“Está é a minha foto, só que aparece apenas o topo da cabeça... Quanto a fotomontagem que criei é o seguinte: minha cabeça é o suporte e os materiais são meus cabelos, uma borracha de cabelos, algumas conchas do mar, uma faixa de tecido azul claro e um pedaço de TNT azul escuro para fazer o fundo e pronto a imagem foi construída como se brotasse do meu cérebro. Isto foi fotografado pelo meu filho com máquina digital e depois usei alguns recursos simples do Fhoto Editor. Eu criei uma série destas imagens de tão divertida que foi a experiência. Quanto a trilha sonora ainda não pensei, mas agora pensando bem até que poderia ser: " ...a vida vem em ondas como o mar, num ir e vindo infinito... ". Marilia Schmitt Fernandes” http://www.artenaescola.org.br/forum/topico.php?n=64&f=1;
Mediante a apresentação da imagem e da explicação da artista sugerir aos alunos que pensem em paisagens, a serem fotografadas, tendo como suporte os seus cabelos;
Dizer aos alunos, que encaminhem e-mails ou recados para a artista solicitando outras imagens deste série.
Explicar a proposta aos alunos de trabalharem com fotografia digital, paisagens capilares a partir da elaboração dos seus cabelos e a inserção de outros elementos.
Dizer que o resultado obtido será posteriormente, encaminhado à artista, objetivando sua apreciação;
Pedir para os alunos providenciarem, para a próxima aula, objetos que ajudarão a compor suas paisagens.
Durante a semana que antecede a aula os alunos experimentarão em casa, algumas possibilidades de paisagens capilares.
Aula 3
Reservar para esta aula, a sala de informática da escola, a câmara fotográfica e o cabo USB utilizado para transferência de fotos para computadores;
Pedir para que os alunos, em duplas, elaborem suas paisagens capilares e as fotografem.
Lembrar que o enquadramento da foto resume-se somente ao couro cabeludo.
Ajudar os alunos a transferirem suas fotos para o computador, salvando-as em uma pasta contendo seus nomes.
Aula 4
Reservar a sala de informática para esta aula.
Com as fotos salvas nas respectivas pastas solicitar para que os alunos, as copiem e colem no programa Paint;
Com as ferramentas deste programa retrabalhar a imagem.
Imprimir as imagens produzidas pelos alunos e apreciá-las junto à turma, de modo que, se houver necessidade, algumas serão novamente reelaboradas;
Solicitar para a próxima aula pedras, conchas, folhas, pétalas, contas, linhas, cordões, etc.
Aula 5
Reservar a sala de informática, a máquina fotográfica, o cabo USB e cola.
Entregar para os alunos as imagens produzidas e impressas na aula anterior.
Solicitar que por meio da colagem, apliquem os objetos que trouxeram de casa sobre a sua paisagem capilar.
Fotografar o resultado final obtido por cada aluno.
Transferir as fotos para o computador e imprimir novamente.
Aula 6
Reservar o laboratório de informática para esta aula.
solicitar aos alunos o encaminhamento de sua produção plástica, para a artista Marília Schimit, via e-mail. Podendo também postá-las no blog da artista, solicitando sua apreciação;
Elaborar com os alunos uma exposição com os resultados finais, nos corredores da escola;
Avaliar com os alunos o processo de produção e o produto final exposto.
Aula 7
Avaliar com os alunos as respostas encaminhadas pela artista sobre os trabalhos apreciados e encaminhar à artista uma carta de agradecimento redigida no coletivo.
Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa na internet sobre a artista Marilia Schmitt Fernandes, a elaboração e a fotografia das paisagens capilares, o domínio do programa Paint, como recurso para a produção das assemblagens e, as discussões sobre o resultado obtido.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.