Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Boliche de Material Reciclado

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio da reutilização de materiais (garrafa pet);
  • Manipular materiais e objetos que fazem parte do dia-a-dia de outra forma;
  • Perceber as diferentes maneiras que podemos reaproveitar materiais já utilizados;
Duração das atividades
2 horas aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre o tempo de decomposição do plástico na natureza.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Podemos reutilizar os materiais?

1. Em uma roda de conversa o professor deverá discutir com os alunos como podemos reutilizar os materiais, para que estes pela demora no seu tempo de decomposição, não prejudiquem o meio ambiente e nosso Planeta.

2. O professor poderá apresentar a música: "É preciso reciclar" de Marcio Araújo e Robson Bala, o qual pode ser encontrado com a interpretação feita pela  Turma da Mônica , no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8

É PRECISO RECICLAR

Márcio Araújo e Robson Bala

Reciclar o lixo é a solução
Pra acabar de vez com a poluição
O que é reciclado logo se transforma
E a gente reutiliza, mas de outra forma
Plástico vira bola, papel vira sacola
É só ter consciência do que se joga fora
Na hora de jogar,
separe o lixo direitinho
Assim você terá
um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar...
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado
não será mais despejado
nos campos, nos rios,
nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar...
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!

Fonte: http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000315/

 

3. Após a apresentação poderá ser feita uma discussão com os alunos:

- O que o lixo pode causar no nosso planeta?

- Como podemos ajudar para que a poluição diminua?

4. Desta forma, em grupos de 4 alunos, eles deverão confeccionar cartazes que demonstrem o que o lixo pode causar em nosso Planeta.

5. Em seguida, o professor deverá mostrar  uma garrafa pet, e a partir da observação e manipulação desta, solicitar que os alunos digam o que poderíamos fazer para reaproveitá-la. E com isso, o professor deverá registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz.  

 

ATIVIDADE 2:   Construindo um Jogo de Boliche!

1. Após a discussão, o professor deverá apresentar para as crianças um jogo de Boliche, discutindo com os alunos:

- Vocês já viram um boliche?

- Como se joga?

- Será que conseguimos fazer um com as garrafas?

- Como podemos fazer?

2. Assim, o professor poderá montar o jogo com sua turma da seguinte maneira:

Materiais necessários (para a confecção de um jogo):

- Folhas de papel crepom coloridas;

- 5 garrafas pets;

- Um saquinho de areia;

- Folhas de Jornal;

- Cartolina;

- Fita adesiva;

- Tesoura.

Procedimentos:

 1.  Divididos em grupos de 5, os alunos deverão confeccionar um jogo de boliche. Para isso, cada criança receberá:

-  Uma garrafa pet com um pouco de areia dentro;

-  Diversas tiras de papel crepom para que coloquem dentro da garrafa, de modo a colorir os pinos;

 

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

- Com 5 ou 6 folhas de jornal amassadas, com o auxílio de fita colorida, a mesma será colocada em toda a volta da bola de jornal, para formar as bolas para arremessar nos pinos;

 

2. Após a confecção dos jogos de boliche, o professor, junto com os alunos definirá as regras para o jogo, registrando-as em um cartaz.     

 

ATIVIDADE 3: Jogando Boliche

1. Na quadra de esportes da escola ou no pátio, os alunos dispostos em 4 equipes (dependendo da quantidade de jogos que construam e de alunos na sala), deverão um por vez, jogar o boliche de acordo com as regras estabelecidas.

2. Depois, com um “vencedor” de cada grupo pode-se fazer um jogo final.

 

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

3. Ao final do jogo, em uma nova roda de conversa o professor questionará as crianças sobre a atividade, se eles gostaram ou não e como fariam novamente.

 

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

BRANCO, Samuel Murgel. O saci e a reciclagem do lixo. São Paulo: Moderna Editora, 2009.

MANNING, Mick. Reciclagem: a aventura de uma garrafa. São Paulo: Ática, 2008.

RAGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da Reciclagem. São Paulo: Editora Larousse, 2006.

 

b) Livros de Ciências para Educação Infantil:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Com a ajuda do professor, os alunos poderão organizar uma oficina de Reciclagem, na qual exponham a importância de reutilizarmos o plástico para não poluir o meio ambiente, e desta forma, demonstrar como pode-se construir um jogo de boliche com as mesmas, com base na confecção proposta na atividade 02. Pode-se utilizar os cartazes feitos pelos alunos para demonstrar o que o lixo pode causar no meio ambiente. E ao final, após ensinarem os demais colegas a fazerem os jogos, podem fazer uma partida com toda a escola.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.