Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra de Secessão

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Anderson Lira Pereira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Antônio Fávero

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Analisar o contexto histórico da guerra civil norte americana; • Identificar os diferentes interesses dos Estados do norte (industrializado e interessado no protecionismo alfandegário) e do sul (economia agrária que defendia a liberdade de comércio).; • Reconhecer as repercussões da Guerra de Secessão no Brasil.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A Guerra de Secessão, iniciada em 1861 e motivada por diferentes interesses, como por exemplo, interesses de cunho econômico e de cunho político entre o Sul e Norte. Isso nos permite reconhecer os posicionamentos dos sujeitos históricos coletivos envolvidos, bem como conhecer algumas raízes da economia dos Estados Unidos da América.
Estratégias e recursos da aula

Aula I: A Guerra de Secessão

Duração de 50 minutos

• Inicie aula abordando o contexto histórico da Guerra de Secessão. É fundamental que os alunos relacionem a ocorrência do conflito ao período de desenvolvimento e progresso econômico que ocorreu em meados do século XIX, em várias regiões dos Estados Unidos.
• Apresente o vídeo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2034  que aborda de forma lúdica questões sobre a Guerra de Secessão, relatando os conflitos que existiram entre os povos do norte e do sul.

• Após a apresentação do vídeo divida a turma em dois grandes grupos: um grupo ficará responsável por representar os estados do Norte e o outro grupo pelos estados do Sul.

• Com os grupos divididos, apresente as condições econômicas das elites do Norte e do Sul, fazendo que os grupos percebam as diferenças econômicas entre as duas regiões e entendam o distanciamento em relação às idéias abolicionistas. Nos grupos, os alunos deverão interagir analisando o contexto histórico e o vídeo apresentado.

Aula II – Discutindo o Norte e o Sul
(avaliação)

Duração 50 minutos

• Solicite aos alunos que produzam pequenos cartazes e que neles sejam colocadas às intenções dos Estados do Sul e do Norte. No quadro, separe em duas partes, sendo uma representada pelos países do norte e outra pelos paises do sul.
• Peça aos alunos que colem no quadro as informações que representem cada um dos lados, nesse momento fique atento a informações que podem ser questionadas ou que estejam trocadas.
• Aproveite para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão?
• Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.

 

Avaliação
Aula II – Discutindo o Norte e o Sul (avaliação) Duração 50 minutos • Solicite aos alunos que produzam pequenos cartazes e que neles sejam colocadas às intenções dos Estados do Sul e do Norte. No quadro, separe em duas partes, sendo uma representada pelos países do norte e outra pelos paises do sul. • Peça aos alunos que colem no quadro as informações que representem cada um dos lados, nesse momento fique atento a informações que podem ser questionadas ou que estejam trocadas. • Aproveite para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão? • Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ceres, E.E.E.F. Cândida Fortes Brandão , Rio Grande do Sul - disse:
    xitizinha@hotmail.com

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    achei uma aula simples porém muito eficaz para desenvolver a habilidade crítica nos alunos, a oratória e a capacidade de síntese.


  • Paulo Sergio Bispo, Colégio municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário , Sergipe - disse:
    psbispo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Com criatividade dá-se uma boa aula de história. Os recursos são mínimos, porém nota-se que o rendimento superará as expectativas. parabens!


  • Amauri Sanches Martinez, EE CEL. LIMA DE FIGUEIREDO , Mato Grosso do Sul - disse:
    amartinez@sed.ms.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante esse tema da Guerra Civil Norte-Americana, ainda mais nesses tempos truncados da politica externa estadunidense. Boa dica do debate do ontem e hoje.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.