18/02/2011
Cida Marcocine
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
– Compreender o que é o bullying;
– Identificar os tipos de bullying;
– Conhecer as conseqüências que o bullying pode causar nas vitima;
– Conscientizar sobre a gravidade do bullying;
– Constituir um melhor convívio em grupo;
– Respeitar as diferenças sociais.
– Habilidade de pesquisa na Internet
AULA 01:
– Navegar inicialmente de forma livre, buscando informações sobre bullying na Internet, depois direcionando para a wikipedia e blog temático do Portal do Professor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/
– Assistir ao vídeo o que é bullying / bullying nas escolas, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0 que mostra com clareza o que é bullying e exibe diversas situações pelas quais as vítimas passam.
– Ouvir e fazer a leitura da letra da música Sofrendo em Silêncio (acústico), através do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watchv=s5TqFRKYr7g&feature=related
que fala do sofrimento e da angústia pelas quais passam as vítimas do bullying,
– Discussões para socialização das informações obtidas.
Figura 1 – Tela do vídeo o que é bullying /bullying nas escolas disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0
Figura 2 – Tela do vídeo Bullying ''FELIPE'' Altas Horas.wmv discponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4
Figura 3 – Tela do vídeo Altas Horas - Bullying - Entrevista Isabela Nicastro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pkduLIJgks0&feature=related
Figura 4 – Tela do vídeo da música Sofrendo em Silêncio (acústico) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s5TqFRKYr7g&feature=related
AULA 2
Pesquisar reportagens e imagens relacionadas ao tema
Elaborar slides com textos e imagens relacionados ao assunto e salvar no pendrive ou celular (cartão de memória)
AULA 03
Produzir texto, paródias e acrósticos (editor de texto)
Fazer mural e expor as informações obtidas (textos, reportagens e imagens), a fim de repassar as informações aos demais alunos da escola.
Fazer cartazes.
AULA 04
Apresentar os trabalhos para os colegas de outras turmas com o objetivo de disseminar as informações obtidas, a fim de coibir o bullying na escola, expondo todo material produzido durante a execução das atividades.
– Computador
– Internet
– Pendrive
– TV
– Celular
– Notebook
– Câmera digital
– Fones de ouvido
– Jornais e revistas
– Cartolinas
– Pincéis hidrocor
– Cola
– Papel madeira
– Tesoura
A avaliação será realizada durante toda a realização das atividades, levando em consideração a compreensão do assunto abordado, a participação ativa, interesse, organização desenvolvimento, a integração com o grupo e apresentação das atividades propostas.
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2012
Uma estrelaeu acho que bullying é inadimissivel ninguem merece sofrer esse tipo de brincadeira sem graça pois pessoas que sofrem bullying guardam isso para a vida toda . O Bullying é um ato muito feio de ser realizado e as pessoas acabam ficando com uma trauma para sua vida toda precisando de apoio emocional ou tratamento psicólogico. As vezes o bullying pode causar graves problemas as pessoas que estão envolvidas, tanto o agressor quanto a vítima, então nunca é bom se praticar o bullying.
23/04/2011
Cinco estrelasOI MARY, PARABÉNS, SE TODOS NÓS TIVESSEMOS ESSAS IDEIAS MUDANDO ESSE PENSAR AGRESSIVO,SERIA ÓTIMO. JA TRABALHEI O ASSUNTO E HOUVE RELEVANTES MELHORAS EM NOSSAS TURMAS.
19/03/2011
Cinco estrelasProfessora Mary, gostei mundo da sua aula, pois é um tema que precisa ser muito, principalmenteno espaço escolar, onde muitos alunos sofrem com a forma que são tratados pelos colegas. Trabalhando essa temática da forma com foi proposto, com a participação é possível que esse tema chega às famílias e as dircursões sejam ampliadas. Parabéns.
14/03/2011
Cinco estrelasParabéns pela sua aula pois é um assunto que está no momento e precisa ser bastante trabalhado em sala de aula. Abraços Mary !!!
12/03/2011
Cinco estrelasMary, gostei muito desta forma de ministrar esta aula, hiper legal e essencial para formar a consciência da humanidade! Excelente aula - PARABÉNS.
12/03/2011
Cinco estrelasMary, gostei muito desta forma de ministrar esta aula hiper legal e essencial para formar a consciência da humanidade. Excelente aula, Parabéns!!!
02/03/2011
Cinco estrelasParabéns professora Mary, o tema escolhido é atual e relevante nos dias de hoje, onde há uma inversão de valores e o ser humano, na maioria das vezes, é tratado como uma "coisa". Achei a sequenciação didática interessante e acredito que as aulas poderão ajudar os alunos a entender o que é bulling e quais as suas consequências para as pessoas que são maltratadas físico e/oupsicologicamente.
24/02/2011
Cinco estrelasMary, sempre acreditei na sua potencialidade. A educação precisa de profissionais que buscam, e vc não deixa a desejar. Continue nesta busca para o seu enriquecimento e com certeza terá muito mais sucesso. Parabéns pelo resultado da sua aprendizagem.Que Deus continue lhe abençoando.
23/02/2011
Quatro estrelasAs atividades propostas são dinâmicas e oportunizam ao aluno uma ampla possibilidade de pesquisa sobre o assunto através do uso das mais diversas mídias, o que contribui para ampliar a aprendizagem do aluno. Parabéns!
22/02/2011
Cinco estrelasParabéns Mary, assunto pertinente a ser discutido em sala de aula. Muito bom.
21/02/2011
Cinco estrelasA chei esta aula muito interessante, pois nos dá oportunidade de trabalhar interdisciplinaridade,pois o tema é atual e de interesse de todos.
20/02/2011
Quatro estrelasMary a sua aula está ótima.O assunto é muito importante adorei !
20/02/2011
Cinco estrelasParabéns Professora, a educação estar necessitando de professores com sua garra, dedicaçao e criativida. sucesso em tudo que vc se propuser a construir.. Goreth
20/02/2011
Cinco estrelasGostei de sua aula MAry, está maravilhosa. Vc é 10. PARABÉNS!!!!!
19/02/2011
Cinco estrelasExelente aula. Vc está de parabéns!!!
19/02/2011
Cinco estrelasMary querida estou muito feliz, você realmente merece e nos orgulha com o seu empenho. Sucessos sempre!!!
18/02/2011
Cinco estrelasParabens pelo desempenho maravilhoso, que Deus lhe conserve sempre assim muito inteligente e comprometida com a busca de conhecimentos para melhorar cada vez mais a aprendizagem de seus alunos.
18/02/2011
Cinco estrelasUma aula muito bem planejada sem dúvida alguma, como também necessária para que possamos tomar iniciativa de colocar um ponto final nesse mal (bullying) que vem se tornando um grande desafio para todos nós, pais, professores e principalmente com as vítimas.
18/02/2011
Cinco estrelasexcelente aula. Parabéns pelo desempenho em elaborá-la.
18/02/2011
Três estrelasParabéns professora você é um exemplo a ser seguido!
18/02/2011
Cinco estrelasFico muito feliz de ver aqui no Portal do Professor o resultado de nossas orientações no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, do NTE-ITZ. E muito orgulhosa também de ter como cursista você, Mary, que é uma profissional que busca melhorar a cada dia mais... parabéns... parabéns... beijos carinhosos de sua tutora... eu