Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo e conhecendo meu corpo

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e conhecer as partes externas do corpo.

Duração das atividades
5 dias com 50 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:

1. Em uma roda de conversa, o professor deverá ler o livro: É assim que eu sou, de Pierre Winters. Coleção descobrindo a natureza. Ed. Brinque-Book Saber. É interessante, que a conte de forma que os alunos possam interagir com ela. Por exemplo, logo em sua primeira página, há duas crianças vestidas com roupas de inverno. O professor poderá mostrar a figura e questionar-lhes, como propõe o livro: Observem estas crianças! Como nós, no inverno, elas estão usando roupas bem quentinhas para protegê-las do frio. Vocês sabem o que há por baixo de nossas roupas? (O nosso corpo). Nosso corpo é formado por várias partes, sabem quais são?

 

2. No momento seguinte, o professor convidará os alunos a ouvirem a música: Pulguinha, do álbum "Canções de Brincar" do grupo "Palavra Cantada". Durante a audição da música, o professor deverá interpretá-la com as crianças, indicando cada uma das partes do corpo.

 

Fonte: Palavra Cantada

 

Pulguinha

Palavra Cantada

A pulguinha pula a beça e belisca o seu pé
Do pé pula pra cabeça, vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira, você quer ser minha amiga

Da barriga pro nariz
Do nariz pra buchecha
Da buchecha pro umbigo
Do umbigo pro joelho
Do joelho pro pescoço
Do pescoço pra perna
Da perna pra orelha
Da orelha pra mão

A pulguinha pula a beça e belisca o seu pé
Do pé pula pra cabeça, vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira, você quer ser minha amiga

Da barriga pro bumbum
Do bumbum pro braço

Do braço pra perna
Da perna pra cabeça
Da cabeça pro umbigo
Do umbigo pro pé
Do pé pra mão
Da mão pra barriga

A pulguinha pula a beça e belisca o seu pé
Do pé pula pra cabeça, vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira, você quer ser minha amiga

Da barriga pro bumbum
Do bumbum pro braço
Do braço pra perna
Da perna pra cabeça
Da cabeça pro umbigo
Da umbigo pro pé
Do pé pra mão
Da mão pra barriga

Fonte: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/pulguinha.html#ixzz1yYd4AtFR

 

* A música pode ser encontrada nos seguintes endereços:

http://www.filestube.com/96nokPgmTBjTJ60x5y5H2j/Palavra-Cantada-Cancoes-de-Brincar-02-Pulguinha.html

http://www.youtube.com/watch?v=wKASdwYiLgk

http://www.letras.com.br/palavra-cantada/pulguinha

 

*Outras músicas sobre o corpo, que o professor também poderá trabalhar:

a) Cabeça, ombro, joelho e pé.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DfDF1bAzD4o

 

b) Mundo da criança: cantando com o corpo.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WHRlPzW7etI&feature=related

 

c) Desengonçada. Bia Bedra (álbum: A caixa de música de Bia)

Disponível:  http://www.4shared.com/audio/CREzqbXs/desengonada_Bia_Bedran.htm

 

Fonte: biabedran.com.br

 

3. O professor organizará a classe em duplas, entregando a estas, uma folha de papel kraft, um pouco maior que as crianças. Pedirá que combinem quem será o desenhista e quem servirá de molde. Aquele que for desenhado, se deitará sobre o papel, enquanto o outro fará o contorno de seu corpo no papel. Após o contorno, a dupla deverá completar o desenho, representando nele as demais partes do corpo. Neste momento é importante que o professor estimule as crianças a observarem detalhes, chamando sua atenção para partes do corpo que possam não estar representadas. Por exemplo:

 

- Vamos olhar o colega... Ele tem olhos, boca e o que mais?

- Tem nariz?

- Sobrancelha?

- Orelhas? Quantas orelhas têm?

- Olhe o sorriso dele. Como são seus dentes?

- Qual é a cor de seu cabelo?

- E de seus olhos?

- Ele tem mãos? O que tem nas mãos? (dedos)

- Quantos dedos têm? Observem os dedos, como são?

- O que tem mais nos dedos? (unhas), etc.

 

ATIVIDADE 2:

1. Antes de iniciar esta aula, professor deverá encapar uma caixa de sapato, fixando, em seu fundo, um espelho. Organizará a classe em uma roda e apresentará a “caixa surpresa”, questionando se sabem o que há dentro dela. Em seguida, explicará que passará a caixa na roda, de modo que todos tenham a oportunidade de descobrirem o que há em seu interior. À medida que os alunos abrirem a caixa, é importante que o professor estimule-os na observação das partes do corpo.

