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MEU CORPO, CONHECENDO UM POUCO MAIS

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Cuidar do próprio corpo;

· Perceber as diferentes características;

 · Apontar diferenças e semelhanças;

· Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades

Duração das atividades
Cinco aulas, cada uma de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noções básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

A professora apresenta à turma o livro Conversa de Corpo, autora Priscila Freire, editora  Miguilim

.

http://www.cantagalo.com.br/2010/04/dia-1604-tem-conversa-com-a-escritora-priscila-freire/ 

Ao apresentar o livro aos alunos, pergunta:

- Observando a capa deste livro vocês conseguem descobrir de que se trata história?

A professora lê o título da história. Em seguida, o nome da autora, ilustrador e editora.

Distribui às crianças a biografia da autora e propõe à turma uma leitura compartilhada.  

Priscila Euler Freire de Carvalho - Bibliotecária e Administradora de Museu Destaque: Escola de Ciência da Informação PRISCILA EULER FREIRE DE CARVALHO, nascida em Belo Horizonte/MG. Na UFMG, graduou-se em Biblioteconomia, turma 1951, pela Escola de Biblioteconomia. Vem se destacando na área cultural como atriz, escritora, professora e administradora de museu. Como atriz, atuou em peças teatrais e em filmes. Criou o Teatro Escola da Cruz Vermelha Brasileira e participou da criação do Núcleo Teatral para os operários da Saramenha, em Ouro Preto.

Foi professora de Interpretação no Curso de Cinema da PUC/MG, do Colégio Pitágoras e de cursos da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Foi Presidente da Sociedade Amigas da Cultura. Em Minas Gerais foi: Superintendente de Museus e Diretora do Museu Mineiro. Foi Coordenadora do Sistema Nacional de Museus do Ministério da Cultura.

Tem vários trabalhos publicados. Entre outros, recebeu os prêmios: Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, 1994 e 2000, pelos livros A viagem de João de Barro e Histórias de Guignard, e o prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, pelo primeiro livro. Atualmente, pela segunda vez, é Diretora do Museu de Arte da Pampulha.

http://www.ufmg.br/copi/sempre-internas.php?p=submenu&menu_key=2&cont_key=75   

A professora lê a história e mostra cada ilustração, ouvindo com atenção as observações das crianças sobre as imagens.

2ª aula

 A professora leva os alunos a um lugar amplo na escola ou mesmo na sala de aula com as mesas afastadas, de modo que elas possam deitar e  experimentar com o próprio corpo diferentes movimentos, expressões, possibilidades, como mostra a história. Após esta atividade, conversar com a turma que nosso corpo tem muitas possibilidades de expressão, de movimentos, sentimentos e que é muito importante preservá-lo, cuidá-lo.

A atividade facilitará que os alunos descubram novas formas de se ver e de mostrar para o outro a sua parte física e suas características. Será um momento facilitador de percepção de atividades motoras amplas e finas, de expressões esteriotipadas ou mais livres. A observação de si e do outro manterá a atividade cada vez mais aberta para que os alunos possam explorar o seu corpo. Distribuir uma folha com a seguinte proposta:     

    

                     Desenhe e escreva o que você faz para cuidar do seu corpo.

Socializar as respostas e enfatizar a importância da higiene corporal, bucal e da alimentação, como fatores importantes na nossa saúde, através de perguntas sobre estes aspectos na busca de despertar mais curiosidade sobre o assunto entre os alunos e, consequentemente, com as respectivas famílias.

3ª ª aula  

 Marcar um tempo ( pode ser com ampulheta ou no relógio),  para os alunos  circularem na sala, olharem uns aos outros  e perceberem  suas semelhanças e diferenças. A professora propõe que cada criança desenhe, pelo menos, duas semelhanças e diferenças entre ela e um colega de turma. As crianças sentam em roda e compartilham o nome do colega observado, bem como os seus desenhos. Neste momento, a circulação de livre apresentação será fundamental para que todos possam trabalhar o corpo e a ética na observação e apresentação de certos aspectos que por diversas razões são ainda consideradas tabu social.  

4ª aula   

A professora pede a um aluno que deite em cima de uma folha (ou de duas, dependendo da altura do aluno), para que outro aluno faça o contorno do seu corpo. Com a ajuda de um espelho, a professora faz a seguinte indagação:

Olhando para a imagem de vocês no espelho e para o contorno deste corpo, o que acham que falta para completar esta figura?

À medida que a professora questiona sobre as partes do corpo, os alunos vão completando a silhueta da criança cujo  o corpo foi contornado. A figura contornada pode ser do sexo feminino ou masculino. Sendo assim, quando terminarem de completar a figura externamente, podem dar um nome para o boneco ou à boneca.

Discutir com os alunos sobre a necessidade de cuidados com o corpo, pois cada parte dele compõe um todo que é constituído de uma rede da própria estrutura física de cada um. O tema é muito amplo o que pode gerar vários caminhos de interesse e, assim, ser um disparador à propostas para outras aulas.    

 5ª aula

A professora propõe os alunos, em duplas, que façam algum movimento corporal para que o colega de turma observe. Depois, distribui massa de modelar( massinha),  para que reproduzam os colegas, bem como os movimentos observados.

Esta proposta, também, pode ser realizada fotografando cada criança em diferentes movimentos. Depois, a professora pode distribuir as fotos para que os alunos as reproduzam com o uso de massa de modelar.

Em todas as atividades a postura do professor como facilitador de expressões e observações de movimentos vai proporcionar que a turma construa formas diversas de análise e de olhares; destacando, assim, as visões e as composições de diferenças da sociedade brasileira.

Recursos Complementares
Avaliação

  Durante as atividades a professora deve observar se os alunos demonstraram conhecimento de seu próprio corpo, identificaram  semelhanças e diferenças entre o seu próprio corpo e o dos colegas, se exploraram  diferentes formas de expressão corporal e se perceberam  a necessidade, a importância  do cuidado com o corpo.  

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