Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Diversidade da população brasileira

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Regia Maria, Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na linguística.

Segundo Objetivo
Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação

Duração das atividades
3 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é diversidade e miscigenação.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

 

Esta aula permitirá aos alunos refletirem melhor sobre a miscigenação do povo brasileiro, fazendo-os discutir sobre as diversas culturas e raças que compõem a população brasileira.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]

A aula está dividida em três momentos.

Atividade

Primeiro Momento

Análise das características físicas, da cultura e da linguística dos grupos sociais.

 

A aula deve ser iniciada solicitando aos alunos que discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionando-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem entre elas).

 

Posteriormente, a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos, aos pares,  fazendo uma busca de identidade étnica. Para isto deve ser elaborada uma tabela no software [KWord], com o seguinte formato:

 

  Semelhanças Diferenças
Aluno 1    
Aluno 2    

 

As duplas de alunos devem ser questionadas sobre a presença de semelhanças e diversidades das características físicas em sala de aula e relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.

 

Após a discussão acima, o professor deve solicitar aos alunos que utilizem o seu laptop para fazer uma busca pelo quadro pintado por Tarsila do Amaral, em 1930, denominado "Operários". A procura pode ser realizada abrindo-se um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox] e digitando na caixa de procura os termos: operários tarsila do amaral. Encontrando a imagem do quadro, os alunos devem relacionar esta pintura com a diversidade étnica encontrada em sala de aula.

 

O quadro da artista Tarsila do Amaral pode ser encontrado aqui

 

  

 

 

Video

Formação das etnias brasileiras

 

O professor também pode exibir aos alunos o vídeo "Miscigenação Brasileira", encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=FxoZay7HwUs, o qual aborda aspectos da formação das etnias brasileiras e também permite uma discussão sobre racismo no Brasil.

 

Atividade

Segundo Momento

Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um como:  alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família.  Eles devem organizar uma lista do que é comum a todos do grupo, utilizando o seu laptop e o software [KWord], e das diferenças, semelhante à tabela construída na primeiro momento. Ao final cada grupo deve apresentar a tabela construída.

 

O professor ainda pode perguntar se na sala todos falam igual ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça uma discussão sobre o motivo para tal diferença. O professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo, a fim de organizar a aula e a atividade.

 

http://sotaqueaki.blogspot.com/

 

Atividade

Terceiro Momento

 

Ao final das discussões e tarefas anteriores, o professor deve solicitar que cada aluno desenvolva uma redação referente ao tema estudado. Nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.

 

Após a escrita da redação, os alunos devem publicá-la em um blog, para que todos os alunos possam ler e comentar os textos dos colegas.

 

Um bom site para criar um blog é: http://www.blogger.com

 

Caso vocês não saiba como fazer para criar um blog, consulte o tutorial abaixo:

 

http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf

Recursos Complementares

Leitura de formação para o professor  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Avaliação

Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural.

Verificar se os alunos foram capazes de identificar a diversidade da população brasileira em suas discussões, bem como nas listas de características de seus contextos familiares.Tais diferenças podem se manifestar em características físicas,  na cultura e na lingüística.

Verificar se na redação elaborada pelos alunos, há evidências de que entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, gerando miscigenação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.