Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fotografia - paisagens capilares

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a artista Marilia Schmitt Fernandes.
  • Elaborar paisagens com os seus cabelos tendo como referência o trabalho da artista Marilia Schimitt.
  • Fotografar as paisagens capilares produzidas .
  • Imprimir as fotografias e reelaborá-las, por meio da assemblagem.
  • Apresentar ao público o resultado obtido e discutir sobre a proposta realizada.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·Fotografia

·Paisagem

·Paint

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

  • Reservar para esta aula a sala de informática da escola;
  • Apresentar aos alunos a artista Marília Fernandes Schimitt. Professora de arte que utiliza novas tecnologias em suas aulas.
  • Apresentar aos alunos, links sobre a artista;
  • Solicitar para que anotem no Word o que acham importante, para socializar com o grupo na próxima aula;
  • Sugerir para que os alunos busquem nos sites, nos blogs da artista, possibilidades de acesso virtual para entrarem em contato com a artista.
  • Solicitar à artista informações sobre seu percurso artístico e o uso das novas tecnologias em seus trabalhos.
  • Seguem links a serem pesquisados:
  • http://mariliasf.edu.glogster.com/
  • Arte contemporânea por Marília schimitt http://contemporanea.arteblog.com.br/3/
  • Portal do Artista http://portaldelartista.com/perfil.php?ID_Artista=2918&ID_Perfil=1636&Voltar=artista_busca.php&Pagina=68
  • As respostas recebidas serão apresentadas na próxima aula, assim como, as informações recolhidas nos links pesquisados.

 

 

Aula 2

  • Reservar para esta aula o laboratório de informática;
  • Solicitar aos alunos que socializem as informações  conseguidas sobre a artista Marília Schmitt, bem como o resultado das correspondências.
  • Apresentar aos alunos a imagem “Paisagem capilar”  e a explicação da artista sobre o seu processo de criação.
  • capilar

 http://contemporanea.arteblog.com.br/image/1250185008.jpg/

  • Segue explicação da artista:
  • “Está é a minha foto, só que aparece apenas o topo da cabeça... Quanto a fotomontagem que criei é o seguinte: minha cabeça é o suporte e os materiais são meus cabelos, uma borracha de cabelos, algumas conchas do mar, uma faixa de tecido azul claro e um pedaço de TNT azul escuro para fazer o fundo e pronto a imagem foi construída como se brotasse do meu cérebro. Isto foi fotografado pelo meu filho com máquina digital e depois usei alguns recursos simples do Fhoto Editor. Eu criei uma série destas imagens de tão divertida que foi a experiência. Quanto a trilha sonora ainda não pensei, mas agora pensando bem até que poderia ser: " ...a vida vem em ondas como o mar, num ir e vindo infinito... ". Marilia Schmitt Fernandes” http://www.artenaescola.org.br/forum/topico.php?n=64&f=1;
  • Mediante a apresentação da imagem e da explicação da artista sugerir aos alunos que pensem em paisagens, a serem fotografadas, tendo como suporte os seus cabelos;
  • Dizer aos alunos, que encaminhem e-mails ou recados para a artista solicitando outras imagens deste série.
  • Explicar a proposta aos alunos de trabalharem com fotografia digital,  paisagens capilares a partir da elaboração dos seus cabelos e a inserção de outros elementos.
  • Dizer que o resultado obtido será posteriormente,  encaminhado à artista, objetivando sua apreciação;
  • Pedir para  os alunos providenciarem, para a próxima aula, objetos que ajudarão a compor suas paisagens.
  • Durante a semana que antecede a aula os alunos experimentarão em casa, algumas possibilidades de paisagens capilares.

 

Aula 3

  • Reservar para esta aula, a sala de informática da escola, a câmara fotográfica e o cabo USB utilizado para transferência de fotos para computadores;
  • Pedir para que os alunos, em duplas, elaborem suas paisagens capilares e as fotografem.
  • Lembrar que o enquadramento da foto resume-se somente ao couro cabeludo.
  • Ajudar os alunos a transferirem suas fotos para o computador, salvando-as em uma pasta contendo seus nomes.

 

Aula 4

  • Reservar a sala de informática para esta aula.
  • Com as fotos salvas nas respectivas pastas solicitar para que os alunos, as copiem e colem no programa Paint;
  • Com as ferramentas deste programa  retrabalhar a imagem.
  • marilia paint
  • Disponível em: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Using-Paint
  • Imprimir as imagens produzidas pelos alunos e apreciá-las junto à turma, de modo que, se houver necessidade, algumas serão novamente reelaboradas;
  • Solicitar para a próxima aula pedras, conchas, folhas, pétalas, contas, linhas, cordões, etc.

 

 

Aula 5

  • Reservar a sala de informática, a máquina fotográfica, o cabo USB e cola.
  •  Entregar para os alunos as imagens produzidas e impressas na aula anterior.
  • Solicitar que por meio da colagem, apliquem os objetos que trouxeram de casa sobre a sua paisagem capilar.
  • Fotografar o resultado final obtido por cada aluno.
  • Transferir as fotos para o computador e imprimir novamente.

Aula 6

  • Reservar o laboratório de informática para esta aula.
  • solicitar aos alunos o encaminhamento de sua produção plástica, para a artista Marília Schimit, via e-mail. Podendo também postá-las no blog da artista, solicitando sua apreciação;
  • Elaborar com os alunos uma exposição com os resultados finais, nos corredores da escola;
  • Avaliar com os alunos o processo de produção e o produto final exposto.

Aula 7

  • Avaliar com os alunos as respostas encaminhadas pela artista sobre os trabalhos apreciados e encaminhar à artista uma carta de agradecimento redigida no coletivo.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa na internet sobre a artista Marilia Schmitt Fernandes, a elaboração e a fotografia das paisagens capilares, o domínio do programa Paint, como recurso para  a produção das assemblagens e, as discussões sobre o resultado obtido.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.