliares 2) Elas interferem nas interseções dos planos, justifique. 3) Como se observou uma das projeções da reta de interseção, coincide com o respectivo traço do plano e para buscar a outra projeção pode-se proceder como.
Professor, distribua folhas de papel e solicite que os alunos respondam as questões. Recolha as folhas com as respostas e distribua entre a turma para que os grupos façam a correção entre si.
Atividade 03:
Professor, apresente uma imagem dos planos trabalhados em sala de aula.
Proponha uma exposição de trabalhos sobre os planos secantes, dividindo a turma em cinco grupos. Os grupos poderão escolher um dos cinco planos secantes com suas respectivas retas de interseção.
Os trabalhos deverão apresentar representação gráfica e escrita sobre a interseção de dois planos.
Cada grupo deverá ficar com a interseção de dois planos.
Exemplo:
Plano Vertical com Plano Que Contém a Linha de Terra. O grupo poderá dividir em tarefas as seguintes etapas:
- Selecionar materiais para a apresentação do trabalho ( réguas, compasso, esquadros, acetato, canetas especiais, lápis coloridos, papéis, plástico );
- Organização do trabalho com construções gráficas;
- As representações gráficas;
- Organização da parte escrita;
- Finalização do trabalho, revisão e entrega.
Professor, solicite a organização e execução das etapas do trabalho para todos os grupos.
Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos resolveram questões de planos secantes, sendo somente um projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical e o outro inclinado em relação a esses planos de projeção?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/01/2013
Cinco estrelasConcordo com a professora, é uma aula muito construtiva e objetiva .