02/08/2012
![]() |
![]() |
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Conhecimento sobre o tempo de decomposição do plástico na natureza.
ATIVIDADE 1: Podemos reutilizar os materiais?
1. Em uma roda de conversa o professor deverá discutir com os alunos como podemos reutilizar os materiais, para que estes pela demora no seu tempo de decomposição, não prejudiquem o meio ambiente e nosso Planeta.
2. O professor poderá apresentar a música: "É preciso reciclar" de Marcio Araújo e Robson Bala, o qual pode ser encontrado com a interpretação feita pela Turma da Mônica , no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8
É PRECISO RECICLARMárcio Araújo e Robson Bala |
Reciclar o lixo é a solução Reciclar, reciclar... E o lixo transformado Reciclar, reciclar... |
Fonte: http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000315/
3. Após a apresentação poderá ser feita uma discussão com os alunos:
- O que o lixo pode causar no nosso planeta?
- Como podemos ajudar para que a poluição diminua?
4. Desta forma, em grupos de 4 alunos, eles deverão confeccionar cartazes que demonstrem o que o lixo pode causar em nosso Planeta.
5. Em seguida, o professor deverá mostrar uma garrafa pet, e a partir da observação e manipulação desta, solicitar que os alunos digam o que poderíamos fazer para reaproveitá-la. E com isso, o professor deverá registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz.
ATIVIDADE 2: Construindo um Jogo de Boliche!
1. Após a discussão, o professor deverá apresentar para as crianças um jogo de Boliche, discutindo com os alunos:
- Vocês já viram um boliche?
- Como se joga?
- Será que conseguimos fazer um com as garrafas?
- Como podemos fazer?
2. Assim, o professor poderá montar o jogo com sua turma da seguinte maneira:
Materiais necessários (para a confecção de um jogo):
- Folhas de papel crepom coloridas;
- 5 garrafas pets;
- Um saquinho de areia;
- Folhas de Jornal;
- Cartolina;
- Fita adesiva;
- Tesoura.
Procedimentos:
1. Divididos em grupos de 5, os alunos deverão confeccionar um jogo de boliche. Para isso, cada criança receberá:
- Uma garrafa pet com um pouco de areia dentro;
- Diversas tiras de papel crepom para que coloquem dentro da garrafa, de modo a colorir os pinos;
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
- Com 5 ou 6 folhas de jornal amassadas, com o auxílio de fita colorida, a mesma será colocada em toda a volta da bola de jornal, para formar as bolas para arremessar nos pinos;
2. Após a confecção dos jogos de boliche, o professor, junto com os alunos definirá as regras para o jogo, registrando-as em um cartaz.
ATIVIDADE 3: Jogando Boliche
1. Na quadra de esportes da escola ou no pátio, os alunos dispostos em 4 equipes (dependendo da quantidade de jogos que construam e de alunos na sala), deverão um por vez, jogar o boliche de acordo com as regras estabelecidas.
2. Depois, com um “vencedor” de cada grupo pode-se fazer um jogo final.
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
3. Ao final do jogo, em uma nova roda de conversa o professor questionará as crianças sobre a atividade, se eles gostaram ou não e como fariam novamente.
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
BRANCO, Samuel Murgel. O saci e a reciclagem do lixo. São Paulo: Moderna Editora, 2009.
MANNING, Mick. Reciclagem: a aventura de uma garrafa. São Paulo: Ática, 2008.
RAGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da Reciclagem. São Paulo: Editora Larousse, 2006.
b) Livros de Ciências para Educação Infantil:
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Sites de experimentos para Educação Infantil:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Com a ajuda do professor, os alunos poderão organizar uma oficina de Reciclagem, na qual exponham a importância de reutilizarmos o plástico para não poluir o meio ambiente, e desta forma, demonstrar como pode-se construir um jogo de boliche com as mesmas, com base na confecção proposta na atividade 02. Pode-se utilizar os cartazes feitos pelos alunos para demonstrar o que o lixo pode causar no meio ambiente. E ao final, após ensinarem os demais colegas a fazerem os jogos, podem fazer uma partida com toda a escola.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2012
Cinco estrelasJa utilizei e para dificultar coloquei diferentes quantidades de agua colorida nas garrafas e os alunos efetuavam continhas para saber quem ganhava ou não aquela rodada
09/08/2012
Quatro estrelasÓtima