14/01/2011
Helen da Silva Escansette,Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Discutir, em grupo, a importância da organização do dia;
§ Desenvolver a atenção quanto às tarefas diárias;
§Utilizar-se da distribuição de horas para atender as tarefas diárias;
§Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;
§Compartilhar a agenda de todos da turma para desenvolver a capacidade crítica.
Domínio da leitura de horas e suas partições.
1ª atividade
Em uma roda a professora levanta as seguintes perguntas às crianças:
Vocês fazem durante o dia todas as atividades que gostariam? Como vocês aproveitam o tempo do seu dia?
Depois de ouvir as respostas, distribuir a folha abaixo para que os alunos preencham em casa.
Obs: os alunos devem preencher apenas a parte do dia que estiverem em casa, para depois complementarem o que fizeram em sala.
TURNO |
O QUE FIZ |
MANHÃ |
|
TARDE |
|
NOITE |
|
2ª atividade A professora senta em roda com as crianças e compartilha o planejamento do dia com elas. Depois pede que compartilhem as suas anotações ( trabalho de casa). Durante o relato, a professora pergunta aos alunos quais são as atividades comuns e as diferentes. Esta proposta possibilita aos alunos perceberem diferenças nas rotinas, no modo de vida das diferentes famílias.
Ao final da aula os alunos complementam outra ficha com as atividades do dia, anotando as atividades que realizaram, com o apoio do planejamento registrado no quadro. À volta ao planejamento compartilhado permite aos alunos avaliarem o dia, as atividades realizadas. A professora poderá levantar um debate sobre a razão pela qual algumas atividades podem ser ou não serem realizadas e o motivo da não realização.
3ª atividade A professora apresenta “O baú dos desejos”, que pode ser feito em uma folha de papel 40kg ou papel pardo, para as crianças expressarem através de desenhos, recortes e colagem, o que gostariam de realizar durante o dia.
BAÚ DOS DESEJOS
|
Link da imagem baú http://www.gifmania.com.pt/objetos_hogar/baules/
4ª atividade
A professora devolve os registros realizados, inicialmente, pelas crianças e propõe que incluam o que gostariam de realizar nos diferentes turnos do dia, tendo em vista os registros colocados no “Baú dos desejos”.
A professora levanta os seguintes questionamentos: Será que tudo o que desejam cabe em um único turno? Em um único dia? Em uma semana? Como vamos administrar o tempo das atividades durante o dia? Qual a forma de organizarmos as atividades do nosso cotidiano?
É importante que os alunos discutam sobre como podem organizar as tarefas diárias.
5ª atividade Os alunos recebem a agenda semanal para ser completada em casa com a família e depois na escola de acordo com o que trabalharem.
MÊS______________
HORA |
2ª feira __/_/__ |
3ª feira __/_/__ |
4ª feira __/_/__ |
5ª feira __/_/__ |
6ª feira __/_/__ |
SÁBADO __/_/__ |
DOMINGO__/_/__ |
6 |
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
|
|
9 |
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
|
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
|
14 |
|
|
|
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
|
|
|
16 |
|
|
|
|
|
|
|
17 |
|
|
|
|
|
|
|
18 |
|
|
|
|
|
|
|
19 |
|
|
|
|
|
|
|
20 |
|
|
|
|
|
|
|
21 |
|
|
|
|
|
|
|
22 |
|
|
|
|
|
|
|
23 |
|
|
|
|
|
|
|
24 |
|
|
|
|
|
|
|
Para finalizar, os alunos podem criar um título para a sua agenda e personalizá-la, desenhando o seu autorretrato na capa ou colando a sua própria foto.
6ª atividade
Em uma roda, a professora propõe que os alunos compartilhem as suas agendas. A professora poderá propor que se faça um caderno ou um bloco com todas as agendas da turma ou ouvir a proposta da turma para a finalização da atividade.
6 - RECURSOS COMPLEMENTARES
7- AVALIACAO
Durante as atividades a professora deve observar se os alunos perceberam a necessidade da organização diária de suas tarefas, otimizaram o tempo da melhor forma e utilizaram-se da distribuição de horas para este objetivo.
Observar de que forma os alunos estão construindo o conceito de tempo, como interagem com familiares as atividades que lhes são encaminhadas e como são organizadas em sua rotina semanal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!