Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Origem dos Correios

 

28/03/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Origem dos Correios

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Levantar hipóteses sobre formas antigas/futuras de enviar mensagens.

Segundo Objetivo
Identificar alguns personagens da mitologia que eram mensageiros dos deuses e apontar fatos importantes relacionados a estes

Terceiro Objetivo
Relatar fatos relevantes da história dos correios.

Duração das atividades
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                  [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Kpresenter          [Iniciar > Aplicativos > Kpresenter]
Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

Atividade

Primeiro momento: Conversa Informal

O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre as origens do Correio, desde os tempos mais remotos, podendo iniciar com a cultura grega; só na Grécia, havia dois: o deus Hermes e a deusa Íris.

Pode-se relatar as seguintes histórias sobre os deuses:

Na mitologia grega, a Deusa Íris descia do céu em um facho de luz de sete cores, e por isso deu origem à palavra arco-íris...   As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta (estas informações podem ser aproveitadas para uma futura aula sobre cores). Íris era uma deusa mensageira, que tinha como função manter a ligação entre o céu e a terra, transmitindo ordens, pedidos e conselhos. .Frequentemente ela usava sandálias com asas, semelhante com as do também  deus mensageiro Hermes. Ela é uma figura feminina com asas e muito bonita e na maioria das vezes ela aparece vestida com uma longa túnica e suas asas são douradas..

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_uqRLzBLiAF0/TEugX69zbtI/AAAAAAAAAl8/7VyXL-CSzjE/s1600/iris.jpg

 

O outro deus mensageiro era Hermes , filho de Zeus e da ninfa Maia Entre suas várias funções,era mensageiro dos deuses, protetor das estradas e dos viajantes.Era representado como um jovem atlético, com capacete alado, asas nos pés e, nas mãos, o caduceu - bastão mágico com que distribui fortuna. Em Roma, ficou conhecido pelo nome de  Mercúrio.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_FrUnBS-tTfY/TBKLbv_wPHI/AAAAAAAABrg/Mhx5yRC8dTY/s1600/hermes2.jpg

 

Ao término do relato, o professor solicitará para que os alunos procurem na internet, com o auxílio do Mozila Firefox, outros personagens da história que tivessem relação com a temática (pelo menos mais dois), fazendo uma pequena descrição, capturando a imagem e citando a fonte pesquisada em uma composição de slides feita no Kpresenter.

 

 

Atividade

Segundo momento: Pequena História do Correio - texto para os alunos e dinâmica de leitura

O professor distribui o texto abaixo aos alunos e dê um tempo para que eles possam fazer a leitura.

_ _ _ _ _ _ 

A história do correio  tem origem na Grécia antiga, em 190 a.C., quando um general da cidade de Atenas enviou um mensageiro para comunicar aos atenienses a vitória de seu exército sobre os Persas. É justamente daí que se origina a palavra "correio" do original: correr. Diz a história que o mensageiro de Atenas correio, correu aproximadamente 39 quilômetros para levar a mensagem, mas morreu de exaustão e apenas balbuciou "Vitória" antes de cair morto.

Há registros de redes postais entre egípcios e babilônios transmitidas por meio de placas de argila. 

Muitos povos também utilizaram pombos correios ou andorinhas para trocar mensagens. Estes pássaros eram pintados com  cores de determinados significados e  depois soltos ou tinham uma mensagem amarrada aos seus pés e seguiam uma rota pré-estabelecida.
_ _ _ _ _ _ 


O professor indica um aluno para elaborar uma pergunta sobre o texto e indicar um colega para responder a esta pergunta. O colega indicado pelo aluno responde à pergunta.  O professor solicita a um terceiro aluno que repita a pergunta e a resposta dos colegas anteriores, fazendo, ao final, um comentário, uma apreciação pessoal sobre pessoal sobre a formulação da pergunta e a clareza da resposta.

A Dinâmica poderá ter continuidade, com a elaboração de uma nova pergunta.

