Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

 

25/04/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.);

Segundo Objetivo
Entender o calendário;

Terceiro Objetivo
Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto;

Quarto Objetivo
Identificar os meses e a quantidade de dias existentes em cada um deles;

Quinto Objetivo
Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo.

Duração das atividades
Aproximadamente 5h, são cinco momentos de 1h cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, de forma contextualizada, os numerais de zero a trinta e um. É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações problema, as quais terá necessidade de interpretá-las.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem o que é um calendário e conceitos relacionados a ele. As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Relógio                [ À direita na barra inferior (tray bar) ]

Mozilla Firefox    Iniciar > Aplicativos > Internet ]

KWord                 Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritorio]

A aula está dividida em cinco momentos.

Atividade

Primeiro Momento


A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradualmente pelo aluno, mas você pode proporcionar experiências nas quais os alunos vivenciem o uso social da medida de tempo. Uma sugestão é fixar na sala de aula o calendário do mês, para acompanhar com os alunos o transcorrer do tempo. Se preferir você poderá utilizar um calendário que tenha todos os meses do ano. Estabeleça uma rotina, todos os dias, inicie a aula dialogando com a turma: qual dia do mês é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês?

Novos questionamentos no decorrer da semana podem ser realizados:       

* Qual dia do mês foi ontem? Em qual dia da semana estamos? 

* Amanhã, qual dia será?       

* Quantos dias faltam para terminar este mês?       

* Qual é o último dia da semana deste mês?       

* Amanhã já estaremos em outro mês, qual é o nome dele?       

* Quantos dias faltam para....? Refira a algum evento esperado pela turma.

É relevante, ainda, marcar no calendário datas importantes para o grupo: trabalho de campo, aniversariantes do mês, dentre outras.

Após executar este primeiro trabalho com os alunos, o professor deve solicitar que abram seus laptops e que cliquem uma vez na hora que é mostrada na tray bar. Desta forma eles visualizarão o calendário disponível em seus laptops e o professor deverá estimular que respondam aos questionamentos feitos anteriormente com o auxílio do Calendário. Com as setas simples para direita e esquerda podem avançar mensalmente, já com as setas duplas, os avanços ocorrem anualmente. Notar que embaixo, à direita, aparece o número da semana em relação ao ano e também, à esquerda, a data atual no formato "ANO-MES-DIA".

O professor deve aproveitar esta atividade para sondar os alunos sobre o que eles conhecem sobre unidade de medida de tempo e calendário. Alguns questionamentos podem ser realizados:

  * Como fazemos para descobrirmos que dia é hoje?       

  * O que é calendário?       

  * Quem já viu um calendário?       

  * Para que serve um calendário?       

  * Como é organizado um calendário?       

  * Quais são os dias da semana? E os meses do ano?       

  * Vamos conhecer alguns modelos de calendários?

Este instante deve ser aproveitado para exibir aos alunos diferentes modelos de calendários:

  * Os que apresentam cada dia do ano em uma página:

Calendario 3

  * Os que indicam um mês em cada página, dividido em semanas e dias da semana:

Calendario 1
     

  * Os que apresentam, em uma só página, todos os meses do ano, com seus dias e semanas. (A familiarização dos alunos com diferentes tipos de calendários enriquece seu conhecimento e  permite que estabeleçam relações de semelhança e diferença entre suas formas de registros da passagem do tempo).

Calendario 2

O professor deve pedir aos alunos que observem os diferentes calendários e comentem sobre suas semelhanças e diferenças. Também deve solicitar aos alunos que abram a página do Google, por meio do software [Mozilla Firefox] e procurem por calendários semelhantes. Isto pode ser realizado inserindo o termo de pesquisa "tipos de calendários" e clicando no link "Imagens".

 

Atividade

Segundo Momento

Reúna os alunos em grupos de, no máximo, três e solicite que eles respondam as adivinhações abaixo, que você registrará na lousa:

1- O que é, o que é? Há quem o mate por querer, sem lhe tirar nunca a vida. Pobre é todo o que o perder, e tem mais que uma medida. Tempo.   

