Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Serpente Articulada: Construindo Brinquedos com Material Reciclável

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a importância de se cuidar do meio ambiente.

Aprender a reutilizar materiais recicláveis.

Construir brinquedos com materiais recicláveis.

Duração das atividades
As atividades deverão ser realizadas ao longo de três dias, com aproximadamente, 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE RECICLAR

1. O professor iniciará a aula contando uma breve história: em nosso planeta, o número de pessoas vem aumentando cada vez mais. Junto com o aumento da população, muitas coisas foram inventadas. No entanto, junto com elas também vieram às embalagens (neste momento o professor poderá perguntar aos alunos se sabem o que é uma embalagem e solicitar que deem exemplos), que depois de usadas, costumavam ir para o lixo, junto com materiais orgânicos que também são consumidos. E isso ia enchendo o nosso planeta de lixo, deixando feio e perigoso para nossas vidas.

*O professor poderá ilustrar sua fala com o vídeo de Denise Hamú, Secretária Geral da WWF no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=Yf4sHGnRP0k&feature=related

 

2. Após a apresentação do vídeo promoverá um debate acerca do que observaram nele, como por exemplo:

- O lixo na praia,

- A poluição dos rios,

- As consequências para os animais,

- As consequências para as pessoas: como a falta de água para nosso próprio consumo,

- As doenças causadas pela contaminação da água, do solo, do ar

- A importância de cuidarmos bem de nossos recursos naturais e de nosso planeta, evitando o desperdício, reciclando e reutilizando tudo o que for possível, como plásticos, papéis, vidros, metais etc.

 

3. O segundo momento da atividade consistirá na leitura do livro: Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo. De Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural. Em seguida, será realizado um novo debate, seguido de uma pesquisa acerca do que devemos fazer com as embalagens que vem nos produtos que compramos e no lixo que geramos.

 

4. O professor, também, poderá enriquecer sua aula, apresentando o vídeo:

- Turma da Mônica sobre os 3R’s (reduzir, reciclar e reutilizar). Este vídeo poderá ser acessado no link:

http://www.youtube.com/watch?v=JXHKKiaD-ks&feature=related

 - Castelo Rá-tim-bum: Ratinho em o Rap da Reciclagem. Este vídeo poderá ser acessado no link:

http://www.youtube.com/watch?v=7oIhKBRDkIM&feature=fvsr

- Reciclagem e Coleta seletiva:

http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oO8gFIianJc&feature=related

E também o jogo sobre reciclagem:

http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/defensores/jogo_reciclagem.html?noCache=1294931209000

 

5. Para uma sistematização do conteúdo, a classe elaborará de uma cartilha coletiva com esclarecimento sobre a necessidade de diminuição do consumo, de se reutilizar e reciclar materiais, para que o lixo produzido por nós, não afete a vida dos seres vivos de nosso planeta. O professor servirá de escriba da classe e cada aluno ilustrará uma forma de reutilizar e reciclar os produtos. Após a confecção da cartilha, os alunos farão uma exposição para a escola sobre o que aprenderam do tema.

 

ATIVIDADE 2: CONSTRUÇÃO DE UM BRINQUEDO DE MATERIAL RECICLÁVEL

1. De modo a colocar em prática os conceitos da aula anterior (diminuição do consumo, reutilizar e reciclar), o professor apresentará o vídeo: Professor Sassá: O brincar e o planetapara, em seguida, propor a confecção de um brinquedo de material reciclável, feito com rolos de papel higiênico: Serpente articulada.

O vídeo sugerido poderá ser encontrado no link:

http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related

 

2. Construção da Serpente Articulada.

- Materiais Utilizados:

10 rolos de papel higiênico, cortados ao meio;

Tesoura sem ponta;

Furador de papel;

2 tubos de tinta guache, de cores diferentes;

Cola;

Rolinho de pintura;

Pincel;

Água;

Papel colorido (vermelho,para a língua e outra cor, para os olhos);

Colchete (perna de bailarina).

