05/12/2012
Michele Varotto, Alessandra Arce
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
- Identificar as cores do arco-íris;
- Aguçar os sentidos e as expressões por meio da observação e conhecimento do arco-íris;
- Compreender o fenômeno da Refração;
Sugere-se que as crianças já conheçam as cores. Para isso, pode-se aplicar a seguinte aula anteriormente a esta:
O segredo das cores, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
Atividade 1: Todas as cores...
1. Para introduzir a temática sobre o arco-íris é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula com uma história, que traga alguns dos elementos que serão trabalhados nesta aula e que forneça maiores subsídios para as discussões posteriores. Para isso, sugere-se o seguinte livro:
ZIRALDO. Flicts. Editora: Melhoramentos.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
* Procure fazer a leitura da história de maneira interativa, para que as crianças possam visualizar as imagens.
2. Após a leitura, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre os principais acontecimentos, de modo a despertar o interesse sobre o arco-íris. Para isso, sugerem-se as seguintes questões:
- Quem é Flicts?
- Quais as cores que aparecem na história?
- Em quais lugares encontramos essas cores?
- O que aconteceu com Flicts?
- Por que não tinha lugar para Flicts?
- Quais os diversos lugares que ele tentou ficar?
- Onde Flicts foi parar?
- Como ele descobriu que era importante?
- Quais são as pessoas que podem vê-lo?
3. Depois da discussão, questione as crianças sobre as diversas cores que podemos encontrar. Desta forma, organize um passeio com as crianças pela escola. Divida as crianças em grupos de 3 alunos, entregue uma folha de papel A4, uma prancheta e uma caixa de lápis de cor, para cada trio. Após isto, oriente os trios a observarem tudo que tem na escola e suas diferentes cores e irem registrando no papel.
4. De volta à sala de aula, em uma nova roda de conversa, peça para que cada trio demonstre os diferentes objetos e suas cores que encontraram na escola. Assim, oriente-os, agora individualmente, a desenharem a escola e a pintarem com as diferentes cores que encontraram.
5. A partir dos desenhos apresentados, aguce a criatividade das crianças, dispostas de forma individual, peça para que elas façam um desenho da escola, e em seguida, escolham uma cor (de preferência a que mais gostarem), e pintem todo o desenho com a mesma cor.
6. Disponha as crianças em um círculo e peça para que cada uma mostre seu desenho sobre a escola colorida e a escola de uma única cor. Assim, vá discutindo com os alunos as diferentes cores e como o mundo fica mais bonito com elas. Pode-se para isto fazer as seguintes questões:
- Como seria nossa escola se tudo fosse da mesma cor?
- E as flores?
- E nossa casa?
- E nós?
- Nossos brinquedos?
- Nossas roupas?
- Seria legal? Seria bonito?
- Vocês gostariam?
7. A partir das discussões com as crianças, apresente a seguinte canção: Aquarela – Toquinho
AQUARELAToquinho |
Numa folha qualquer Corro o lápis em torno Se um pinguinho de tinta Vai voando Entre as nuvens Basta imaginar e ele está Numa folha qualquer De uma América a outra Um menino caminha E o futuro é uma astronave Nessa estrada não nos cabe Numa folha qualquer |
Fonte:http://letras.mus.br/toquinho/
* Vídeo com a canção, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T9poZwxpWj0
8. Com base nessa música e apresentação do vídeo, oriente as crianças a fazerem um quadro com alguma das imagens apresentadas na música, de modo a reconhecerem as diversas cores. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Uma folha de papel craft 50x50 cm;
- Tinta a óleo de diferentes cores (que poderá ser substituída por guache, caso seja necessário);
- Lápis ou giz preto;
- Pincéis de diferentes tamanhos;
- Recipientes com água;
- Retalhos de tecido para limpar os pincéis;
- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);
- Um pedaço de papelão ou madeira nas dimensões do papel craft.
Procedimentos:
- Com o auxílio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papelão de modo que não solte.
- Peça para que, com o auxílio do lápis ou giz preto, as crianças façam seus desenhos;
- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pincéis. Com isso, deixe que cada criança pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.
Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.
Atividade 2: De onde vêm as cores? Conhecendo o arco-íris!
