03/02/2011
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1. Expressar seus conhecimentos acerca de poluição sonora e visual.
2. Pesquisar sobre cidades que apresentam baixo e alto índice de poluição sonora e visual.
3. Analisar situações em que o alto índice de poluição sonora e visual interfere na qualidade de vida das pessoas.
4. Conhecer projetos atuais de combate à poluição sonora e visual em diferentes espaços sociais.
5. Identificar as possíveis contribuições para diminuir estes problemas.
Para essa aula, é importante que os alunos tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática.
Inicie sua aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é Poluição Sonora e Visual. Solicite a eles que relatem em que espaços já identificaram esse tipo de poluição. Registre na lousa todas as informações que os alunos apresentarem. Após a exploração inicial do tema, convide os alunos para assistirem aos seguintes vídeos, acessando os links:
http://www.youtube.com/watch?v=c8cMLGkCZgM-Poluição sonora
http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY-Poluição- as suas consequências
Terminada essa etapa, abra espaço aos alunos para que comentem suas opiniões sobre os vídeos e sugira que façam associação com as ideias que tinham anteriormente sobre poluição sonora. Na sequência, apresente as seguintes imagens aos alunos e solicite que observem atentamente cada uma delas sem emitir opiniões neste momento:
Imagem 1:
Imagem 2:
Pergunte a eles se observaram a existência de algum tipo de poluição nessas imagens. Solicite que relatem se já observaram esse tipo de poluição em sua cidade e em quais locais. Investigue junto aos alunos o que a poluição visual pode causar às pessoas. Disponibilize o seguinte texto para que leiam em duplas e retirem as principais informações para serem socializadas posteriormente. Para a leitura do texto, acesse o link:
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=720 Considerações sobre a Poluição visual na cidade de São Paulo
Divida a turma em cinco sub-grupos para que pesquisem nas fontes a seguir sobre a poluição sonora e visual presentes nas cidades:
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article230- Poluição visual- agressão constante para os olhos
http://www.webartigos.com/articles/8766/1/Poluicao-Visual-Nos-Grandes-Centros-Urbanos/pagina1.html - Poluição visual nos grandes centros urbanos
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-visual/- Poluição visual
http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid12.htm- Poluição sonora piora o ambiente urbano
Após a leitura dos textos pelos diferentes grupos, oriente os alunos a montar uma ficha/resumo com as principais informações por meio do seguinte roteiro:
1) Título da reportagem
2) Autor (es)
3) Principais informações
4) Comentário pessoal sobre a reportagem
Após a confecção das fichas/resumos, essas deverão ser apresentadas aos demais colegas da turma, com o intuito de socializar os textos lidos e ampliar a discussão sobre o tema. Aproveite a oportunidade para incentivar os alunos a pensarem em maneiras de combater esse tipo de poluição no seu bairro, caso já tenham se deparado com a mesma no local onde moram.
Professor, inicialmente agende uma atividade de campo para ser realizada com a turma, intitulada: Conhecendo a poluição sonora e visual da minha cidade. Programe um passeio por diferentes espaços de sua cidade e oriente os alunos a observarem e a registrarem indícios de poluição sonora e visual identificados. Auxilie-os a observarem atentamente e com critérios. Se possível, os alunos poderão registrar com câmera fotográfica, filmadora, ou mesmo, gravadores. De volta à escola, explore com os alunos o que observaram, se existe poluição sonora e visual em sua cidade, em que proporção (baixo ou alto índice), consequências da poluição observada, dentre outros. Oriente os alunos a construírem um painel com todas as informações. Para que fique visivelmente mais interessante, sugira que ilustrem com figuras e palavras-chaves que representem o tema, tomando cuidado com a poluição visual!
Após essa etapa, faça uma busca sobre possíveis projetos de combate à poluição sonora e visual em diferentes espaços de sua cidade. Disponibilize aos alunos o projeto de lei que proíbe a poluição sonora, disponível em :
http://acd.ufrj.br/consumo/vidaurbana/notatecnica_legislacao.pdf
Após a discussão sobre a lei, levante com os alunos as reais possibilidades de combate à poluição sonora e visual nas cidades. Solicite que listem ações e medidas emergenciais para serem realizadas nos grandes centros. Faça a produção coletiva de uma carta para ser encaminhada aos órgãos municipais competentes.
Professor, para seu conhecimento, sugerimos a leitura dos textos que estão disponíveis nos seguintes links:
http://jus.uol.com.br/revista/texto/9498/a-poluicao-visual-e-a-nova-lei-paulista-de-publicidade - A poluição visual e a nova lei paulista de publicidade
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.020/816- Poluição visual e paisagem urbana: quem lucra com o caos?
http://educacao.uol.com.br/biologia/poluicao-sonora.jhtm- Quando o som vira barulho
http://resendedegasmoniz-0809-9d01.blogspot.com/- Poluição sonora e visual VS Saúde
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos: identificaram algumas cidades que apresentam baixo e alto índice de poluição sonora e visual, compreenderam que algumas situações com alto índice de poluição sonora e visual interferem na qualidade de vida das pessoas, perceberam que os projetos de combate à poluição sonora e visual em diferentes espaços sociais contribuem para diminuir estes problemas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!