 

 

Terceiro momento: Meios de Comunicação

O professor deve salientar para os alunos que a carta é um meio de comunicação e pergunta a seus alunos quais os principais meios de comunicação utilizados por eles e os convida a assistir uma animação sobre a evolução dos meios de comunicação.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rtkqmFjFv28.

Depois de assistirem ao filme, os alunos devem listar os meios de comunicação que lembrarem no Kword, trazendo uma breve descrição.

 

Atividade

Quinto momento: Carta Misteriosa

O professor pergunta aos alunos quem já recebeu ou mandou uma carta ou cartão postal.

Depois de conversarem , o professor fala de uma carta muito antiga e que ninguém mais sabe o autor e diz que gostaria que eles escrevessem o que fariam se recebessem aquela misteriosa e anônima carta.

Entrega aos alunos, dentro de um envelope, a seguinte carta:

"Se jogares fora esta carta, me amas;
Se rasgares, me adoras,
Se guardares, por mim choras,
Se queimares queres casar comigo.

Se deres a alguém, me desejas,
Se rabiscares, gostas de mim,
Se devolveres, queres um beijo meu
Se quiseres namorar comigo, dobra-a."

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/errw-C2pAEo/TJwBUPXy151/AAAAAAAAAEc/HJLZCcgQe3c/s1600/carta.jpg

Discuta com os alunos o conteúdo da carta, solicitando que estes criem uma história a partir do que nela está escrito. A história pode ser criada de forma coletiva, e os principais fatos nela discutidos podem ser anotados no quadro.

Como estão falando em carta e correio, é um ótimo momento de falar sobre o correio eletrônico, o e-mail. Verifique se os alunos possuem e-mail, oriente aqueles que não possuem que criem um (são vários os sites que permitem a criação de mail, como:

www.gmail.com

www.hotmail.com

Indique um de sua preferência. Após peça que eles escrevam uma carta, papel e um mail para um colega. Faça um sorteio para cada uma das correspondências. Converse com eles depois com relação a escrita, como eles pensaram em escrever cada uma das cartas e sobre o tempo que cada um leva para chegar ao destinatário.

Recursos Complementares

O professor poderá explorar outros recursos e aprofundar  conhecimento sobre a temática consultando as sugestões de sites que seguem:

- História do selo para o professor:   http://www.filatelista-tematico.net/historia.pdf  

- Meios de comunicação em geral e  a sua evolução : http://www.youtube.com/watch?v=MYgmScG3gEM&feature=related  

- Uso profissional do pombo correio na África:  :http://www.youtube.com/watch?v=o-fZMpVst6U&feature=related  

-  Música e letra Pombo Correio – Moraes Moreira :  http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/47522/  

- Pica Pau - Correio à Jato : http://www.youtube.com/watch?v=AWDDZn797Wk

- Como fazer uma carta com mensagem secreta:  http://www.youtube.com/watch?v=5EAnddvwlxM  

- História de Carteiros, abordando a questão do ingresso das mulheres na profissão: http://www.youtube.com/watch?v=zVSYmK6Z5ys

- Entrevista de Jô Soares com um carteiro - parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=JUWyEOup1n4

                                                                    parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=AQx4HpeSpAk

                                                                    parte 3 :http://www.youtube.com/watch?v=JJuw-3MzqQU

Avaliação

A aula será avaliada em todas as etapas, sendo observado se os alunos concluem as suas tarefas a tempo de compartilhar com os colegas o seu dever.

Avaliar mais especificamente se, na atividade do Kpresenter, os alunos foram capazes de trazer outros personagens da mitologia, apontando fatos relevantes sobre estes.

Na atividade em que os alunos discutem sobre a carta a eles entregue (5o momento), verificar se estes são capazes de criar hipóteses sobre a história apresentada, dando continuidade à narrativa introduzida pela carta.

Nas discussões, de forma geral, verificar se os alunos trazem em seus relatos fatos relevantes da história dos correios.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.