1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir do descobrimento das crianças sobre as diferentes cores que encontramos e que deixam nosso mundo mais lindo. Introduza mais diretamente a temática do arco-íris. Para isso, pode-se realizar o seguinte experimento:
Experimento 1: Conhecendo o arco-íris
Materiais:
- Uma mangueira de água;
Procedimentos:
- Leve as crianças até o jardim da escola, com muito cuidado para não molhar as criança, ligue o registro e molhe o jardim. Procure fazer isto em um local aberto para que o sol fique diretamente na água que está saindo.
Resultados:
- A partir do contato dos raios de sol com a água, se formará um arco-íris. Procure chamar a atenção das crianças para esse fenômeno.
2. Após a observação, em uma roda de conversa, que pode ser feita ao ar livre mesmo, questione as crianças sobre o que elas observaram:
- O que apareceu enquanto molhava as plantas?
- O que é esse arco colorido?
- Como é o nome dele?
- Quais as cores que aparecem nele?
- Quando ele aparece?
- Como ele aparece?
- O que o faz ficar assim?
- Quais os outros lugares que você já o viu?
- O que você sabe sobre ele?
3. Com as hipóteses levantadas, de volta a sala de aula, entregue uma folha a cada criança e oriente-as a ilustrarem suas ideias sobre a origem do arco-íris.
4. A partir dos registros feitos pelas crianças, apresente a elas o seguinte vídeo:
O qual também pode ser encontrado em livro:
CATUNDA, Celia; MISTRORIGO, Kiko; SALEM, Fernando. De onde vem o arco-íris? Editora: Panda Books
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
*Outra literatura que pode ser usada é: ROWE, Jeannette; PARK, Louise. Gatinha Esperta: Arco-íris – como os arco-íris surgem? Editora: Ciranda Cultural
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
* Para dinamizar a história, procure ia apresentando as páginas do livro para as crianças. Sugere-se também, que após a contação, as crianças manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a compõem.
5. Em uma roda de conversa, após a apresentação do vídeo e leitura dos livros, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:
- De onde vem o arco-íris?
- Quais os lugares que você já o viu?
- Quais as cores que o formam?
- Por que acontece isso?
- Onde podemos encontrar essas cores?
6. A partir da discussão feita, reproduza com as crianças um arco-íris, de modo a fixar seu formato e suas cores, bem como aguçar a criatividade das crianças. Desta forma, sugere-se a construção de um mosaico, o que pode ser feito da seguinte maneira:
- Entregue uma folha de papel A4 com o contorno de um arco-íris para cada criança. Procure fazer com o que o desenho ocupe toda a folha;
- Recorte diversos quadradinhos de EVA ou papel dobradura, das cores do arco-íris. Essa tarefa também pode ser feita pelas crianças, no entanto, é importante sempre o acompanhamento do adulto, devido ao manuseio da tesoura;
- Com os quadradinhos e cola em mãos, oriente as crianças a irem colando de modo a reconstruírem um arco-íris.
- Ao final, exponha os mosaicos pela escola para que os demais colegas possam visualizar.
7. Sugere-se também, imprimir diversos contornos de desenhos, e deixar que aleatoriamente as crianças escolham. Após isto, oriente-as a colorirem utilizando apenas as cores que formam o arco-íris.
Atividade 3: Entendendo o arco-íris...
1. A partir da releitura e apresentação dos conceitos sobre o arco-íris retome cada um deles, de modo que as crianças possam compreendê-los. Desta forma, inicie trabalhando com o conceito de refração. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças a respeito desse fenômeno. Sugerem-se as seguintes questões:
- Quais palavrinhas que vimos no vídeo da Kika que não conhecemos?
- O que será que significa cada uma delas?
- O que vocês acreditam que seja Refração da Luz?
- O que a Kika nos ensinou sobre isso?
2. Com base na hipótese levantada pelas crianças, faça uma explicação bem simples sobre a Refração da luz, a qual pode ser feita utilizando-se do seguinte experimento:
Experimento 2: Refração
Objetivo: Compreender como ocorre o fenômeno de refração da luz;
Materiais:
- Um copo;
- Água;
- Um botão;
Procedimentos:
- Coloque o botão dentro do copo;
- Jogue um pouco de água;
Resultados:
- Você verá dois botões, isto acontece porque a luz ao atravessar a água tem seu raio mudado de posição. O que faz com que vejamos as coisas que estão embaixo da mesma um pouco fora de posição.
