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UCA - Diferentes sons do X

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
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NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Diferentes sons do X

Graça Regina Franco da Silva Reis, Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Verificar que a letra X representa diferentes sons.

Segundo Objetivo
Identificar a diferença entre letra e fonema.

Terceiro Objetivo
Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.

Quarto Objetivo
Criar e escrever coletiva ou individualmente, parlendas e/ou trava-língua que contenham palavras com irregularidade ortográfica (sons do X).

Duração das atividades
5 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Letras e fonemas

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

 

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter       [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
KSpread             [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]

Atividade

Primeiro Momento

Na aula anterior o professor deve solicitar aos alunos que tragam jornais e revistas velhos para que possam ser utilizados nas atividades desta aula.

O professor dividirá a turma em grupos de 5 crianças, e serão distribuídos para cada grupo diversos jornais e revistas. Em seguida, o professor solicitará que os alunos procurem por palavras escritas com X e sublinhem todas as palavras encontradas.

As palavras encontradas devem ser escritas em tiras de papel de 20 cm por 5 cm. Em seguida, peça que as crianças pintem com um lápis de cor somente a  letra X de cada palavra escrita.

Após a identificação das palavras que contém X, os alunos deverão utilizar seu laptop e através do programa [kword], criar uma tabela com três colunas: as palavras iniciadas pela letra X; as palavras terminadas em X e na última coluna devem constar as palavras nas quais a letra X aparece no meio, como por exemplo:

 

Palavras iniciadas pela letra X Palavras terminadas em X Palavras nas quais X aparece no meio
xarope fax caxumba
xereta tórax oxigênio
xilofone xerox explicar

É importante que os alunos encontrem muito mais palavras do que as que estão aqui listadas.  

Logo após a criação da tabela, cada grupo deve responder aos questionamentos abaixo. Para isto eles devem utilizar o software [Kpresent] e montar uma apresentação. Colocarão cada pergunta abaixo, com sua respectiva resposta em um slide específico. Após a criação da apresentação com 7 slides, referentes às 7 perguntas abaixo, o grupo deverá apresentar o material elaborado para os demais alunos e esta tarefa deve gerar discussões na turma.

QUESTIONAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL 

a)      Quando a palavra possui o X inicial, que som tem esse X?
b)      Quanto às palavras terminadas com X, que som apresentam?
c)      As palavras com X no meio vêm acompanhadas de vogais ou de consoantes?
d)     Que consoantes encontramos antes da letra X quando esta se encontra no meio das palavras?
e)      Que vogais encontramos depois da letra X quando esta de encontra no meio da palavra?
f)       Consulte a sua lista e veja que sons o X pode representar no meio das palavras.
g)      Depois de ler todas estas palavras podemos concluir que o X é uma letra que representa um único som (fonema)?

 

Ao final da apresentação de todos os grupos o professor pode também, a partir do uso do programa [KPresenter], criar uma apresentação para concluir a atividade, adicionando nesta as seguintes informações:


1- O X pode ter os seguintes sons...

          a)  Som de "s": sexto, texto, expectativa...
          b)  Som de "ch": xarope, enxofre, vexame...
          c)  Som de "ss": auxílio, máximo, próximo...
          d)  Som de "z": exagero, exausto, exemplo...
          e)  Som de "cs": tórax, látex, tóxico...

2 – No início das palavras o X terá sempre som de CH.

3 – No final das palavras o X terá sempre som de CS.   


 


Mais Vídeos

 

Segundo Momento

 

Utilizando o programa [Mozilla Firefox], dos laptops, cada grupo deve visualizar os vídeos abaixo:

 

 

Atividade

Terceiro Momento

Neste momento da aula cada grupo escolherá secretamente 10 palavras que foram inseridas no [KWord], durante a primeira atividade. Esta palavras farão parte de um ditado que será realizado pelo grupo para o restante da turma. 

Deve ser escolhido um grupo para iniciar o ditado. A cada palavra ditada os demais grupos deverão escrevê-la em um papel, sem a utilização do laptop. Todos os grupos deverão fazer o ditado uma vez. 

Após a conclusão do ditado de todos os grupos, o grupo que fez o ditado receberá dos demais suas respectivas folhas de respostas sobre o ditado realizado. Por exemplo, o grupo 1 receberá a folha dos grupos 2 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 1. O grupo 2 receberá a folha dos grupos 1 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 2. E assim sucessivamente.

O grupo que fez o ditado elaborará uma planilha utilizando o programa [KSpread] para armazenar a quantidade de acertos realizadas pelos demais grupos, nos seguintes moldes:

Grupos Integrantes Número de Acertos Palavras escritas erradas
1 Ana, Paulo, Maria, José, Pedro 9 xeroqs
2 Beatriz, Carla, Francisco, Tiago, Mateus 10  
3 Carolina, João, Tulio, Pablo, Vinícius 8 chereta, cachumba

 

 

 

 

Para finalizar a tarefa cada grupo deverá apresentar sua planilha explicando onde estão os erros identificados.

 

 

 

Material de Apoio

Jogo

Aprenda Ortografia - Palavras com a letra X

Jogo disponíveo no link abaixo:

http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_interativo_57.html


 

Recursos Complementares

No texto abaixo você encontra algumas informações e exemplos complementares sobre a utilização das letras "X" ou "CH":

 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm

 

Avaliação

O professor deverá utilizar os seguintes itens para avaliação:

a) A participação de cada aluno no auxílio ao grupo, destacando a forma como ele participa dos debates internos do mesmo, sua participação na organização das respostas e das listas com os diferentes sons do X;

b) A identificação correta das palavras que iniciam e terminam com X, bem como aquelas que possuem X no meio;

c) A correção das respostas para as 7 perguntas feitas na primeira atividade, bem como deve ser avaliada a apresentação deste material para a turma;

d) O acerto de cada grupo em relação ao ditado realizado;

e) Ainda em relação ao ditado, deve ser avaliada a apresentação de cada grupo sobre as palavras que foram escritas erroneamente pelos demais grupos, ponderando as explicações sobre o porquê o grupo achou que a palavra fora escrita incorretamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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Opiniões

  • ANA CLENE LEITE, ALUÍSIO AZEVEDO , Maranhão - disse:
    anacleneleite@gmail.com

    29/04/2015

    Cinco estrelas

    Muitooooo boa essa aula!


  • Marly Castro, Escola Municipal Prof. Sólon Gumes de Morais , Bahia - disse:
    marlycastropena@hotmail.com

    14/11/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!!!


  • Vera Lucia Bonaccorsi, E. M. Professora Salete Ap. de Castro Silva , Minas Gerais - disse:
    vl.bonaccorsi@yahoo.com.br

    12/11/2012

    Quatro estrelas

    Muito legal esta aula. Os alunos, com certeza vão adorar e aprender bastante. Parabéns! Gostaria de receber mais idéias de aulas assim.


  • aida , E.M." P. J.Batista Rodarte" , Minas Gerais - disse:
    aidaagapi@yahoo.com.br

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Chic! e nos leva a sonhar .Alfabetizar letrando com o auxílio real e sob orientação com a informática


Sem classificação.
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