2- Qual é a coisa, qual é ela, que não tem pés nem patas e passa e corre, sem parar. Uns dizem que voa, mas não tem asas e outros dizem ser dinheiro, sem jamais o terem visto. Tempo.

3- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram à feira e dois não. Os dias da semana.   

4- O que é, o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem? O hoje.   

5- Qual é o dia que nunca chega? Amanhã.   

6- Qual é o mês mais curto que existe? Maio, só tem quatro letras.   

7- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco têm sobrenome e dois não. Os dias da semana.   

8- O que é, o que é? Que perdido uma vez, nunca mais se acha? O Tempo.

Após algum tempo (cerca de 20 minutos), sorteie uma adivinhação e peça para que determinado grupo informe qual a resposta encontrada. Faça isto de modo que todos os grupos participem, adivinhando e discutindo sobre as respostas dadas pelos demais grupos.

Após a atividade solicite ao grupo que abra seu laptop, e escreva uma redação dentro do software [KWord], respondendo ao seguinte questionamento:

O que é um calendário e para o que ele serve?

 

Atividade

Terceiro Momento

O professor deve ler o poema abaixo com atenção.    

Calendário  (de Celina Ferreira)


Em janeiro, boas festas!

Fevereiro é carnaval!

Em março virão as aulas,

depois abril, tudo igual.

Chega maio, mês das mães,

junho, mês dos balõezinhos.

Mas julho traz nossas férias

agosto é o mês do paizinho!

Vem setembro. É primavera.

Virá outubro é afinal

novembro passa depressa,

chega dezembro. É Natal.

 

Depois, os alunos poderão trabalhar em um calendário próprio. No site a seguir, os alunos poderão imprimir seus próprios calendários, com espaço para registrar os aniversários dos colegas e colocar suas próprias anotações. Se houver disponibilidade de imprimir os calendários na escola, peça aos alunos para imprimirem o calendário do mês corrente, e para registrarem as datas de aniversário dos colegas que festejam seu aniversário neste mês.

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/

Abaixo, um exemplo de modelo de calendário disponível no site para impressão e recorte:

Calendário

Verificar se naquele mês há alguma data importante que deve ser registrada (Natal, Primavera, dia das mães, etc).

Caso não seja possível trabalhar com os calendários impressos por dificuldade de impressão, peça aos alunos para construírem seus calendários em uma tabela no [Kword], inserindo no editor de texto uma tabela de 7 linhas por 7 colunas. O modelo da imagem acima pode ser utilizado como base. Da mesma forma que na atividade proposta para os calendários impressos, peça aos alunos que registrem os aniversários dos colegas para o mês corrente, bem como datas importantes (Natal, primavera, dia das mães, etc). Solicite ainda que os alunos decorem seus calendários encontrando alguma imagem na internet representativa de algum dia importante daquele mês. As imagens podem ser colocadas no documento antes do calendário ou depois dele. A inserção das imagens também pode ser feita nas próprias células da tabela - mas esta é uma operação mais complicada que pode dificultar a atividade desnecessariamente.

 

Atividade

Quarto Momento

O professor deve fazer um levantamento sobre o que os alunos já conseguiram aprender sobre calendário.

Em seguida pergunte se eles sabem o que significa quinzena, bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto. Ouça as hipóteses deles e logo após informe e/ou complemente o significado de cada palavra.

Ao final do diálogo registre na lousa o texto abaixo, que contempla os dados levantados. Peça aos alunos que copiem no caderno, ou que utilizem o software [KWord] em seus laptops.

 

Calendário

Em nossos diálogos sobre calendário foi possível aprender que nele estão marcados os dias da semana, os dias dos meses e os meses do ano.

Observando o calendário de nossa sala de aula vimos que:

* Um ano tem doze meses;       

* Os meses estão divididos em semanas;      

* Cada semana tem sete dias;       

* A semana começa no domingo e termina no sábado;       

* Os dias da semana são: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado;       

* Os meses do ano têm 30 ou 31 dias. Fevereiro é um mês diferente, ele tem 28 ou 29 dias.       

