Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo os pronomes em Inglês de forma lúdica através de músicas

 

12/04/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Dutra Gonzaga
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Valorizar a importância de dominar o uso da Língua Inglesa;

Ler, escrever e traduzir palavras retiradas da música;

Identificar pronomes: possessivo substantivo;  pronome adjetivo e interrogativo;

Produzir texto contextualizando a importância da Língua  Inglesa no cotidiano.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter  noções básicas de inglês, bem com um vocabulário propício para produção de frase e textos.

Estratégias e recursos da aula

http://www.colegioweb.com.br/ingles/possessive-pronouns.html   AULA 01:

Através de conversa informal,  sondar o conhecimento prévio do aluno em relação a pronomes: possessivo substantivo, possessivo adjetivo e interrogativo.  

Após  a sondagem realizar pesquisas  nos sites selecionados e promover discussão para melhor compreensão do assunto.

http://www.colegioweb.com.br/ingles/possessive-pronouns.html  http://www.ingvip.com/gramatica/pronposs.htm

 

Realizar pesquisas em grupo nos sites abaixo, buscando  conhecer diferentes letras e clipes de música em inglês, para identificar nas mesmas os pronomes : possessivo substantivo , possessivo  adjetivo e interrogativo. 

Justin  Bierber da música Baby ft Ludacris, disponível em:   http://www.youtube.com/watch?v=kffacxfA7G4.

Michael Jackson com a música Thriller, disponível em:   http://www.youtube.com/watch?v=3PoHPYNTfqk 

Ouvir a música I look to you – Whintney Houston. Em seguida os alunos irão classificar os pronomes encontrados na mesma. Disponível em: http://letras.terra.com.br/whitney-houston/1519018/traducao.html

 AULA 2

No laboratório,  retomar os  grupos para a construção de um dicionário em inglês, utilizando palavras retiradas das letras de músicas pesquisadas na aula anterior, disponíveis nos sites selecionados da aula 01. E em seguida  traduzí-las (editor de texto), tendo como referência  o dicionário online  disponivel em:

 

  

 Após a construção do dicionário, cada grupo socializará com a turma, depois irão elaborar frases utilizando as palavras do dicionário, empregando nas mesmas pronomes: interrogativo, possessivo adjetivos e possessivo substantivo. em seguida fazer a leitura das frases para os colegas , expondo-as em slides. 

 

AULA 03

Para motivar a aula selecionar alunos da sala que tenham habilidade de tocar violão, onde cada grupo irá escolher uma das músicas  já pesquisadas nas aulas anteriores,  ensaiá-las previamente e cantá-la  para os colegas.

 Para concluir, cada aluno produzirá um texto contextualizando a  necessidade do inglês no dia-a-dia das pessoas, em todos os níveis socioeconômicos, enfatizando o emprego dos pronomes estudados . O site abaixo servirá como  referência  para produção de textos e discussões com os alunos e professor.

http://charlenecerqueira1.blogspot.com/

 Confeccionar mural para exposição das produções.(dicionários,  produção textual), compartilhando com os trabalhos com os colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades, através de pesquisas, construção de dicionário, apresentação de música em inglês acompanhado de violão, produção de texto contextualizando a necessidade do ingês no dia-a-dia das pessoas, em todos os níveis socieconômicos. Serão observados a integração com o grupo, a organização e a aprendizagem do assunto

 

 

 

.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Verenice, Escola Estadual , São Paulo - disse:
    verenicefs@gmail.com

    02/11/2014

    Três estrelas

    Good, thanks!


  • Thaís de Cássia Sá Ferreira, CE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL , Maranhão - disse:
    thaissaffi@hotmail.com

    13/11/2012

    Quatro estrelas

    Bem interessante e bem divertida ^^


  • lucia maria borba ramos, iep , Paraíba - disse:
    luciambramos@yahoo.com.br

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    a metodologia utilizada é o que alguns professores vem utlilizando, dentro dos meus relacionamentos,porém a utilização dos recursos audios visuais precisam serem mais utilizados por outros educadores para facilitar o processo ensino apendizagem.Quanto a avaliação a maneira mais adequada é o acompanhamento das atividades realizadas.


  • Cleide Alves, C.E. Urbano Rocha , Maranhão - disse:
    cleidecastros2@hotmail.com

    13/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da sua aula Cristiane. Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.