 

- O que você está vendo dentro da caixa? (um espelho)

- E quem aparece no espelho? (aluno: sou eu)

- Como você é?  Quais suas características? 

- Como é o seu cabelo? Qual sua cor? É curto, longo ou médio? É liso? Encaracolado?

- Como são seus olhos? Qual a cor deles? São arredondados ou mais esticadinhos?

- Quantos olhos e orelhas você tem? E o nariz e a boca? É a mesma quantidade?

- O que podemos ver que há dentro da boca? (língua, dentes).

- Qual a cor de sua pele?

- Quais partes do seu corpo você observou no espelho?

- Como é a forma de seu rosto? (comprido, curto, fino, redondo).

- Quais as semelhanças de seu corpo com o corpo do colega?

- E as diferenças?

 

2. No momento posterior, o professor poderá apresentar autorretratos de pintores, como: Portinari, Van Gogh, Tarsila do Amaral etc., explicando quem são eles, sua importância, curiosidades e o conceito de autorretrato (imagem produzida por um indivíduo de si mesmo, sob a forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral). Proporá, então, que os alunos se olhem no espelho e produzam um quadro com seu autorretrato. Estes poderão ser expostos na escola.

 

*O professor poderá consultar os seguintes endereços, para obtenção de alguns autorretratos:

http://www.portinari.org.br/

http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm

http://memoriavirtual.net/2004/09/03/van-gogh-auto-retrato-2/

 

3. Outra sugestão para o professor, em seguimento a esta aula, é trabalhar a diversidade da classe. Para isso poderá contar a história do livro Bom dia Todas as Cores de Ruth Rocha, propondo uma discussão sobre ela. Poderá questionar-lhes:

 

- Sobre o que fala a história?

- Conta a história de que personagem?

- Por que o camaleão mudava, à todo momento, de cor?

- A que conclusão chegou o camaleão? Etc.

 

* Esta história pode ser encontrada no CD Mil pássaros, produzidos pela "Ruth Rocha e a Palavra Cantada", e também nos seguintes endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0

http://www.youtube.com/watch?v=CHyu4Zp9aoo

 

Fonte: http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/literatura-nacional/infanto-juvenil-e-entretenimento/audiobook-palavra-cantada-mil-passaros-sete-historias-de-ruth-rocha-sandra-pires-e-paulo-tatit/

 

 

*Sobre o camaleão há também uma música da "Palavra Cantada", que se encontra no CD acima. Ela está disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=yQqhQeRgh8Q

 

4. Junto com a turma o professor fará a conclusão da história, discutindo, que embora sejamos todos diferentes; cada pessoa, como as cores, as flores etc., tem a sua beleza e importância.

 

5. Outra sugestão de livro é: Tudo bem ser diferente. Todd Parr. Ed. Panda Books. Com ele o professor poderá conversar com a classe, comentando com a classe que cada pessoa é única no mundo. Que embora tenhamos semelhas - como as partes comuns de nosso corpo (nariz, boca, olhos, orelhas, braços, pernas, cabelos etc.), a cor do cabelo, dos olhos, a altura etc. - cada pessoa possui características diferentes, e isso é que as tornam especiais. Uns são mais altos que outros. Alguns têm olhos negros, enquanto outros têm olhos claros. Há quem tenha a pele mais clara e outros a pela mais escura. Tem também as pessoas de cabelos mais curtos, longos, lisos, encaracolados; algumas pessoas gostam de certas coisas, enquanto outras preferem coisas diferentes  etc.. Também poderá falar que mesmo aquelas que são gêmeas, tem algo diferente entre elas.

 

Fonte: Banda Book

ATIVIDADE 3:

1. O professor iniciará a aula explicando que cada uma das partes do nosso corpo tem uma função. Em seguida, proporá uma brincadeira com a classe na qual cada aluno, à medida que o professor destaca uma das partes, poderá falar ou representar, por meio de mímica, uma ação produzida por ela. Por exemplo:

 

a) olhos: ver cores, formas, prevenir de perigos (como cair em um buraco, parar em um semáforo);

b) nariz: respirar o ar, sentir o cheiro das flores, da comida gostosa da mamãe, de comida estragada, do lixo espirrar etc.

c) boca: comer sorvete e fruta, mastigar, cantar, falar, chamar, sorrir, assobiar etc..

d) orelhas: ouvir um trovão, uma música, a chuva etc..

e) braços, mãos e dedos: bater palma, brincar, segurar, empurrar, dar a mão para o colega, fazer carinho, pegar algo etc..

f) pernas e pés: caminhar, andar, jogar bola, pisar, dançar, ajudar a nadar, saltitar, trotar, subir escadas etc..

g) rosto: exprimir sentimentos e emoções, fazer caretas etc. Sobre as emoções e sentimentos, o professor poderá ler a história: O livro dos sentimentos, de Todd Parr. Ed. Panda Books.

