25/04/2011
KEILA BARRETO DE ARAÚJO, NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Conhecer os diferentes gêneros musicais.
Segundo Objetivo
Diferenciar o gênero da música erudita da música popular.
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem diversos gêneros e estilos musicais. As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Amarok [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
A aula está dividida em três momentos.
O professor deve iniciar a aula fazendo um levantamento prévio sobre o que as crianças conhecem da música popular e música erudita. Em seguida deverá solicitar uma pesquisa na biblioteca da escola acerca destes gêneros musicais. Para tanto deverá dividir a turma em pequenos grupos, determinando a pesquisa para cada grupo. Além da biblioteca os alunos devem fazer uma pesquisa em sites de procura (Google, Bing, Yahoo) pelos termos "Música Popular" e "Música Erudita", utilizando o software [Mozilla Firefox]. Dois sites interessantes para pesquisa e discussão são: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular_brasileira
Para enriquecer a pesquisa o professor poderá contribuir trazendo imagens de diferentes cantores, bem como alguns CD's para as crianças apreciarem. Ainda utilizando o navegador [Mozilla Firefox] os alunos poderão visualizar fotos de cantores, tanto de Música Popular quanto Mùsica Erudita. Alguns exemplos podem ser encontrados nos seguintes sites: |
Nesta segunda etapa da aula, o professor exibirá vídeos de cantores eruditos e de cantores de MPB, como também pode exibir DVD's. Sugestão de vídeo de música erudita Sugestões de vídeos de música popular brasileira Tom Jobim e João Gilberto: Desafinado Toquinho: AquarelaSugestão de música com os estilos MPB e a Música Clássica juntos: Toquinho e Orquestra Arte Viva Amilson Godoy João Carlos Martins: Hino Nacional Brasileiro
Após a exibição dos vídeos, o professor deve reunir os alunos em grupo solicitar que respondam os questionamentos abaixo. Para isso os alunos, com o auxílio do laptop, devem responder utilizando o software [KWord]:
|
Com os mesmos grupos formados na atividade anterior, o professor deve solicitar que construam uma tabela da seguinte forma (no software [KWord]):
Depois disso eles devem fazer uma pesquisa com outros professores, pais e alunos, a fim de descobrir no mínimo 3 cantores/compositores que possam preencher a tabela acima. O grupo deve pesquisar em CDs, DVDs e em sites como o YouTube, por canções dos cantores/compositores da tabela acima. Após a pesquisa, o grupo deve apresentar ao restante da turma as músicas que foram encontradas e explicar o porquê acham que elas representam corretamente a MPB ou a Música Erudita. As músicas devem ser mostradas com o software [Amarok]. |
Vídeo que mostra como tocar a música Aquarela (Toquinho) no violão: http://www.youtube.com/watch?v=-61iAHDWHaQ&feature=fvst
Vídeo com a música O Caderno (Toquinho): http://www.youtube.com/watch?v=y-ZaQkPnf4k&playnext=1&list=PL34F2359AEFC3B6D5
Os alunos devem ser avaliados de acordo com sua participação nas atividades propostas e com a verificação se os gêneros musicais apresentados ficaram bem distinguidos.
Os alunos ainda podem ser avaliados de acordo com as respostas que derem ao questionário proposto no segundo momento da aula e também com a correção com que preencheram a tabela do terceiro momento da aula.
Também podem ser avaliados a partir das respostas dadas nas atividades, mostrando se souberam identificar se as músicas selecionadas por eles condizem com o gênero musical apropriado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!