12/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Valorizar a importância de dominar o uso da Língua Inglesa;
Ler, escrever e traduzir palavras retiradas da música;
Identificar pronomes: possessivo substantivo; pronome adjetivo e interrogativo;
Produzir texto contextualizando a importância da Língua Inglesa no cotidiano.
O aluno deverá ter noções básicas de inglês, bem com um vocabulário propício para produção de frase e textos.
AULA 01:
Através de conversa informal, sondar o conhecimento prévio do aluno em relação a pronomes: possessivo substantivo, possessivo adjetivo e interrogativo.
Após a sondagem realizar pesquisas nos sites selecionados e promover discussão para melhor compreensão do assunto.
http://www.ingvip.com/gramatica/pronposs.htm
Realizar pesquisas em grupo nos sites abaixo, buscando conhecer diferentes letras e clipes de música em inglês, para identificar nas mesmas os pronomes : possessivo substantivo , possessivo adjetivo e interrogativo.
Justin Bierber da música Baby ft Ludacris, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kffacxfA7G4.
Michael Jackson com a música Thriller, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3PoHPYNTfqk
Ouvir a música I look to you – Whintney Houston. Em seguida os alunos irão classificar os pronomes encontrados na mesma. Disponível em: http://letras.terra.com.br/whitney-houston/1519018/traducao.html
AULA 2
No laboratório, retomar os grupos para a construção de um dicionário em inglês, utilizando palavras retiradas das letras de músicas pesquisadas na aula anterior, disponíveis nos sites selecionados da aula 01. E em seguida traduzí-las (editor de texto), tendo como referência o dicionário online disponivel em:
Após a construção do dicionário, cada grupo socializará com a turma, depois irão elaborar frases utilizando as palavras do dicionário, empregando nas mesmas pronomes: interrogativo, possessivo adjetivos e possessivo substantivo. em seguida fazer a leitura das frases para os colegas , expondo-as em slides.
AULA 03
Para motivar a aula selecionar alunos da sala que tenham habilidade de tocar violão, onde cada grupo irá escolher uma das músicas já pesquisadas nas aulas anteriores, ensaiá-las previamente e cantá-la para os colegas.
Para concluir, cada aluno produzirá um texto contextualizando a necessidade do inglês no dia-a-dia das pessoas, em todos os níveis socioeconômicos, enfatizando o emprego dos pronomes estudados . O site abaixo servirá como referência para produção de textos e discussões com os alunos e professor.
http://charlenecerqueira1.blogspot.com/
Confeccionar mural para exposição das produções.(dicionários, produção textual), compartilhando com os trabalhos com os colegas.
http://www.coladaweb.com/ingles/pronomes-em-ingles
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/pronomes2.php
A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades, através de pesquisas, construção de dicionário, apresentação de música em inglês acompanhado de violão, produção de texto contextualizando a necessidade do ingês no dia-a-dia das pessoas, em todos os níveis socieconômicos. Serão observados a integração com o grupo, a organização e a aprendizagem do assunto
.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2014
Três estrelasGood, thanks!
13/11/2012
Quatro estrelasBem interessante e bem divertida ^^
22/04/2011
Cinco estrelasa metodologia utilizada é o que alguns professores vem utlilizando, dentro dos meus relacionamentos,porém a utilização dos recursos audios visuais precisam serem mais utilizados por outros educadores para facilitar o processo ensino apendizagem.Quanto a avaliação a maneira mais adequada é o acompanhamento das atividades realizadas.
13/04/2011
Cinco estrelasGostei da sua aula Cristiane. Parabéns!!