 

 

Fonte: Panda Book

 

Disponível em:  http://search.4shared.com/postDownload/pak3j1w_/Livro_dos_Sentimentos.html

Há uma versão do livro para pintar:

Disponível em: http://colorir-desenho.com/livro-dos-sentimentos-para-imprimir

 

3. O professor também poderá propor a brincadeira Meu mestre mandou. Para isso, dirá: "Seu mestre mandou!”, e então, inventa uma ação, que o grupo realizará: pegar no pé, pular de uma per só, colocar a mão no joelho, abaixar a cabeça etc. É importante que o professor estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.
 

4. Outra sugestão é vivenciar a brincadeira cantada “Boneca de lata” do grupo Parangolé: canções e brincadeiras, do grupo "Emcantar".

 

Fonte:http://www.emcantar.org/

 

Boneca de Lata

Emcantar

Minha boneca de lata

Bateu o pé no chão

Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação

Desamassa aqui

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro pé no chão

Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (2 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o joelho no chão

Levou mais de três horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (3 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro joelho no chão

Levou mais de quatro horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (4 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o bumbum no chão

Levou mais de cinco horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui

Pra ficar boaui (5 vezes)

 

Minha boneca de lata

Bateu o braço no chão

Levou mais de seis horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (6 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro braço no chão

Levou mais de sete horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (7 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o ombro no chão

Levou mais de oito horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (8 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro ombro no chão

Levou mais de nove horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (9 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu a cabeça no chão

Levou mais de dez horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (10 vezes)

Pra ficar boa

Fonte: http://letras.mus.br/projeto-emcantar/1510040/

 

Disponível em:

http://sonora.terra.com.br/Artista/85849/emcantar

http://www.radio.uol.com.br/#/album/emcantar/parangole---cancoes-e-brincadeiras/20190

 

5. Ao final da música o professor poderá questionar as crianças sobre o que fala a música (partes do corpo), quais partes do corpo aparecem na música, quais partes externas do corpo eles já conhecem e se poderiam nomeá-las oralmente.

 

6. O professor também poderá construir um jogo de percurso, no qual, cada uma das casas tem desenhada uma ou mais parte do corpo. Por exemplo: uma mão, duas mãos, um pé, uma mão e um joelho (este pode ser representado com um círculo amarelo), dois joelhos etc. As representações das partes dos corpos, contidas no jogo, deverão ser anteriormente explicadas ou combinadas com os alunos. Embalados por uma música, os alunos percorrem a trilha. Quando o professor a para, eles devem permanecer em uma das casas, tocando nas representaçoes contidas nela, com a parte do corpo corresponde. É importante que o professor não sobrecarregue a atividade com muitas representações. Quanto menor a criança, mais simples devem ser. Pode começar com duas e à medida que as crianças forem se familiarizando com o jogo, acrescentará outras. Com crianças maiores o professor poderá inserir cores diferentes para a mão direita e outra para a esquerda etc.

 

7. Para finalizar a temática, o professor confeccionará coletivamente um livro:"O meu corpo é fascinante”. Ele servirá de escriba e as crianças serão os ilustradores. Para cada parte do corpo, as crianças poderão fazer colagens e desenhos, abordando função, higiene, diversidade, formas que nos auxiliam a evitar acidentes etc..

Recursos Complementares

 

LIVROS INFANTIS:

- Ciência hoje na escola: ver e ouvir, v. 5.

- Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.

- Criança curiosa: os cinco sentidos. Ed. Salamandra.

- Criança curiosa: o corpo. Ed. Salamandra.

- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse Júnior.

- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.

- NICOLELIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos. Ed. Porto de ideias.

- O grande livro do corpo humano. Impala Editores.

- ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: o corpo Humano. Companhia das letrinhas.

- ZIRALDO. Os dez amigos. Ed. Melhoramentos.

- ZIRALDO. Pelegrino e Petrônio. Ed. Melhoramentos.

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

 1. Como sugestão de avaliação, o professor poderá solicitar aos alunos que, com massinha de modelar, esculpam seu corpo.

 *Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosines, ufscar , São Paulo - disse:
    rosinescg@gmail.com

    17/05/2013

    Cinco estrelas

    super interessante as sugestões e atividades, vou utilizar algumas sugestões para enriquecer minhas aulas. obrigada;


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.