* Outros experimentos que também podem ser aplicados para a compreensão deste tema são:
3. A partir do experimento realizado associe-o com o fenômeno do arco-íris, tal explicação pode ser feita com a ajuda de fantoches, de modo a destacar que ao passar pela água o raio de luz muda de posição, e ao passar pela outra camada de água, o mesmo se decompõe em várias cores ao ambiente. Para essa explicação, podem ser utilizados os seguintes recursos e imagens:
- http://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/11/como-encontrar-um-arco-ris.html
-http:// http://educartecnologiasfisica.blogspot.com.br/2010/10/formacao-do-arco-iris.html
*Maiores informações, podem ser consultados nos endereços:
- http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm
-http:// http://www.youtube.com/watch?v=nTiq733vPFU
4. Em seguida apresente às crianças o Disco de Newton, de modo a ilustrar a decomposição da luz branca que dá origem ao arco-íris. Para isso, faça o seguinte experimento:
Experimento 3: Construindo um Disco de Newton
Objetivos: Comprovar se a cor branca é composta por todas as demais cores
Materiais:
- Lápis de cor;
- Compasso;
- Lápis preto;
- régua
- Borracha
Procedimentos:
1. Faça um círculo de aproximadamente 15 cm de diâmetro na cartolina e recorte-o.
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
2. Divida o círculo em 8 partes iguais:
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
3. Pinte cada uma das partes utilizando as seguintes cores: amarelo; azul escuro; violeta; laranja; verde; azul claro; vermelho; roxo.
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
4. Faça um furo no centro do círculo e passe o lápis no meio. Em seguida, gire-o velozmente e observe o que acontece.
Resultados:
- Ao girar o círculo rapidamente, todas as cores misturam-se aparecendo a cor branca.
*Maiores informações consulte:
- http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-construindo-o-disco-de-newton.jhtm
- http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-disco-newton.htm
**Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
***Sugestões de literatura para trabalhar este tema:
AYALA, Walmir. Onde vive o arco-íris? Editora: Leitura.
AZEVEDO, Israel Belo de. O arco-íris do vovô. Editora: United Press
CANTON, Katia; CATUNDA, Leda. O Roubo do arco-íris: uma fábula sobre as cores. Editora: WMF Martins Fontes.
CIRANDA CULTURAL. Um Arco-íris de lembranças.
KLEIN, Cristina. Brilha Brilha Arco- íris. Editora: Bicho Esperto
Nome | Tipo |
---|---|
O disco de Newton (Pião colorido) | Experimento prático |
Arco - íris | Experimento prático |
De onde vem o arco-íris? | Vídeo |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Arco Iris | Animação/simulação |
Podemos construir - atividade 2: Podemos construir um Disco de Newton? | Experimento prático |
Arco-íris | Animação/simulação |
Arco-íris | Experimento prático |
A física e o cotidiano: Arco-íris | Áudio |
Arco íris | Áudio |
a) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
b) Sites de experimentos:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma história coletiva na qual seja contemplada todas as informações sobre o arco-íris. Ao final, pode transforma-la em um livro, em que o professor seja o escriba, e os alunos ilustrem a explicação de cada uma delas. Tal atividade pode ser feita com o auxílio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/02/2014
Cinco estrelasMuito Boa a Aula ... *--------------*
15/03/2013
Cinco estrelasMARAVILHOSO! O MELHOR ESPAÇO DE TODOS QUE JÁ ACESSEI! DEUS ABENÇOE VOCÊS!
10/01/2013
Cinco estrelasParabéns!!! O material é de excelente qualidade, aprendi muito. Valeu, vocês são maravilhosos. Beijos
27/12/2012
Cinco estrelasAdorei o conteúdo da aula,já que se pode trabalhar da educação infantil ao fundamental I. Parabéns, Aline
05/12/2012
Quatro estrelasMuito criativas, as sugestões e relativamente fáceis de aplicar. Serão bastante úteis, agradeço.