05/05/2011
CONTEXTO ESCOLAR: HÁ POLUIÇÃO SONORA E VISUAL?
Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
No final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
É fundamental que os alunos tenham noções básicas de leitura, interpretação de texto, escrita e utilização do laptop (Kword e navegação na internet).
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]
Solicite que os alunos fechem os olhos e percebam os diferentes tipos de sons que podem escutar na sala de aula. Pedir que listem em um arquivo do do laptop, pelo menos, cinco sons que escutam constantemente na escola, utilizando o aplicativo Kword . Perguntar aos alunos se eles sabem o que é Poluição Sonora. Peça que deem exemplos, relatando em que espaços já identificaram esse tipo de poluição. Na escola há esse tipo de poluição? Onde a identificam? Pedir que os alunos listem no arquivo do Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord], os principais lugares da escola onde há poluição sonora, caso a identifiquem no ambiente escolar. |
Após a exploração inicial do tema, convide os alunos para assistirem aos seguintes vídeos, acessando os links:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZvTzSuoIzTk
Como fazer para diminuir o barulho
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Cz0yrhigTso&feature=related Para acessar a WxCam, você pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam |
Solicitar que os alunos andem pela escola e registrem mediante fotografias com o uso da Wxcam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia] do laptop o que consideram que polui visualmente o ambiente. Convide os alunos a caminharem pela escola observando todo o material ilustrativo que estiver afixado nos diferentes espaços físicos. Solicitar que os alunos registrem o maior número de informações possíveis referente ao que foi observado. Ao retornar à sala, todos os alunos terão a oportunidade de relatar o que puderam apreender de todas as informações que tiveram contato, como: cartazes informativos sobre campanhas diversas, convites, regras, avisos, placas de localização e demais materiais que usualmente são afixados nas escolas. |
Após essa etapa, disponibilizar o seguinte texto para que seja lido em duplas: Poluição visual- agressão constante para os olhos
Na sequência, explore com os alunos o conteúdo do texto e solicite que construam uma tabela no Kspread (planilha eletrônica) dividindo-a ao meio, sendo que de um lado deverão colocar informações e imagens fotografadas com a WxCam de forma organizada, sem comprometer a compreensão do significado das mesmas e, de outro lado, deverão colocar várias informações e imagens de forma desorganizada comprometendo a compreensão e interpretação das mesmas. O KSpread pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica
|
Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa com o corpo discente e docente da escola. A pesquisa terá como objetivo investigar junto a esse público a sua percepção sobre a poluição sonora e visual presente na escola. Para isso, sugere-se a confecção de um questionário que deverá ser respondido individualmente por todos os participantes. Sugere-se que o questionário contenha inicialmente algumas informações sobre a pesquisa com esclarecimentos quanto ao tema. É importante também colher informações sobre os dados dos participantes. Em seguida serão apresentadas quatro questões, sendo duas fechadas e duas abertas. Assim, propõe-se a seguinte formatação para o cabeçalho da pesquisa e, a seguir, as perguntas que poderão ser feitas: Modelo de Cabeçalho para a Entrevista: Sabe-se que a poluição sonora e visual no contexto escolar interfere consideravelmente na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos e professores. Entende-se que poluição sonora “é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos”.“Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços”. Preocupados com essa questão nós, alunos da ( ) série, resolvemos investigar se existe poluição sonora e visual em nossa escola. Para isso, contamos com a sua colaboração respondendo ao questionário abaixo. É importante ressaltar que nenhum participante será identificado e as informações obtidas por meio dessa investigação serão utilizadas para fins científicos apenas. Fonte das informações citadas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual Dados pessoais: Aluno ( ) Professor ( ) Sexo: M ( ) F ( ) Idade: Questões: 1) Você acha que em sua escola há poluição sonora? ( ) SIM ( ) NÃO Poderia dar exemplos, no caso da resposta ser afirmativa? 2) Você acha que em sua escola há poluição visual? ( ) SIM ( ) NÃO Poderia dar exemplos, no caso da resposta ser afirmativa? 