Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FAZENDO A AGENDA DIÁRIA: TAREFAS E HORAS

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette,Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Discutir, em grupo, a importância  da organização do dia;

§ Desenvolver a atenção quanto às tarefas diárias;

§Utilizar-se da distribuição de horas para atender as tarefas diárias;

§Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;

§Compartilhar a agenda de todos da turma para desenvolver a capacidade crítica.

Duração das atividades
6 AULAS DE 50 MINUTOS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura de horas e suas partições.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

Em uma roda a professora levanta as seguintes perguntas às crianças:

Vocês fazem durante o dia todas as atividades  que gostariam? Como vocês aproveitam o tempo do seu dia?

Depois de ouvir as respostas, distribuir a folha abaixo para que os alunos preencham em casa.

Obs: os alunos devem preencher apenas a parte do dia que estiverem em casa, para depois complementarem o que fizeram em sala.  

TURNO  

                                    O QUE FIZ

MANHÃ   

TARDE    

NOITE

 

             

2ª atividade A professora senta em roda com as crianças e compartilha o planejamento do dia com elas. Depois pede que compartilhem as suas anotações ( trabalho de casa). Durante o relato, a professora pergunta aos alunos quais são as atividades comuns e as diferentes.  Esta proposta possibilita aos alunos perceberem diferenças nas rotinas, no modo de vida das diferentes famílias.

Ao final da aula os alunos complementam outra ficha com as atividades do dia, anotando as atividades que realizaram, com o apoio do planejamento registrado no quadro. À volta ao planejamento compartilhado permite aos alunos avaliarem o dia, as atividades realizadas. A professora poderá levantar um debate sobre a razão pela qual algumas atividades podem ser ou não serem realizadas e o motivo da não realização.

3ª atividade A professora apresenta “O baú dos desejos”, que pode ser feito em uma folha de papel 40kg ou papel pardo,  para as crianças expressarem através de desenhos, recortes e colagem, o que gostariam de realizar durante o dia.

  

                                        

                                               BAÚ DOS DESEJOS             

                                                             

                                                                

Link da imagem baú   http://www.gifmania.com.pt/objetos_hogar/baules/     

  4ª atividade

A professora devolve os registros realizados, inicialmente, pelas crianças e propõe que incluam o que gostariam de realizar nos diferentes turnos do dia, tendo em vista os registros colocados no “Baú dos desejos”.

A professora levanta os seguintes questionamentos:   Será que tudo o que desejam cabe em um único turno? Em um único dia? Em uma semana? Como vamos administrar o tempo das atividades durante o dia? Qual a forma de organizarmos as atividades do nosso cotidiano?

É importante que os alunos discutam sobre como podem organizar as tarefas diárias.

5ª atividade Os alunos recebem a agenda semanal para ser completada em casa com a família e depois na escola de acordo com o que trabalharem.    

   MÊS______________         

     HORA   

2ª feira __/_/__

3ª feira __/_/__

4ª feira __/_/__

5ª feira __/_/__

6ª feira __/_/__

SÁBADO __/_/__

DOMINGO__/_/__

           6

           7

           8

           9

          10

          11

          12

          13

          14

          15

          16

          17

          18

          19

          20

          21

          22

          23

          24

Para finalizar, os alunos podem criar um título para a sua agenda e personalizá-la, desenhando o seu  autorretrato na capa ou colando a  sua própria foto.

6ª atividade

Em uma roda, a professora propõe que os alunos compartilhem as suas agendas. A professora poderá propor que se faça um caderno ou um bloco com todas as agendas da turma ou ouvir a proposta da turma para a finalização da atividade.  

Recursos Complementares

6 - RECURSOS COMPLEMENTARES

Site:   http://www.gifmania.com.pt/objetos_hogar/baules/  

Avaliação

  7- AVALIACAO

Durante as atividades a professora deve observar se os alunos perceberam a necessidade da organização diária de suas tarefas, otimizaram o tempo da melhor forma e utilizaram-se da  distribuição de horas para este objetivo.

Observar de que forma os alunos estão construindo o conceito de tempo, como interagem com familiares as atividades que lhes são encaminhadas e como são organizadas em sua rotina semanal.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.