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O luto: vítimas da dengue

 

27/03/2011

Autor e Coautor(es)
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Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

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ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O papel de todos no combate a dengue.

Quais são as formas de combater a dengue na atualidade.

Discutir com a comunidade sobre a responsabilidade que cada cidadão tem ao permitir que sua residência seja um foco de dengue, seja em relação aos seus familiares e aos vizinhos.

Analisar se os casos de morte por dengue poderiam ser evitados, neste caso, poderia ser  responsabilizado os infratores?

Pesquisar sobre os casos de vítimas da dengue, identificando se estão restritos a quais classes sociais.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre a dengue

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

 

Atividade 1

 

Apresente para os estudantes a seguinte charge:

charge dengue

FONTE: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2010/05/blog-do-tio-bruruno-mensagem-aos.html

DENGUE PNEUS

FONTE: http://3.bp.blogspot.com/_0a1x2SsC-3Q/TKxptFjBIxI/AAAAAAAABU8/Z28B5UK4IHk/s1600/charge.jpg

 

Vamos analisar as charges, em grupos de até 4 alunos, mas não esqueça de solicitar o registro das análises que será apresentado para a turma, logo a seguir:

Observando as charges, podemos discutir:

  • Qual o ambiente em que o mosquito da dengue aparece?
  • Ele é bem vindo?
  • Vamos lembrar as campanhas de dengue? Como elas acontecem em nossa comunidade?
  • Quais as classes sociais que são veiculadas nos meios de comunicação como as mais responsáveis pela disseminição do mosquito da dengue?
  • Por que sempre aparece a população pobre junto ao mosquito da dengue?
  • A falta de saneamento básico no Brasil e destino correto ao lixo é problema da população pobre, dos órgãos públicos, ou de quem?
  • Como o sistema capitalista interfere na estratificação social e na distribuição da riqueza, na qualidade de vida da população de um país?

 

Os grupos apresentarão suas primeiras impressões sobre o tema, onde além de discutirmos brevemente, vamos partir para a problematização.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Sociológica: Queal o  papel de todos os cidadãos no combate a dengue? Que responsabilidade o cidadão tem ao permitir que sua residência seja um foco de dengue, seja em relação aos seus familiares e aos vizinhos? Em casos de morte por dengue, poderia ser  responsabilizada a pessoa que possui dengue em sua propriedade, principalmente se já foi notificada? Podemos pesquisar sobre os casos de vítimas da dengue, identificando se estão restritos a quais classes sociais?

Científica: Quais são as formas de combater a dengue na atualidade?

Histórica: Como esta epidemia que estava quase extinta retornou? Se as pesquisas evoluíram, por que não conseguimos extinguir a epidemia com eficiência? O sistema capitalista interfere na extratificação social, na divisão dos bens culturais, de consumo, econômicos? Quais as consequências?

 

INSTRUMENTALIZAÇÃO

 

Atividade 2

 

Apresente para sua turma o texto do Programa Nacional de Controle da Dengue, disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23614 acessado em 28/02/2011.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue...

Acesse o link acima para a versão completa, onde demonstra:

Nos primeiros seis meses deste ano, 84.535 pessoas tiveram dengue, enquanto que, em 2003, as notificações chegaram a 299.764. Saiba qual é a situação atual da dengue no Brasil e o que tem sido feito para sua erradicação...

De posse dessas informações, vamos organizar uma pesquisa junto a comunidade, para diagnosticarmos os casos de dengue e de mortes pela dengue. Sugerimos que sejam entrevistados:

  • enfermeiros
  • médicos
  • agentes comunitários
  • profissionais da vigilância sanitária
  • presidente de associações de bairro
  • familiares das vítimas
  • advogados (para saber a questão legal no que se refere a responsabilidades)

Os grupos poderiam se dividir entre as sugestões dadas. Oriente cada grupo na formulação das questões, não esquecendo de verificar se o grupo questionou sobre as ações propostas pelas campanhas e o papel que cada cidadão vem desempenhando no cambate a esta epidemia.

 

Atividade 3

 

Para que os estudantes tenham condições de questionar os entrevistados e elaborarem a pesquisa, sugerimos que assistam os vídeos:

 

VÍDEO 1 - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)  - DENGUE,  veja mais também neste link: http://www.ioc.fiocruz.br/pages/informerede/corpo/hotsite/dengue/Aedes_video/Aedes_baixa.html

  • O vídeo demonstra como ocorre o acasalamento do mosquito da dengue, como ele está presente em nosso meio ambiente e não percebemos que colocou seus ovos em nossa casa. O interessante do vídeo são as imagens reais, podendo despertar um grande interesse dos estudantes.

 

VÍDEO 2 - Outro vídeo importante é este: um projeto  desenvolvido com estudantes do Ensino Médio no Tocantins

Dengue: um problema de todos: parte 1 [Com ciência] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18375

  • Descrição: Episódio do programa Com ciência, da TV Escola. Mostra como as escolas enfrentam o problema da dengue e transformam a doença em matéria de sala de aula. Traz o exemplo da escola de Porto Nacional, em Tocantins, que desenvolveu um projeto contra a dengue, incentivou e fortaleceu a comunidade no combate à doença
  • Observação: Duração: 16 min, 17 s. Entrevista com Expedito Luna, Rosileide Ribeiro Rodrigues e Kelsiene Coelho Cardoso
  • Autor: Brasil. Ministério da Educação (MEC)
  • Fonte do recurso: Universidade de Brasília (UnB)
  • Origem: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=21863

 

VÍDEO 3 - Lixo e entulho facilitam a disseminação do mosquito da dengue em Luziânia

 
Estes vídeos demonstram desde o processo de reprodução da dengue, as ações coletivas da comunidade, seus efeitos positivos, a importância de trabalhar cooperativamente para a erradicação da dengue ao luto das vítimas.
 
