30/03/2011
DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Regia Maria, Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística.
Segundo Objetivo
Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação
Saber o que é diversidade e miscigenação.
Esta aula permitirá aos alunos refletirem melhor sobre a miscigenação do povo brasileiro, fazendo-os discutir sobre as diversas culturas e raças que compõem a população brasileira.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
A aula está dividida em três momentos.
Análise das características físicas, da cultura e da linguística dos grupos sociais.
A aula deve ser iniciada solicitando aos alunos que discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionando-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem entre elas).
Posteriormente, a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos, aos pares, fazendo uma busca de identidade étnica. Para isto deve ser elaborada uma tabela no software [KWord], com o seguinte formato:
As duplas de alunos devem ser questionadas sobre a presença de semelhanças e diversidades das características físicas em sala de aula e relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.
Após a discussão acima, o professor deve solicitar aos alunos que utilizem o seu laptop para fazer uma busca pelo quadro pintado por Tarsila do Amaral, em 1930, denominado "Operários". A procura pode ser realizada abrindo-se um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox] e digitando na caixa de procura os termos: operários tarsila do amaral. Encontrando a imagem do quadro, os alunos devem relacionar esta pintura com a diversidade étnica encontrada em sala de aula.
O quadro da artista Tarsila do Amaral pode ser encontrado aqui:
|
O professor também pode exibir aos alunos o vídeo "Miscigenação Brasileira", encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=FxoZay7HwUs, o qual aborda aspectos da formação das etnias brasileiras e também permite uma discussão sobre racismo no Brasil. |
Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um como: alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família. Eles devem organizar uma lista do que é comum a todos do grupo, utilizando o seu laptop e o software [KWord], e das diferenças, semelhante à tabela construída na primeiro momento. Ao final cada grupo deve apresentar a tabela construída.
O professor ainda pode perguntar se na sala todos falam igual ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça uma discussão sobre o motivo para tal diferença. O professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo, a fim de organizar a aula e a atividade.
|
Ao final das discussões e tarefas anteriores, o professor deve solicitar que cada aluno desenvolva uma redação referente ao tema estudado. Nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.
Após a escrita da redação, os alunos devem publicá-la em um blog, para que todos os alunos possam ler e comentar os textos dos colegas.
Um bom site para criar um blog é: http://www.blogger.com
Caso vocês não saiba como fazer para criar um blog, consulte o tutorial abaixo:
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf |
Leitura de formação para o professor
Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural.
Verificar se os alunos foram capazes de identificar a diversidade da população brasileira em suas discussões, bem como nas listas de características de seus contextos familiares.Tais diferenças podem se manifestar em características físicas, na cultura e na lingüística.
Verificar se na redação elaborada pelos alunos, há evidências de que entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, gerando miscigenação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!