02/04/2011
Denise Leipziger
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
1- Conferir significados poéticos às cores.
2- Conhecer o mito grego da deusa Íris e sua relação com as cores do arco-íris.
3- Criar poesias cuja inspiração seja o tema cores.
4- Perceber as diferentes interpretações que envolvem as cores e o significado que damos a elas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Uma abordagem para o professor:
O estudo das cores aprimora a capacidade espacial, sensorial e cognitiva das crianças. As cores fornecem poderosos
estímulos para o contato e reconhecimento do entorno e alimentam o imaginário desde a mais tenra idade das crianças.
Trabalhar com as cores em sala de aula poderá tornar o ambiente mais aprazível e acolhedor.
Recursos do UCA:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],
KcolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas],
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
Estratégias:
- Trabalho de Grupo
- Laptop
- Dinâmica de Leitura
1- Conversar com os alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais gostam menos. Pedir que fechem os olhos e digam qual a cor dos próprios olhos e a cor dos olhos de um colega de aula; que tentem lembrar quais as cores que predominam na escola: |
2- Separar os alunos em trios e convidá-los a assistir a um dos dois filmes de animação no laptop: http://www.youtube.com/watch?v=EqPv-_kxbBg 3- Cada grupo deverá escolher um dos vídeos para trabalhar . Solicite que os alunos inventem um título para o filme que escolheram e façam uma canção, poesia, ou história a partir do que as imagens provocaram neles.
|
Após a apresentação, os alunos podem conhecer um pouco a respeito do trabalho da escritora Ruth Rocha, assistindo ao vídeo das cores e o camaleão, baseado na história de Ruth Rocha, entitulado Bom dia todas as Cores : http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4 |
Solicitar aos alunos que atribuam cores para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.
A partir disso, solicitar aos alunos que façam no Kspred 8 tabelas, cada uma com o seguinte cabeçalho:
Em cada tabela os alunos deverão escrever palavras que correspondam as cores, utilizando-se da ferramenta do Kword que permite modificar as cores das letras. Por exemplo, palavras azuis deverão ser escritas em azul, laranjas escritas com a cor laranja, ... O KSpread pode ser acessado através do Menu K: Metasys ↳ Aplicativos ↳ Ferramentas de Produtividade ↳ Suíte de Escritório ↳ Planilha Eletrônica Abaixo há uma imagem da planilha do Kspread com as ferramentas disponíveis para realizar a tabela: Após a realização das tabelas, conversar sobre as co-relações entre as palavras, os sentimentos e as cores escolhidas. Explicar aos alunos que as cores possuem peculiaridades para cada povo, região, cultura. Por exemplo, para os japoneses a cor negra é uma cor que representa a sorte. Para os ocidentais, em geral, representa luto. Professor, para conhecer sobre os significados das cores http://www.infopedia.pt/$cor-%28simbologia%29 http://www.tci.art.br/cor/psicologia.htm
|
O professor pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris . Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes. Eles imaginavam que ela tinha que voar entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos. Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era muito bonita . Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado . Freqüentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas. Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris. As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Link para conhecer o mito da deusa Íris:
|
|
O professor poderá aplicar a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos do seguinte modo: a) O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris; b) A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto; c) O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo corresponde ao que o primeiro aluno havia pensado e porquê. A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.
|
|
1- Vídeo da canção : Trem das Cores de Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=aWl-cV-fPpw&feature=fvwrel 2- Narrativa da história "TODAS AS CORES"
|
Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo. Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e a colaboração em todas as atividades propostas.
Avaliar se os alunos:
- compreendem o significado das cores, e sabem que estes pode variar em diferentes culturas.
- percebem que cores influenciam nosso dia-a-dia, podendo modificar os ambientes.
- utilizam corretamente os recursos do Kcolourpaint e do Kspread solicitados para a realização das tarefas da aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2011
Cinco estrelasOlá Claudia Adorei sua aula sobre as cores, foi uma luz para mim pois afinal professor tem que estar sempre cheio de ideias novas e você foi tudo de bom. Abraços Cidinha