Professor! Faça uma discussão com os estudantes sobre este tema do vídeo e analisem a viabilidade de um projeto semelhante em sua escola.
 

Atividade 4

 
É chegado o momento de reunir todo o material coletado:
  • Relatórios das discussões iniciais sobre as charges.
  • Programa Nacional de Combate a Dengue
  • As entrevistas com pessoas da comunidade
  • Análise dos vídeos

De posse deste material, abriremos um amplo debate sobre o tema, voltando as questões propostas na problematização:

  • Qual o  papel de todos os cidadãos no combate a dengue?
  • Que responsabilidade o cidadão tem ao permitir que sua residência seja um foco de dengue, seja em relação aos seus familiares e aos vizinhos?
  • Em casos de morte por dengue, poderia ser  responsabilizada pessoa que possui dengue em sua propriedade, principalmente se já foi notificada?
  • Nos casos de vítimas da dengue, é possível identificar se estão restritos a que classe social?
  • Quais são as formas de combater a dengue na atualidade?
  • Como esta epidemia que estava quase extinta retornou?
  • Se as pesquisas evoluíram, por que não conseguimos extinguir a epidemia com eficiência?

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL

 

Vamos nos organizar para produzir  um webjornal (sugerimos o servidor http://pbworks.com/ ) com as discussões, posteriormente, poderá ser impressa para a comunidade.

 

Segundo Luciano Guaraldo:

Uma das principais características que diferencia o texto webjornalístico de outras formas de produção noticiosa é a hipermídia, uma técnica de escrita não-linear que alia os recursos do hipertexto e da multimídia. Enquanto a última se refere à utilização de diversos meios em conjunto, como áudio, vídeo, imagens e textos, o primeiro consiste em fragmentar o discurso em uma série de blocos de texto ligados entre si por links que permitem ao leitor construir o seu próprio caminho de leitura. [...] Outra característica destacável da internet é a possibilidade de interação, de feedback instantâneo e mesmo de remodelação da notícia pelo leitor. Conforme define João Canavilhas, "a internet oferece ao jornalista a possibilidade de falar COM o leitor, em lugar de falar PARA o leitor. E ao falar com o leitor, o jornalista está a dar-lhe a possibilidade de fazer parte da notícia, participando na sua construção através do correio eletrônico ou dos grupos de discussão" (2002, p. 4). [...] O jornalismo na internet também apresenta um importante diferencial, devido às possibilidades da rede: a liberdade de contextualização.

FONTE: Jornalismo Digital. Disponível em:  http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com/2007/04/como-fazer-jornalismo-na-web.html acessado em 0203/2011.

 

Uma outra sugestão é publicarmos as pesquisas e discussões em um blog, no estilo do jornal, como este do Planalto:

 

Com estas publicações poderemos socializar nossas pesquisas e discussões. Propor ações coletivas junto a comunidade local e nacional.

Recursos Complementares

PUBLICAÇÃO DO PORTAL DO PROFESSOR:

Argumentação pública: a construção de um manifesto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14278 acessado em 02/03/2011.

 

NOTÍCIAS:

Morador de Ribeirão Preto pode perder imóvel se focos de dengue persistirem .  Disponível em: http://www.combateadengue.com.br/?p=542 e http://www.combateadengue.com.br/?p=542#ixzz1FQXM4OXV acessado em 02/03/2011.

Nesta reportagem demosntra como o poder público pode responsabilizar os proprietários de imóveis pelos focos de dengue em sua residência, podendo chegar até a perca do imóvel.

Indenização de R$ 50 mil ao pai de vítima de dengue hemorrágica. Disponível em:http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2000234/indenizacao-de-r-50-mil-ao-pai-de-vitima-de-dengue-hemorragica acessado em 02/03/2011.

 

RECURSOS DO PORTAL DO PROFESSOR:

Desafios do saneamento: nova legislação incentiva universalização dos serviços [Câmara informa] : Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28838 acessado em 02/03/2011.

  • Estrutura curricular: Educação Básica: Ensino Médio |

  • Objetivo: Conhecer a legislação do saneamento básico no Brasil

  • Descrição: Apresenta vídeo produzido pela TV Câmara sobre o saneamento básico no Brasil e o que muda com o marco regulatório do saneamento criado com a legislação aprovada. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que 70% dos leitos hospitalares são ocupados por pessoas que contraíram doenças por meio da água. Cólera, hepatite, micoses, conjuntivites, febre tifóide e até câncer são algumas moléstias provocadas pela ingestão de água contaminada. E uma pesquisa do IBGE revela que metade da população brasileira não tem serviço de esgotamento sanitário. Por causa disso, o país ainda convive com doenças com a febre amarela e a dengue.

  • Observação: Duração: 7 min, 2 s. Todas as instruções necessárias para executar os recursos podem ser acessadas pelo link

  • Autor: TV Câmara

  • Fonte do recurso: Universidade de Brasília (UnB)

  • Origem: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=BAIXE-E-USE&selecao=BAIXEUSE&nome=baixeSaudeRep

Avaliação

Diante da proposta da aula, vamos analisar se os estudantes se apropriaram dos seguintes conceitos:

  • O papel de todos no combate a dengue.
  • As formas de combater a dengue na atualidade.
  • A responsabilidade que cada cidadão sobre sua propriedade.
  • Analise se os casos de morte por dengue podem ser evitados e a quem se atribui a responsabilidade.
  • A relação dos casos de vítimas da dengue com as classes sociais.

Acompanhar os efeitos das publicações dos trabalhos dos estudantes e de uma nova postura diante da epidemia de dengue no Brasil.

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