17/01/2011
Graça Regina Franco da Silva Reis, Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Verificar que a letra X representa diferentes sons.
Segundo Objetivo
Identificar a diferença entre letra e fonema.
Terceiro Objetivo
Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.
Quarto Objetivo
Criar e escrever coletiva ou individualmente, parlendas e/ou trava-língua que contenham palavras com irregularidade ortográfica (sons do X).
Letras e fonemas
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
KSpread [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Na aula anterior o professor deve solicitar aos alunos que tragam jornais e revistas velhos para que possam ser utilizados nas atividades desta aula. O professor dividirá a turma em grupos de 5 crianças, e serão distribuídos para cada grupo diversos jornais e revistas. Em seguida, o professor solicitará que os alunos procurem por palavras escritas com X e sublinhem todas as palavras encontradas. As palavras encontradas devem ser escritas em tiras de papel de 20 cm por 5 cm. Em seguida, peça que as crianças pintem com um lápis de cor somente a letra X de cada palavra escrita. Após a identificação das palavras que contém X, os alunos deverão utilizar seu laptop e através do programa [kword], criar uma tabela com três colunas: as palavras iniciadas pela letra X; as palavras terminadas em X e na última coluna devem constar as palavras nas quais a letra X aparece no meio, como por exemplo:
É importante que os alunos encontrem muito mais palavras do que as que estão aqui listadas. Logo após a criação da tabela, cada grupo deve responder aos questionamentos abaixo. Para isto eles devem utilizar o software [Kpresent] e montar uma apresentação. Colocarão cada pergunta abaixo, com sua respectiva resposta em um slide específico. Após a criação da apresentação com 7 slides, referentes às 7 perguntas abaixo, o grupo deverá apresentar o material elaborado para os demais alunos e esta tarefa deve gerar discussões na turma. QUESTIONAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL a) Quando a palavra possui o X inicial, que som tem esse X?
Ao final da apresentação de todos os grupos o professor pode também, a partir do uso do programa [KPresenter], criar uma apresentação para concluir a atividade, adicionando nesta as seguintes informações: a) Som de "s": sexto, texto, expectativa... 2 – No início das palavras o X terá sempre som de CH. 3 – No final das palavras o X terá sempre som de CS. |
Utilizando o programa [Mozilla Firefox], dos laptops, cada grupo deve visualizar os vídeos abaixo:
Tosse e os sons do X: http://www.youtube.com/watch?v=gEyil1UXMy4 Fonte: http://utilizandomidias.blogspot.com/2010/04/videos-ortografia-x-e-ch.html
X com som de SS http://www.youtube.com/watch?v=pe6QCvm35jA X com som de Z e S http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4 Usos do X e CH http://www.youtube.com/watch?v=jyfMjNThBbw
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Neste momento da aula cada grupo escolherá secretamente 10 palavras que foram inseridas no [KWord], durante a primeira atividade. Esta palavras farão parte de um ditado que será realizado pelo grupo para o restante da turma. Deve ser escolhido um grupo para iniciar o ditado. A cada palavra ditada os demais grupos deverão escrevê-la em um papel, sem a utilização do laptop. Todos os grupos deverão fazer o ditado uma vez. Após a conclusão do ditado de todos os grupos, o grupo que fez o ditado receberá dos demais suas respectivas folhas de respostas sobre o ditado realizado. Por exemplo, o grupo 1 receberá a folha dos grupos 2 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 1. O grupo 2 receberá a folha dos grupos 1 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 2. E assim sucessivamente. O grupo que fez o ditado elaborará uma planilha utilizando o programa [KSpread] para armazenar a quantidade de acertos realizadas pelos demais grupos, nos seguintes moldes:
Para finalizar a tarefa cada grupo deverá apresentar sua planilha explicando onde estão os erros identificados.
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Aprenda Ortografia - Palavras com a letra X Jogo disponíveo no link abaixo: http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_interativo_57.html
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No texto abaixo você encontra algumas informações e exemplos complementares sobre a utilização das letras "X" ou "CH":
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm
O professor deverá utilizar os seguintes itens para avaliação:
a) A participação de cada aluno no auxílio ao grupo, destacando a forma como ele participa dos debates internos do mesmo, sua participação na organização das respostas e das listas com os diferentes sons do X;
b) A identificação correta das palavras que iniciam e terminam com X, bem como aquelas que possuem X no meio;
c) A correção das respostas para as 7 perguntas feitas na primeira atividade, bem como deve ser avaliada a apresentação deste material para a turma;
d) O acerto de cada grupo em relação ao ditado realizado;
e) Ainda em relação ao ditado, deve ser avaliada a apresentação de cada grupo sobre as palavras que foram escritas erroneamente pelos demais grupos, ponderando as explicações sobre o porquê o grupo achou que a palavra fora escrita incorretamente.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2015
Cinco estrelasMuitooooo boa essa aula!
14/11/2013
Cinco estrelasExcelente!!!
12/11/2012
Quatro estrelasMuito legal esta aula. Os alunos, com certeza vão adorar e aprender bastante. Parabéns! Gostaria de receber mais idéias de aulas assim.
23/05/2011
Cinco estrelasChic! e nos leva a sonhar .Alfabetizar letrando com o auxílio real e sob orientação com a informática