10/07/2009
Fábio Heberton Sepka
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Identificar os órgãos constituintes do sistema urinário. Compreender o funcionamento, a importância e mencionar algumas doenças deste sistema. Comparar os sistema urinário do homem com o de outros animais.
O sistema urinário juntamente como os demais sistemas são importantes para o funcionamento do corpo humano.
No Laboratório de Informática
Em dupla ou trio pesquisar sobre um dos tópicos abaixo:
- O que são excretas?
- Qual a composição da urina?
- Por que a urina é amarela?
- Por que a urina sai mais escura no verão e em menor quantidade? No inverno é o oposto.
- O que são cálculos renais?
- O que são nefrite, uretrite e cistite?
- O que é hemodiálise?
- Doação de órgãos X Rins.
- Álcool X Hormônio antidiurético.
- O podemos detectar no exame de urina?
Obs: Organizar as duplas para que todos os tópicos sejam pesquisados, para posterior apresentação.
Os seguintes recursos de aprendizagem vão enriquecer a aula e a compreensão dos alunos sobre este interessante tema.
Acessando o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem encontramos mais recursos para ilustrar ainda mais a aula.
Animação do urinário. Mostra também a comparação com o sistema urinário de outros animais.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2987/1/Excrecao.swf
E neste site da ática educacional encontram-se animações e atividades sobre o tema.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm
Atividades Complementares
Em sala de aula, seus alunos deverão mostrar o que aprenderam.
1. Apresentar o tópico pesquisado na internet usando sua criatividade.
2. Escrever em dupla um pequeno texto sobre o funcionamento do sistema urinário.
3. Mencionar as doenças que afetam o sistema urinário.
4. Desenhar o sistema respiratório.
5. Elencar medidas para a saúde do sistema urinário.
6. Escrever no caderno sobre hemodiálise e a importância da doação de órgãos.
http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-urinario/sistema-urinario-1.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_urin%C3%A1rio
http://colegioweb.com.br/biologia/o-que-e-sistema-excretor-e-as-principais-excretas
http://infoescola.com/medicina/hemodialise/
http://abcdasaude.com.br/artigo.php?224
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasopressina
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/trins.asp
A avaliação dos alunos pode ser dada pela apresentação, produção textual, desenho e outras anotações feitas no caderno.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2012
Cinco estrelasParabéns!!! Com tantos recursos... o aluno só não aprende porque não quer.
20/10/2011
Cinco estrelasolá professor! o seu conteudo está de acordo com a clientela de serie.os recursos apresentados estão claros e convém com a temática abordada. parabéns;.;.;.;.;;!
27/09/2010
Cinco estrelasmuito boa essa aula
10/09/2010
Quatro estrelasAdorei a criatividade de poder realizar uma aula pela internet, isso seria muito bom para pessoas especias,e tambem para pessoas normais, é gráts, e não precisa sair de casa, parabéns
10/06/2010
Cinco estrelasAula muito interessante, promove o aprendizado de maneira dinâmica.