16/02/2011
Maria da Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical;
Planos Secantes, Estudo dos Planos.
Professor, sugere-se apresentar a interseção do plano Paralelo À Linha de Terra com: Genérico, Paralelo À LT e Contém a LT,
utilizando algumas maquetes executadas com cartolinas coloridas.
Professor, junto com os alunos, distribua as maquetes com cartolinas coloridas. Apresente para os alunos os nomes dos planos e as interseções dos planos citados acima.
Peça para os alunos observarem as interseções quando acontecem. Pergunte se existe algum caso onde não há interseção de planos.
Os alunos deverão observar que nenhum dos planos é perpendicular em relação aos planos horizontal e vertical e por isso determinamos a reta de interseção a partir de dois pontos que lhes são comuns.
Atividade 1:
Professor, sugere-se utilizar as maquetes dos planos trabalhados e fazer trocas em grupos para uma atividade dinâmica:
1) Peça que os grupos com as diferentes interseções,Identifiquem os planos e representem os traços de cada plano onde se observam as interseções.
2) Representem as imagens das retas de interseção observadas.
3) Identifique-as e nos casos onde não há interseção, justifiquem.
Atividade 2:
Professor, apresente duas interseções de planos secantes para os alunos. Solicite que os alunos representem as imagens dos planos com as interseções, apresentadas no plano lateral de projeção.
Atividade 3:
Professor, proponha para a turma a criação de maquetes em tamanho maior, dos planos secantes com os respectivos casos de interseção, estudados em sala de aula. As maquetes poderiam ser feitas de caixas de papelão em bom tamanho para serem expostas em uma apresentação coletiva da turma em determinado dia estipulado pelo professor. Os alunos apresentariam este conteúdo contextualizando o tema.
Sugere-se duplas de alunos que desejam organizar uma exposição de maquetes com suas interseções, aprendidas em sala de aula. Proponha mais pontos extras.
Todas as imagens foram feitas no software livre Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos resolveram questões de planos secantes, sendo que nenhum dos planos é projetante em relação ao plano horizontal e ou ao plano vertical?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!