* Quando fevereiro tem 29 dias é um ano bissexto. (Explique aos alunos que o ano tem 365 dias e seis horas. Em 4 anos, haverá uma diferença de aproximadamente 1 dia. É por isso que o ano bissexto ocorre de 4 em 4 anos).

Também descobrimos que uma quinzena tem quinze dias, o bimestre tem dois meses, o trimestre tem três meses e o semestre tem seis meses.

Para sabermos se o mês tem 31 dias ou menos, basta lembrarmos da seguinte quadrinha popular:

Trinta dias tem novembro,

Abril, junho e setembro;

Fevereiro vinte e oito ou vinte e nove tem,

Todos os outros têm trinta e um.

 

Agora, consultando os versinhos, peça aos alunos que escrevam os nomes dos meses do ano, de acordo com a quantidade de dias, conforme a tabela a seguir. A tabela pode ser construída no software [KWord].

Meses com mais de trinta dias

Meses exatamente de trinta dias

Meses com menos de trinta dias

 

 

 

Para saber se um dia tem 30 ou 31 dias, a regra abaixo (utilizando a mão) também pode ser usada:

   

Esta imagem pode ser encontrada aqui. A figura acima pode se explicada da seguinte forma:

"Feche as mãos e fale os nomes dos meses, começando pelo ossinho do dedo indicador. Conte os ossinhos e os espaços entre eles. Na contagem, quando o mês cair num ossinho, ele tem 31 dias. Se o mês cair nos espaços entre os ossinhos, não tem 31 dias. É importante lembrar que fevereiro cai no espaço entre os ossinhos, mas não tem 30 dias."

 

Atividade

Quinto Momento

O professor deve registrar as atividades abaixo na lousa e pedir aos alunos que copiem e em seguida resolvam cada uma delas.  


APRENDENDO MAIS SOBRE CALENDÁRIO

1. Leia, pense e responda as questões abaixo:

a - Em que mês nós estamos?

b - Quantos dias tem este mês?

c - Que dia do mês é hoje?

d -  Qual será o de amanhã?

e -  Em qual dia da semana começou este mês?

f - Quantos dias faltam para terminar o mês?      

g - Quantos sábados tem este mês?       

h - Qual é dia que corresponde ao primeiro domingo do mês?

2. Observe a figura abaixo:

Esta imagem pode ser encontrada aqui.

Agora responda: Quais os meses possíveis do aniversário de Laura? ________________________________________

3. Observe a figura abaixo:

Esta imagem pode ser encontrada aqui.

Responda: Quais os meses possíveis do aniversário de Felipe? _________________________________________

4. Responda as questões abaixo:

Observe as informações que Laura e Felipe deram sobre o possível mês do aniversário deles. Há algum mês que podemos garantir que nenhum, dos dois faz aniversário? Se afirmativo, que mês é esse? ________________.

E você, em que mês faz aniversário? _____________ Descubra o mês de aniversário de alguns colegas e escreva abaixo o nome do aniversariante e o mês em que ele nasceu.  

 

Mais Vídeos

Os vídeos abaixo podem ser exibidos e comentados com os alunos, são exemplos de calendários:
 

http://www.youtube.com/watch?v=3cZUtzQT8eA

http://www.youtube.com/watch?v=KbAUTbmu4HQ

http://www.youtube.com/watch?v=PGPL0WBNRY4

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem. Durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, assim é possível identificar como o aluno está pensando e obter pistas do que ele não está compreendendo.

Dessa forma, observe se os alunos são capazes de reconhecer o significado das palavras bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; identificar os dias da semana;  usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo e resolver situações problema envolvendo a temática proposta.

Utilizando as atividades propostas, também pode ser avaliado se os alunos conseguem comentar as semelhanças e diferenças dos calendários; se o conteúdo da redação escrita está de acordo com a pergunta feita (no segundo momento) e também verificar se há uma associação coerente entre o calendário desenhado e os eventos existentes no poema lido (no terceiro momento); além de verificar se as respostas dadas aos questionamentos feitos nos quarto e quinto momentos estão adequadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.