 

- Modo de Fazer:

1. Frise as laterais do rolo de papel higiênico e corte-os ao meio.

Fonte da Imagem: Débora Alfaro

 

2. Faça dois recortes em cada uma das laterais, de modo que fique no formato sextavado.

Fonte da Imagem: Débora Alfaro

 

3. Com o furador, faça um furo, em uma das extremidades, em 2 segmentos, para a construção da cabeça e do rabo.

4. Faça um furo, em cada uma das extremidades, em 8 segmentos, para a construção do corpo da serpente.

Fonte da Imagem: Débora Alfaro

 

5. Pinte a área externa da metade dos segmentos com uma cor de guache (ex: preto) e a outra metade com uma cor diferente (ex: vermelho).

6. Espere secar e então pinte a área interna dos segmentos.

7. Deixe secar.

Fonte da Imagem: Débora Alfaro

 

8. Em seguida, dissolva em um pires um pouco de cola em água, na proporção: 2 medidas de cola para 1 de água. Aplique a solução em todos os segmentos e aguarde a secagem (esse procedimento permitirá que o rolinho fique mais consistente e que a cor da tinta fique mais realçada).

 

Fonte das Imagens: Débora Alfaro

 

9. Organize os segmentos com as cores intercaladas, prendendo-os com os colchetes, em ambas extremidades e também, na parte superior e inferior.

* Lembre-se de começar com a cabeça e finalizar com o rabo (ou seja, deve-se iniciar e finalizar o corpo da serpente com o segmento que contém apenas um furo e que correspondem respectivamente a cabeça e ao rabo).

 

 

Fonte das Imagens: Débora Alfaro

 

10. Após ligar todos os segmentos com o colchete, recorte a língua e os olhos e cole, colando na boca e na cabeça da serpente respectivamente.

11. Sua Serpente Articulada está pronta! Agora é só brincar!

Fonte da Imagem: Débora Alfaro

 

ATIVIDADE 3: BRINCANDO COM A SERPENTE

1. Após a construção da serpente, o professor trabalhará alguns aspectos folclóricos de nossa cultura. Desse modo cantará a música História da Serpente, acompanhada da seguinte brincadeira:

 

a) Música:

Esta é a história da serpente

Que desceu do morro

Para procurar um pedaço do seu rabo

Você também,

Você também

Faz parte do seu rabão

 

b) Brincadeira:

A brincadeira consiste na construção do corpo da serpente, sendo cada aluno, uma parte dele. Assim, a professora inicia a brincadeira cantando a música e, à medida que se fala: “Você também faz parte do seu rabão”, um aluno posiciona-se atrás da professora, formando dessa forma um grande fila que passeará pela escola, encontrando e adicionando novas pessoas no “corpo da serpente”.

*Para visualizar a música e a brincadeira acessar o link:

http://www.youtube.com/watch?v=iOSsKJT0lm0

 

 2. Após a brincadeira, o professor contará algumas lendas e mitos folclóricos, que tem a serpente como elemento importante no desenrolar da história. Como sugestão:

"Cobra Norato",

"A História do Guaraná",

"A origem do Oiapoque",

"Mãe d'água',

o mito "Ipupiara",

"Boitatá",

"Por que o mar tanto chora?"

Conto Indiano: "O príncipe serpente”

 

Estas histórias podem ser encontradas nos seguintes livros:

- PHILIP, Neil e MISTRY, Nilesh. (1998) O Príncipe serpente. In: Volta ao Mundo em 52 Histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

- SALERNO, Silvana (2006). Viagem pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

 

3. Uma história interessante para o fechamento da temática é: O saci e a reciclagem do lixo, de Samuel Murgel Branco, editora Moderna. Após a sua leitura, o professor pedirá que os alunos façam um desenho sobre “Como o Saci ensinou e ajudou a cidade a cuidar de seu lixo”.

Recursos Complementares

 

a) Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Informações sobre o tema e o modo de se confeccionar a serpente:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11981

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/lixo-bem-tratado-planeta-reciclado-427421.shtml

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em um saco preto (que poderá ser chamado de saco mágico), o professor deverá colocar alguns cartões, contendo figuras acerca de formas apropriadas e conscientes de cuidar do lixo que produzimos e formas incorretas, que só geram cada vez mais poluição. Em seguida, cada aluno retirará alguns desses cartões e os colará em um painel, que conterá duas colunas: formas apropriadas de cuidar do lixo produzido e formas que geram poluição e prejudicam o planeta e as nossas vidas. De modo que se possa observar a compreensão da temática, por meio da identificação dos cartões nas suas respectivas colunas.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.