Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: A Poesia e as Cores

 

02/04/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Poesia e as Cores

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

1- Conferir significados poéticos às cores.   

2- Conhecer o mito grego da deusa Íris e sua relação com as cores do arco-íris.

3- Criar poesias cuja inspiração seja o tema cores.

4- Perceber as diferentes interpretações que envolvem as cores e o significado que damos a elas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor:

O estudo das cores  aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva das crianças. As cores fornecem poderosos

estímulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imaginário desde a mais tenra idade das crianças.

Trabalhar com as cores em sala de aula poderá tornar o ambiente mais aprazível e acolhedor.

Recursos do UCA:

 

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],

KcolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas],

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

Kspread  [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

Estratégias:

- Trabalho de Grupo

- Laptop

- Dinâmica de Leitura

 

Conversa Informal - Introdução do Tema

          cores 1

1- Conversar com os  alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais gostam menos. Pedir que  fechem os olhos e digam qual a cor dos próprios olhos e a cor dos olhos de um colega de aula; que tentem lembrar quais as cores que predominam na escola:
da cantina, da sala da direção, da própria casa e perguntar qual cor escolheriam para pintar as paredes do próprio quarto e da sala de aula. Quais as cores que predominam na sua casa?

           cores 3

 

Atividade em Grupo baseada no uso de vídeos

2- Separar os alunos em trios e convidá-los a assistir a um dos dois filmes de animação no laptop:

http://www.youtube.com/watch?v=EqPv-_kxbBg   
ou 
http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related

3- Cada grupo deverá escolher um dos vídeos para trabalhar . Solicite que os alunos inventem um título para o filme que escolheram e façam uma canção, poesia, ou história a partir do que as imagens provocaram neles. 

 

 

Ilustrando a história

Após a tarefa concluída, solicitar que os grupos façam no KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas] uma ilustração em cores para a história, canção ou poema que produziram. Ao final da tarefa, os grupos apresentarão os desenhos.
 
Para acessar o KolourPaint  através do Menu K (Metasys)
clique com o mouse em:Metasys ↳ Aplicativos ↳Aplicações Gráficas ↳Ferramenta de Pintura

Na  aplicação do KolourPaint, podem ser encontradas as cores disponíveis para realizar a tarefa. Na barra de ferramentas há as funções necessárias ao desenho. Utilizar o pincel para fazer as linhas e a ferramenta de preenchimento para colorir o desenho.

Abaixo imagem do KolourPaint:

kolourpaint

 

 Bom dia todas as Cores

Após a apresentação, os alunos podem conhecer um pouco a respeito do trabalho da escritora Ruth Rocha, assistindo ao vídeo das cores e o camaleão, baseado na história de Ruth Rocha, entitulado Bom dia todas as Cores :

           cores 6
Capa do Livro de Ruth Rocha

http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4

http://www.youtube.com/watch?v=KabuqzJXmgc


 

Camaleão

 

Cores das Palavras

Solicitar aos alunos  que atribuam cores  para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.

A partir disso, solicitar aos alunos que façam no Kspred 8 tabelas, cada uma com o seguinte cabeçalho:
  • Tabela 1 - Palavras Azuis

  • Tabela 2 - Palavras Brancas  

  • Tabela 3 - Palavras Vermelhas

  • Tabela 4 - Palavras Cinzentas

  • Tabela 5 - Palavras Amarelas

  • Tabela 6 - Palavras Rosadas

  • Tabela 7- Palavras Verdes

  • Tabela 8 - Palavras Multicoloridas  

 

Em cada tabela os alunos deverão escrever palavras que correspondam as cores, utilizando-se da ferramenta do Kword que permite modificar as cores das letras. Por exemplo, palavras azuis deverão ser escritas em azul, laranjas escritas com a cor laranja, ... 

O KSpread pode ser acessado através do Menu K: Metasys ↳ Aplicativos ↳ Ferramentas de Produtividade ↳ Suíte de Escritório ↳ Planilha Eletrônica

Abaixo há uma imagem da planilha do Kspread com as ferramentas disponíveis para realizar a tabela:


            kspread

Após a realização das tabelas, conversar sobre as co-relações entre as palavras, os sentimentos e as cores escolhidas.

Explicar aos alunos que as cores possuem peculiaridades para cada povo, região, cultura. Por exemplo, para os japoneses a cor negra é uma cor que representa a sorte. Para os ocidentais, em geral, representa luto.

Professor, para conhecer sobre os significados das cores
em diferentes culturas buscar as seguintes referências
:

http://www.infopedia.pt/$cor-%28simbologia%29

http://www.tci.art.br/cor/psicologia.htm

 

 

Você já viu um arco-íris?

  O professor pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris .

          cores 5
          http://2.bp.blogspot.com/_xp2dZ5X8uq8/TUNMLvAPejI/AAAAAAAAEiY/vFbf-q2SqUw/s1600/arco+iris+mar.jpg
 

               Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes. Eles imaginavam que ela tinha que voar  entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos. Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era  muito bonita  . Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado . Freqüentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas. Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris. As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Link para conhecer o mito da deusa Íris: 
http://www.girafamania.com.br/historia_arte/mitologia-grega-iris.htm

 

 

 

atividade

Dinâmica de Leitura: Cores do texto

O professor poderá aplicar a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos do seguinte modo:

a)  O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris;

b)  A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto;

c)  O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo corresponde ao que o primeiro aluno havia pensado e porquê.

 A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.

 

 

Recursos Complementares

 

apoio

Outros Recursos

1- Vídeo da canção : Trem das Cores de  Caetano Veloso:

http://www.youtube.com/watch?v=aWl-cV-fPpw&feature=fvwrel

Letra: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43883/
 

 2- Narrativa da história "TODAS AS CORES"

http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4&feature=related


3 - Poesia e as Cores

http://oileonorcordeiro.blogspot.com/2010/03/as-cores-e-as-palavras.html

 

 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo. Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e a colaboração em todas as atividades propostas.

Avaliar se os alunos:

-  compreendem o significado das cores, e sabem que estes pode variar em diferentes culturas. 

-  percebem que cores influenciam nosso dia-a-dia, podendo modificar os ambientes.

-  utilizam corretamente os recursos do Kcolourpaint e do Kspread solicitados para a realização das tarefas da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Aparecida Sartori, Escola Casa da Criança , São Paulo - disse:
    cicasartori@yahoo.com.br

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Olá Claudia Adorei sua aula sobre as cores, foi uma luz para mim pois afinal professor tem que estar sempre cheio de ideias novas e você foi tudo de bom. Abraços Cidinha


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.