27/03/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
AULA 01:
Professor: Levar para sala de aula uma cesta ou caixa com vários tipos de textos (carta, receitas, bula de remédios, crônica, editorial, etc), fazer apresentação do tema. Em seguida já organizados em grupos os alunos, irão fazer as leituras dos textos disponibilizados para que possam analisar e chegar a um consenso sobre que tipo de texto se refere aquela leitura. Após isso socializar as opiniões de cada grupo sobre as leituras e analises e as conclusões que chegaram da leitura de cada texto, apresentando quais as características e a que tipo ou gênero pertence. Finalizando a discussão, os alunos irão para o laboratório de informática da escola onde farão a navegação, em grupo, no slide sobre "Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade" de Luís Antonio Marcuschi, disponível em: http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation.
Figura 1: imagem do slide sobre "Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade"
Disponível em: http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation.
Durante a apresentação abrir espaço para que o aluno possa apresentar seu ponto de vista sobre o assunto e instigar para falar sobre o que já sabe a respeito do tema,. Por exemplo: que o aluno consiga diferenciar textos narrativos, descritivos, injuntivos e argumentativos. O professor irá nortear a discussão retirando possíveis dúvidas sobre gênero textual e tipos de textos, mostrando que os mesmos fazem parte do nosso cotidiano tanto na linguagem escrita, quanto na oral.
Aula 2 -
Professor: No laboratório de informática dividir a turma em grupos de no máximo 6 alunos e distribuir a atividade que deve ser pesquisada da seguinte forma: Grupos 1 e 2 - Pesquisar sobre as características de uma crônica, observando a aula postada no site do portal do professor por Ana Paula Leite de Camargo, Isabel Pereira dos Santos, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317
Figura 2: imagem do slide crônica: parte 1(Categoria-Literatura)
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317
e ainda ouvir a crônica "Para viver um grande amor" de Vinicius de Moraes postada no site no seguinte link. http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/05_cronica
Figura 3: imagem do Display para ouvir a crônica
Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/05_cronica
Solicitar também que os alunos além de ouvir, façam também uma leitura da referida crônica no link http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp. Após isso, o grupo irá construir uma crônica coletiva a ser digitada utilizando o editor de texto Br Office.org Writer, que posteriormente será publicada no blog da turma para que as outras equipes possam ler e comentar.
Grupos 3 e 4: A atividade a ser pesquisada pelo grupo deve ser sobre textos epistolares (carta), observando suas características diponível em http://www.slideshare.net/guest4f8ac9b/gnero-textual-carta
Figura 4: imagem do slide Gênero Textual: carta
Disponível em: http://www.slideshare.net/guest4f8ac9b/gnero-textual-carta
Após isso, o grupo irá escrever uma carta que será digitada utilizando o editor de texto Br Office.org Writer, e posteriormente publicada no blog da turma para que as outras equipes possam ler e comentar
Grupo 5 e 6: Para escrever um editorial o grupo pesquisará sobre esse gênero textual. Após a pesquisa coletivamente deverão redigir um texto e digitá-lo no editor Br Office. org Writrer mostrando as características de um editorial fazendo as observações necessárias sobre os espaços em que são publicados e com que finalidade. Posteriormente será publicado no blog o editorial produzido pelo grupo, a fim de que todos possam fazer uma leitura e caso tenham alguma dúvida solicitar da equipe alguma informação a respeito do tema pesquisado. Para melhorar o entendimento do assunto o grupo poderá fazer algumas leituras nos jornais disponíveis nos seguintes links: http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html , e ainda http://www.jornalpequeno.com.br/2011/3/13/fora-da-lei-148727.htm.
Figura 5: imagem do Jornal O Progresso
Disponívem em http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html
Aula 3 – Agora já finalizando o trabalho dos grupos, os alunos no laboratótio de informática da escola, terão a responsabilidade de acessar o endereço http://www.google.com.br para criar um e-mail e em seguinda no endereço https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&continue=h construir um blog da turma para que todas as produções sejam publicadas, lidas e comentadas por todos. Os grupos ainda divulgarão o endereço para outros alunos, motivando-os a visitarem, lerem e comentarem os trabalhos postados.
Figura 6: imagem da página do Google
Disponível no endereço: http://www.google.com.br
Figura 7: Imagem da página do Google para criar o Blog
Disponível em https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&continue=h
Aula 4: Para concluir o trabalho levar os alunos para o laboratório de informática da escola, agora com o blog pronto, os grupos fazem as postagem dos trabalhos produzidos, interagem uns com os outros através da leitura, comentários e socialização das etapas de pesquisa. O professor solicita para que falem das difiuldades encontradas e quais as estratégias utilizadas para superação e ainda que façam uma auto avaliação a respeito das atividades desenvolvidas no projeto.
A avaliação será feita de acordo com a participação, envolvimento na discussão inicial, os questionamentos se estão de acordo com as discussões, apresentação dos trabalhos pesquisados, bem como através da leitura e produção de texto no decorrer do desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS:
CAMARGO, Ana Paula Leite de; SANTOS, Isabel Pereira dos. Crônica: parte 1 [Categorias Literárias]. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317> > Acesso em: 4 fev. 2011.
GÊNEROS TEXTUAIS E SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS. Pernambuco: gestarfazerepensar [2009]. 39 slides, color. Disponível em: <http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339> Acesso em: 7 fev. 2011.
MARCUSCHI,Luís Antônio.Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade - Estados Unidos. Disponível em: <www.slideshare.net/.../generos-textuais-presentation> Acesso em: 7 fev. 2011.
MORAES, Vinicius de. Para Viver Um Grande Amor. Disponível em: <http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp> Acesso em: 7 fev. 2011.
PRODUÇÃO OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Escrevendo o Futuro. Revista Na Ponta do Lápis, ano V- nº 11-agosto 2009. Ministério da Educação, Cenpec, Fundação Itaú Social.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2013
Cinco estrelasMaravilha, essa aula é tu de bom. Amei!
18/11/2012
Cinco estrelasColoquei em prática nas minhas aulas, fiz algumas adaptações incluindo textos em língua inglesa e o resultado foi maravilhoso.
08/08/2011
Quatro estrelasDesenvolver um trabalho com estes gêneros textuais propostos nesta atividade é desafiador e interessante e proporcinoar aos nossos alunos momentos de uma aprendizagem interativa é de fundamental importância para o crescimento intelectual e para uma formação boa cidadã.
20/04/2011
Cinco estrelasOi, Magnólia, achei interessante seu tema e a sua estratégia de como trabalhá-lo. Você foi muito feliz com esta escolha. Parabéns!
06/04/2011
Cinco estrelasMagnólia, parabéns pela sua aula maravilhosa. Gsotei muito.