3) O que você considera que é necessário fazer para combater a poluição sonora 4) O que você considera que é necessário fazer para combater a poluição visual Após a aplicação do questionário, reúna as informações obtidas por meio do mesmo, 1) Quantidade de pessoas que acreditam que existe poluição sonora na escola 2) Quantidade de pessoas que acreditam que existe poluição visual na escola 3) Principais ações para combater a poluição sonora na escola 4) Principais ações para combater a poluição visual na escola De posse das informações organizadas, agendar uma data para apresentar os dados a toda comunidade escolar, propondo a realização de um projeto de diminuição da poluição sonora e visual na escola. Esse projeto poderá envolver toda a comunidade escolar sendo interessante utilizar todos os recursos dessa aula para sensibilizá-los quanto à necessidade de resolver essa problemática no contexto escolar. |
Os seguintes recursos poderão enriquecer sua aula:
Atividade do Telefone Quebrado:
Confronte as informações dos alunos levando-os a refletir se é saudável que haja tanto barulho concomitante em um ambiente escolar. Convide-os a participar de uma brincadeira: Telefone quebrado. A brincadeira é semelhante ao clássico "telefone sem fio". Todos os alunos deverão se sentar em círculo, no chão, sendo que no centro da sala serão disponibilizados diferentes instrumentos musicais como, por exemplo: pandeiro, tambor, chocalho, dentre outros. Cada aluno deverá se dirigir ao centro e escolher um instrumento, retornando em seguida ao seu lugar. Após essa etapa, um aluno deverá pegar uma ficha com uma informação que estará dentro de uma caixa também no centro da roda. Essa informação deverá ser lida em silêncio e repassada em voz baixa no ouvido do colega da direita que dará prosseguimento a essa ação até que chegue novamente ao aluno que iniciou. No entanto, quando a informação estiver sendo passada, todo o grupo deverá tocar o seu instrumento e produzir um som.
Repita a atividade quantas vezes julgar necessário. Para isso, você deverá ter várias fichas com informações diferentes.
Depois de encerrar a brincadeira, reflita com os alunos sobre como se sentiram e o que acharam de participar da mesma. Questione: Foi difícil transmitir uma mensagem em meio a tanto barulho? Foi difícil compreender uma mensagem em meio a tanta poluição sonora? Quais os sentimentos despertados? Vocês já se sentiram assim em outras ocasiões? Quando e como foi? O que é possível ser feito para se evitar tal situação?
No link abaixo há um site com boas informações a respeito do assunto em estudo:
http://www.escolakids.com/poluicao-sonora.htm
Informações Complementares para o Professor:
http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/009e2.pdf- A Poluição Visual no meio ambiente como componentes transversalizantes para a ação educativa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual- Poluição Visual
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf?PHPSESSID=2010012108381666 - O excesso de ruído no ambiente escolar
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/05/10/ruido-demais-prejudica-aprendizagem.html - Ruído demais prejudica a aprendizagem
http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_arquivos/6/TDE-2004-09-17T134958Z-122/Publico/Dissertacaoalexandre.pdf - Poluição sonora em escolas do Distrito Federal
http://www1.sp.senac.br/hotsites/arquivos_materias/II_workshop/o_ruido_como_fator_de_interferencia_na_comunicacao_um_estudo_de_caso_em_instituicao_de_ensino.pdf - O ruído como fator de interferência na comunicação: um estudo de caso em instituição de ensino
http://www.sertaoinformado.com.br/conteudo.php?id=16368&sec=COLABORADORES&cat=Abdias%20Duque - A lei do silêncio
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor, como na realização das entrevistas
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram:
- identificar a poluição sonora e visual na escola (a primeira atividade, a coleta de imagens com a Wxcam e a entrevista permitem a avaliação desse critério);
- constatar os prejuízos causados por esse tipo de poluição (os vídeos e as discussões em aula permitem avaliar esse critério);
- propor ações coletivas para o combate da poluição sonora e visual na escola (a entrevista e participação nas discussões permite avaliar esse critério).
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/01/2013
Cinco estrelasIdéia excelente, oportuna ( já que consiedro a poluição sonora um grande problema no ambiente escolar) e incentivadora. Como educadores precisamos nos voltarmos para esse problema com seriedade, para podermos ver ações de caráter público nessa área.
01/08/2011
Cinco estrelasMuito boa a proposta da atividade
10/05/2011
Cinco estrelasParabéns aula muito criativa, gostei muito!!!!!!
05/05/2011
Quatro estrelasÓtima, ferramentas bem diversificadas, o que torna a aula bastante dinâmica. Parabéns