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07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Míriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§Conhecer as diferentes formas de medir;

§Identificar a necessidade de uma medida padrão;

§Desenvolver a criatividade;

§Organizar as atividades para a noção de distância;

§ Produzir situações-problema para que o grupo construa o conceito de medida.

Duração das atividades
4 AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção básica de contagem numérica.

Ter noção de semelhança e diferença.

 Estabelecer graus de comparação.  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora deve reunir lápis de diferentes tamanhos e colocar em uma caixa fechada (pode ser de papelão, forrada, bem colorida e enfeitada). É importante que três lápis tenham tamanhos visivelmente diferenciados e três com mínima diferença de tamanho entre si.   A caixa deve ser apresentada às crianças, em uma roda. A professora sacode a caixa e pergunta à turma o que tem dentro dela. Depois de ouvir algumas hipóteses das crianças, lança algumas pistas:

São objetos que têm o mesmo nome.

Quando novos,  têm um tamanho, depois vão encolhendo, encolhendo...

 Tem cinco letras, começam com a letra l e terminam com a letra  s.

Quando as crianças descobrirem, a professora abre a caixa e pede que elas peguem um lápis. Escolhe três crianças que pegaram lápis com grande diferença de tamanhos e pergunta:

Qual deles é o maior?  Por quê?

E o menor? Por quê?

Depois escolhe mais três crianças que pegaram lápis com mínima diferença, pouco visível, de tamanho e faz as mesmas perguntas:

Qual o maior? Por quê?

Qual o menor? Por quê?

Será que há lápis do mesmo tamanho? Como posso saber?

 Anotar as respostas em um blocão que ficará exposto na sala, com o seguinte título:

 A partir de observações entre lápis de diferentes tamanhos, descobrimos  que:

A professora aceita todas as respostas, mas volta a questionar:

Como posso ter a certeza da diferença exata entre os lápis? Existe outra forma de verificação? Anotar no blocão as respostas.

Cada resposta será objeto de observação da professora para compreender como os alunos argumentam e criam hipóteses para manter a discussão. À medida que os alunos debatem cria-se mais possibilidades deles desenvolverem a capacidade de argumentação, com críticas  e defesas de formas de pensar. Estes encaminhamentos desenvolvem os aspectos interdisciplinares e multidisciplinares de conhecimento e reflexão.  

2ª Atividade  

 A professora apresenta a imagem de uma cadeira e a do quadro de giz e pergunta: Quanto deve medir esta mesa e este quadro?

MESA     QUADRO

 http://www.imagensdeposito.com/escola/31713/mesa+escolar.html

http://www.ipem.sp.gov.br/5mt/museu.asp?vpro=comp#   

Como podemos medi-los?

 Será que a medida destes objetos são as mesmas?

Quanto deve medir a mesa de vocês? E o quadro? Vamos medir estes objetos?

As crianças podem medir usando passos, mãos, dedos... Enfim, diferentes formas não padronizadas. A professora pede às crianças para relatarem como mediram os objetos da sala de aula e as medidas que encontraram.  Cada criança recebe uma pequena tabela para completar as informações necessárias para dar continuidade à proposta:

 

                      OBJETOS

                    COMO MEDIU   

                                   MEDIDA

MESA

 

 

QUADRO DE GIZ

 

 

 

Depois, em uma roda, a professora pede às crianças que leiam os seus registros e anota em uma folha de papel pardo as diferentes formas utilizadas na turma para medir os objetos solicitados e as diferentes medidas. Estes registros ficarão expostos na sala para consulta posterior. A partir da observação das anotações a professora pergunta à turma o porquê das variações das medidas. A cada atividade a professora deve registrar as respostas  ou pedir para um aluno,  que seja seu secretário/ ajudante/ professor ajudante ou outra classificação, realizar estas anotações.

 

3ª Atividade

A professora distribui o seguinte texto para os alunos e realiza a leitura de forma compartilhada.

Início Sobre Matematicando O Blog do Prof. Ismael novembro 28, 2008 A necessidade de medirPosted by Francisco Ismael Reis under Leituras Leave a Comment  

Qual a distância que separa a sua casa de sua escola?

Qual a altura daquele edifício?

Qual o seu peso?

 

PE TORRE  

 

BALANÇA

Qual a quantidade de água contida naquela piscina? Qual a área daquele terreno? Perguntas como essas fazem-se presentes no dia-a-dia de todo ser humano desde as épocas mais remotas. Todas elas estão associadas à idéia de medir. Mas, o que significa medir? Medir é uma palavra de origem latina – metire – e significa, de acordo com o Médio Dicionário Aurélio, “Determinar ou verificar, tendo por base uma escala fixa, a extensão ou grandeza de algo”. De maneira mais simplificada, medir é comparar duas grandezas de mesma espécie. Assim sendo, quando você vai efetuar uma medida você pode comparar comprimento com comprimento, massa com massa, volume com volume, capacidade com capacidade, mas não fará sentido você comparar, por exemplo, massa com volume. Dessa maneira, se à primeira pergunta que fizemos – Qual a distância que separa a sua casa de sua escola? – você der como resposta 800 metros, o que você fez nada mais foi do que comparar a distância da sua casa até à sua escola, com uma outra, que é considerada como unidade padrão das medidas de comprimento, e concluir que uma cabe 800 vezes na outra. Portanto, medir é comparar quantas vezes a grandeza que é considerada como unidade padrão cabe naquela que se deseja determinar.

Em 1960, com o propósito de unificar e padronizar as diferentes unidades de medidas até então em uso, a comunidade cientifica internacional, se reuniu na França, para a Conferência Geral sobre Pesos e Medidas, e para cada grandeza a ser medida, definiu um símbolo e uma unidade padrão, que estão regulamentadas pelo assim chamado Sistema Internacional de Unidades (abrevia-se SI), que passou a ser adotado pela maioria dos países, inclusive pelo Brasil. Entre elas podemos destacar:

 

                GRANDEZA

                        UNIDADE  PADRÃO

                    SÍMBOLO

            COMPRIMENTO

                         METRO

                           M

                 ÁREA

               METRO QUADRADO

 

                            m2

                 VOLUME

                 METRO CÚBICO

                            m3

               CAPACIDADE

                           LITRO

                             L

                   MASSA

                   QUILOGRAMA

                             KG

 

Nem sempre, entretanto, as coisas foram assim tão bem organizadas como hoje. Os primeiros instrumentos de medição utilizados pelo homem eram bem rudimentares e surgiram da comparação que este fazia entre aquilo que queria medir e partes do seu próprio corpo. Foi assim que se originaram, como instrumentos e como unidades de medida, o pé, o palmo, a polegada, a braça, a jarda, etc, algumas das quais em uso, ainda hoje, por alguns países, não exatamente da mesma maneira e com os mesmos valores com que surgiram. É evidente que a adoção dessas medidas como padrão trazia algumas conseqüências desagradáveis, visto que, existindo pés de tamanhos diferentes, existiam diferentes valores para uma mesma grandeza, o que gerava uma grande confusão. Dessa maneira, a largura de uma avenida poderia ser de 300 pés, se os pés utilizados para se efetuar essa medida fossem os do Ivan, que por ser uma pessoa bem alta, tem os pés muito grandes. Essa mesma avenida, entretanto, teria 400 pés de largura, se os pés agora utilizados fossem os do Nicolau, que por ser bem mais baixo que o Ivan, tem pés bem menores e mais delicados.   

Francisco Ismael Reis.   

http://fireis51.wordpress.com/2008/11/28/a-necessidade-de-medir/

A partir da leitura, a professora propõe que as crianças voltem aos registros anotados na folha de papel pardo e os comparem com as conclusões que chegaram após o estudo sobre medidas de comprimento.  

 Apresenta imagens com diferentes instrumentos de medir comprimentos.  

 

FITA   PAU DE MEDIR
TRENA FITA MEDIÇAO

 http://www.ipem.sp.gov.br/5mt/museu.asp?vpro=comp#  

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=1276&bih=685&q=IMAGEM+FITA+METRICA&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR347&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=282232622efacfec

Deixar que os alunos observem livremente as imagens. Depois poderá fazer um levantamento de quais objetos são conhecidos e de que forma eles tiveram contato com eles. A professora pede que os alunos pesquisem o nome de cada objeto para uma próxima aula. É uma atividade que envolverá pesquisa junto à familiares, em dicionários, na internet. A professora deverá, também, ter as respostas em um local apropriado para aqueles alunos que não dispõem de recursos familiares de consulta. O material poderá ficar na biblioteca da escola ou em um local na sala de aula.   

4ª  Atividade

Para finalizar, a professora escreve no quadro um relato, junto com as crianças,  sobre como foi o início, o processo da atividade e a que conclusões chegaram com o estudo sobre medida de comprimento.    

Recursos Complementares
Avaliação

Durante as propostas a professora observará se os alunos empenharam-se em explorar diferentes formas de medir, identificaram após a exploração, a necessidade de uma medida padrão para medir distâncias, construindo desta forma, o conceito de medida de comprimento.

Avaliar como os alunos formam a sequência lógica de pensamento com exposição oral, que mantenham coerência de princípio, meio e fim. Observar e avaliar se os alunos utilizam-se de conhecimentos de outras áreas de conhecimento para apreenderem novos conceitos.  

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